NBA

Boston Celtics vence Cleveland Cavaliers e equilibra a final do Leste na NBA

Foto: Jamie Sabau/Getty Images

Decisão do Oeste pode terminar hoje com um 4-0 dos Warriors sobre os Spurs

O Boston Celtics ganhou um jogo que parecia impossível e acabou com a invencibilidade do Cleveland Cavaliers no playoff da NBA. Na noite deste domingo, em plena Cleveland, os Celtics chegaram ao 111×108 e reduziram a vantagem dos Cavs na decisão da Conferência Leste para 2-1.

Para provar que o basquete é considerado o esporte mais emocionante do mundo não à toa, a partida teve todo o drama e emoção que pareciam acumulados para este histórico Jogo 3.

  

Um esperto de verdade

O Boston não contou com sua estrela, o armador Isaiah Thomas. Com uma lesão no quadril, ele foi vetado pelos médicos e não vai jogar mais neste playoff. Seu lugar foi ocupado por Marcus Smart. Em português, “Smart” significa “inteligente, esperto”, e o armador ontem fez jus ao sobrenome. Ele não deixou o nível do time cair e conduziu os Celtics a uma inesquecível virada.

Inesquecível porque os Cavs seguiram amassando o adversário como nas primeiras partidas. Neste domingo, os dois primeiros quartos terminaram 35×24 e 31×26 para o time da casa, que fazia a sua torcida rir alto com a perspectiva de um novo massacre – vale lembrar que o Jogo 2 terminou 130×86 (!) para os Cavs.

O grande destaque de Cleveland vinha sendo Kevin Love, com cinco acertos de três pontos. LeBron neste domingo teve uma atuação mais discreta – e ela foi essencial para o que esteve por vir.

Voltando do intervalo com um placar de 66×50 pró-Cavs, o Boston encontrou forças então para achar sua recuperação. Foi quando Smart adotou uma postura mais ofensiva e contou com boas atuações também do pivô Al Horford e do ala-armador Avery Bradley. O trio cortou a diferença em 11 pontos e as duas equipes entraram separadas por só quatro no último período.

E que período, senhoras e senhores.

Smart jogou como Isaiah Thomas e seguiu levando problemas para a defesa do Cleveland. A partida teve mudanças na liderança até o ato final: a apenas 4 segundos do fim, o placar estava 108×108, quando Avery Bradley disparou um arremesso de três de muito longe. A bola chorou, subiu, bateu no aro e caiu, com o cronômetro praticamente zerado.

A dramática vitória dos Celtics certamente fará diferença no andamento da série. Se a decisão estivesse 3-0 para o Cleveland, o Boston precisaria recuperar uma desvantagem que jamais foi revertida em toda a história da NBA. Ninguém, nunca, saiu do 0-3 para um 4-3 na decisão de Conferência.

Agora está 2-1 – e só com vitórias na casa do adversário. Temos uma série, e não um massacre!

Resta saber se vai acontecer o mesmo no outro lado da NBA, no Oeste, com o 3-0 do Golden State Warriors caminhando para um 4-0 na noite desta segunda-feira contra o San Antonio Spurs. O Jogo 4 começa às 22h e não tem mesmo nenhum indício de que vai ser diferente das três primeiras partidas.

Cavs-Celtics também apresentavam o mesmo desfecho, e agora tudo está razoavelmente aberto. Convém prestar atenção. Kawhi Leonard segue com o tornozelo machucado e está praticamente descartado. Os Spurs também não vão poder contar com o armador Tony Parker, fora dos playoffs desde a série contra o Houston Rockets. O Golden State está completo e é o favorito disparado ao 4-0.

  

CONFIRA COMO ESTÁ A DECISÃO DA CONFERÊNCIA LESTE DA NBA:

Cleveland Cavaliers 1-2 Boston Celtics

  • 17/5 – Jogo 1 – Boston Celtics 104×117 Cleveland Cavaliers
  • 19/5 – Jogo 2 – Boston Celtics 86×130 Cleveland Cavaliers
  • 21/5 – ONTEM – Jogo 3 – Cleveland Cavaliers 108×111 Boston Celtics
  • 23/5 – TERÇA – 21h30 – Jogo 4 –  Cleveland Cavaliers x Boston Celtics
  • 25/5 – QUINTA – 21h30 – Jogo 5 –  Boston Celtics x Cleveland Cavaliers
  • 27/5 – SÁBADO – 21h30 – Jogo 6* – Cleveland Cavaliers x Boston Celtics
  • 29/5 – SEGUNDA – 21h30 – Jogo 7* –  Boston Celtics x Cleveland Cavaliers

  

A FINAL DO OESTE ESTÁ ASSIM:

Golden State Warriors 3-0 San Antonio Spurs

  • 14/5 – Jogo 1 – Golden State Warriors 113×111 San Antonio Spurs
  • 16/5 – Jogo 2 – Golden State Warriors 136×100 San Antonio Spurs
  • 20/5 – Jogo 3 – San Antonio Spurs 108×120 Golden State Warriors
  • 22/5 – HOJE – 22h – Jogo 4 – San Antonio Spurs x Golden State Warriors
  • 24/5 – QUARTA – 22h – Jogo 5 * – Golden State Warriors x San Antonio Spurs
  • 26/5 – SEXTA – 22h – Jogo 6 * – San Antonio Spurs x Golden State Warriors
  • 28/5 – DOMINGO – 22h – Jogo 7 * – Golden State Warriors x San Antonio Spurs

* Se necessários