Copinha

Bomba na Copinha! Paulista está fora da final por “gato” no Sub-20

Foto: Facebook Paulista/Reprodução

“Caso Brendon” tirou o Paulista da final da Copinha. Batatais será adversário do Corinthians

Fraudar a documentação para colocar macaco velho dentro de campeonato Sub-20 não é novidade e acontece no mundo todo. Um jogador de 22 anos é mais forte, alto e resistente, sem contar que já teve mais tempo para treinar no futebol. É tão vantajoso jogar contra os garotos do sub-20 — alguns são até sub-17 —, que muitos atletas não pensam duas vezes. Foi o que aconteceu com o jogador que estava registrado no Paulista FC com o nome Brendon Matheus Lima dos Santos.

Brendon Matheus é, na verdade, Heltton Matheus Cardoso Rodrigues. Ele não nasceu em 1997, como consta na documentação que usou para entrar no Sub-20 do Paulista. Sua verdadeira data de nascimento é 24 de março de 1994. Ou seja, ele tem 22 anos e não poderia se inscrever no campeonato.

O mais engraçado — ou interessante, ou revoltante, chame como quiser — é a origem dos documentos falsos de Heltton Matheus. O verdadeiro Brendon está preso no Rio de Janeiro, por roubo e tráfico de drogas. Agora, o falso Brendon corre o risco de seguir o mesmo caminho: falsidade ideológica é crime.

Não à toa, o rapaz sumiu na braquiara. A última vez em que foi visto foi no domingo, ocasião em que defendeu o Galo da Japi, ajudou a equipe a golear o Batatais e a conquistar a vaga na final. Não apareceu para a reapresentação da equipe na segunda-feira. E nada indica que vá aparecer tão cedo.

A presidência do clube se pronunciou por meio de um comunicado oficial em sua página no Faceboook. Eles se dizem perplexos e declararam inocência: “somos vítimas dessa situação e de nenhum modo partícipes desta suposta fraude”. Declaram, ainda, que o “gato” disputou o Campeonato Paulista Sub-20 no ano passado, quando estava no Nacional EC, o que só mostra que o buraco é mais embaixo.

Bom, não adiantou se defender. O clube é responsável pela documentação de seus atletas, então o Paulista não escapou da punição. Está fora da Copinha 2016, e pode ficar impedido de participar da competição nos próximos cinco anos. A penalidade é prevista pelo regulamento, e dependerá do resultado das investigações.

Com a saída do Paulista, a final será entre Corinthians e Batatais. Mantém-se a data: 25 de janeiro, às 10h00, no Pacaembu.