Remo

Botafogo é pentacampeão carioca de remo

Botafogo pentacampeão de remo
Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo

Nas raias da Lagoa Rodrigo de Freiras, o Botafogo é imbatível desde 2013.

No domingo de tempo agradável e de temperatura amena, cerca de 200 atletas competiram em suas embarcações na quinta e última regata do Campeonato Estadual de Remo. Como já era esperado, o Glorioso venceu seis das catorze provas, terminou à regata na ponta, e confirmou seu título.

 

Como foi a temporada 2017?

Flamengo e Vasco da Gama investiram em novos barcos. A flotilha vascaína chegou ao Rio de Janeiro no final do ano passado, enquanto que a rubro-negro só foi entregue em meados deste ano. O Urubu inovou ao contratar o técnico francês Stéphane Durand. Seu objetivo é formar novos talentos. Por isso, em reformulação, muitos atletas seniores foram dispensados da Gávea. Em compensação, o clube conquistou as duas primeiras Regatas do Futuro deste ano. Fernanda Nunes se tornou a sensação flamenguista, obtendo grandes resultados no estrangeiro e entrando para o ranking internacional.

Nada disso foi capaz de parar o ímpeto da Estrela Solitária, que defendia o tetracampeonato. Os alvinegros até perderam a primeira regata do Estadual para o Flamengo. Isso se justifica porque os remadores haviam dado tudo de si no Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos, vencido pelo Glorioso. Depois da má estreia, os botafoguenses venceram a segunda, terceira, quarta e quinta regatas e deixaram Vasco da Gama e Flamengo sofrendo com as marolas.

O técnico Alexandre Xoxô comemorou muito o pentacampeonato e as performances individuais de Lucas Verthein, Evaldo, Ailson, Isabella Ibeas e, principalmente, de Uncas Tales Batista, campeão mundial sub-23 do single skiff peso leve. Um feito histórico para o remo brasileiro. “Nunca vi um grupo tão unido, tão dedicado, quanto este”, declarou o treinador emocionado.

Ontem, o Botafogo somou 155 pontos, contra 139 do Flamengo e 122 do Vasco da Gama.

O próximo desafio é o Campeonato Brasileiro, que acontece na raia olímpica nos dias 21 e 22 deste mês.

 

Outros Estaduais

Além do Rio de Janeiro, o Rio Grande do Norte é outro estado que já conhece seu campeão de 2017. Trata-se do Sport Club de Natal.

O fã de futebol deve ficar de olho nos demais certames, pois muitas agremiações que competem no remo são famosas por causa do futebol. São os casos de Corinthians (SP), Náutico (PE), Paysandu (PA), Remo (PA), Sport (PE), Tuna Luso (PA) e Vitória (BA).

Também deve-se ficar de olho nos fortes Estaduais de Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

Histórico

Apesar do pentacampeonato consecutivo, o Botafogo tem apenas nove títulos de campeão de remo do Rio de Janeiro. É bem menos que o número de glórias dos arquirrivais Flamengo (47) e Vasco da Gama (46).

Os demais laureados são Boqueirão do Passeio, Gragoatá e Santa Luzia, com quatro taças cada, Guanabara, com 3, Internacional de Regatas e São Cristóvão, com uma cada.

Classificação

  1. Botafogo, 746 – Pentacampeão.
  2. Vasco da Gama, 600
  3. Flamengo – 590
  4. Rema Campos – 34
  5. Rio de Janeiro – 26
  6. Guanabara – 14
  7. Piraquê – 12
  8. Escola Naval – 11