Brasileirão Série A

Brasileirão fecha a 34ª rodada com Chapecoense e Santos atacando na Arena Condá

Foto: Ricardo Nogueira/Getty Images

Confronto será às 20h (de Brasília) desta segunda-feira (13), com as duas equipes precisando dos três pontos   

Com nove jogos disputados entre o sábado e o domingo, a 34ª rodada do Brasileirão chega ao fim nesta segunda-feira (13) com a realização, às 20h (de Brasília), do confronto entre Chapecoense e Santos. A partida será disputada na Arena Condá, casa do Verdão de Santa Catarina que não pensa em outra coisa a não ser conquistar uma vitória que não alcança há quatro rodadas. A situação do Santos é parecida: o time que deu sinais de brigar pelo título com o Corinthians, mas ficou para trás ao empatar seus dois últimos jogos.

 

Os eternos Meninos da Vila

Em termos de capacidade das divisões de base, o Santos parece ser a fonte mais inesgotável de talentos a existir no Brasil. Não há quem questione o trabalho que é feito há muitas décadas na Vila Belmiro e na Baixada Santista. Que no Santos tenham nascido simplesmente o “Atleta do Século”, caso de Pelé, como do jogador mais caro da história do futebol, como passou a ser Neymar, é um sintoma mais que claro que os “Meninos da Vila”, como são chamados os jogadores revelados pelo Santos, continuam sendo uma grife de respeito no futebol mundial.

Os garotos que agora tentam a sorte entre os profissionais são garotos mesmo: têm apenas 16 anos e atendem pelos nomes de Yuri Alberto e Rodrygo. O caso de ambos é típico do Santos, e não costuma ser visto em outras equipes. Rodrygo já fez a sua estreia contra o Atlético-MG e chegou a ser relacionado também para a partida contra o Vasco. Já Yuri Alberto terá seu primeiro contato com os profissionais.

Ambos brilharam na equipe Sub-17 do Peixe e são considerados uma das melhores duplas surgidas no clube desde a geração de Diego e Robinho. A grande capacidade de Yuri Alberto é o seu oportunismo, tendo feito mais de 80 gols nas categorias de base. E Rodrygo se caracteriza pela habilidade e rapidez. Que ambos tenham um técnico jovem como o ex-volante Elano é um ponto positivo. O diálogo entre eles é fluído e o novo treinador preza com o diálogo com os dois – Elano, afinal, esteve em campo tanto com Robinho e Diego como com outra jovem dupla que deu muito o que falar vestindo branco e preto, caso de Neymar e Paulo Henrique Ganso.

O Santos venceu a Chapecoense no primeiro turno como mandante: foi 1×0 em 20 de julho, gol de Vecchio. O time ocupa agora a quarta colocação, com 56 pontos, podendo saltar para a vice-liderança em caso de vitória.

 

Chape tenta escapar de vez da Série B

O Verdão está em 14º, com 41 pontos, cinco a mais que o Vitória, hoje o primeiro clube a cair para a Série B. Como restam mais quatro rodadas depois da que termina hoje, a equipe comandada pelo técnico Gilson Kleina entra em campo com a missão de compensar os pontos escorregados pelo caminho nas últimas rodadas.

A situação da Chape na briga contra o rebaixamento é tranquila, e a distância para os que vêm atrás poderia ser ainda maior caso a equipe conseguisse vencer as partidas que recentemente terminaram em empate: foi este o desfecho contra São Paulo, Sport e Atlético-PR.

A Chape calcula que precisa de mais quatro ou cinco pontos para definitivamente afastar o risco de ser rebaixada. E a equipe contará com um importante reforço em busca dos três pontos nesta segunda (13). O zagueiro Douglas cumpriu suspensão e volta à equipe, ocupando o lugar de Luiz Otávio. Outro ponto favorável da Chape é a grande fase do lateral-esquerdo Reinaldo, considerado pela comissão técnica da equipe catarinense como um dos grandes nomes da posição neste Brasileirão.

 

Palpite

Uma partida com ambas as equipes no ataque pode favorecer o Santos, que tem jogadores de melhor técnica e que ainda buscam um lugar ao sol entre os profissionais. O fato de enfrentar um visitante que se caracteriza pelo jogo limpo e pela torcida educada pode ser um facilitador para os Meninos da Vila que devem se sentir mais soltos do que nas partidas atuando em casa. Imaginamos um 2×1 para o Santos – e que a base alvinegra siga assim, sempre jorrando um ótimo futebol.

 

Jogos da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2017

Sábado, 11 de novembro

  • Botafogo 0x1 Atlético-PR
  • Corinthians 1×0 Avaí

Domingo, 12 de novembro

  • Vasco 1×1 São Paulo
  • Palmeiras 2×0 Flamengo
  • Grêmio 1×1 Vitória
  • Atlético-GO 2×0 Sport
  • Bahia 2×2 Atlético-MG
  • Coritiba 1×1 Ponte Preta
  • Cruzeiro 3×1 Fluminense

Segunda-feira, 13 de novembro

  • 20:00 – Chapecoense x Santos – Palpite: Santos