Futebol

Bayern de Munique e Borussia Dortmund fazem o “duelo de favoritos” nas oitavas de final da Copa da Alemanha

Foto: ESPN Brasil/reprodução

Quis o destino – e o sorteio – que Bayern de Munique e Borussia Dortmund, dois fortes candidatos ao título da Copa da Alemanha 2017/18 se encontrassem já nas oitavas de final, nesta quarta-feira, dia 20 a partir das 17:45 no Allianz Arena para definir – em jogo único – quem segue adiante na competição.

 

Como chega o Bayern de Munique

Líder do campeonato alemão, com um caminhão de pontos à frente do segundo colocado (Schalke 04), o Bayern chega para a terceira rodada da Copa da Alemanha (oitavas de final) depois de um susto diante do Leipizig na rodada anterior onde empatou em 1 a 1 no tempo normal, não conseguiu superar o rival na prorrogação e precisou da decisão por pênaltis para seguir na competição. Uma batalha inesperada para o time que goleou o modesto Chemizer por 5 a 0 na primeira rodada e que vem sobrando na liderança do alemão – são 11 pontos de distância para o vice-líder.

Com a vitória por 1 a 0 diante do Stuttgart, fora de casa, o time bávaro encerrou o primeiro turno da Bundesliga e a enorme vantagem atual lhe permite se concentrar da disputa da Copa. Na temporada anterior – onde “defendia” o título – o Borussia Dortmund, jogando em Munique, frustrou os planos dos donos da casa tirando-lhes a possibilidade de serem bi-campeões.

O jogo de amanhã é a oportunidade perfeita para “dar o troco”. Para isso o técnico Jupp Heinckes lançará mão do grande elenco que tem a seu dispôr para manter o padrão tático da equipe sem perder sua força. Sven Ulreich (12 jogos nesta temporada no alemão) e que vem substituindo Manuel Neuer (contundido) há bastante tempo, deve seguir no gol, mas, pela tradição que há na Europa de se utilizar os goleios reservas nas partidas de copas, não será surpresa se Tom Starke for para o jogo – pouco provável, mas não impossível.

De certo mesmo seguem as ausências de Thiago Alcântara e Arjen Robben – entregues ao departamento médico. No mais, o Bayern vai “inteiro” pro jogo – e com desejo de revanche.

 

Como chega o Borussia Dortmund

Depois de um bom início de trabalho – quando viu o Dortmund liderar o Campeonato Alemão com 5 pontos de vantagem sobre o Bayern –, o técnico holandês Peter Bosz deu uma de Vanderlei Luxemburgo e arrumou problemas de relacionamento com alguns nomes importantes dentro do elenco.

O time, claro, despencou no Alemão e foi eliminado da Champions League ainda na fase de grupos e agora disputará a Liga Europa – uma espécie de Copa Sul-Americana com times europeus – na segunda metade da temporada. Querendo fugir da “maldição do Flamengo” que muito gastou e pouco conquistou, o Dortmund deportou Bosz de volta para a Holanda e trouxe o técnico Peter Stoger para seu lugar.

Stoger assumiu a difícil missão de “curar” o vestiário do Dortmund e recolocar o time no caminho das vitórias e dos títulos – mas tirar os 13 pontos que o separam do Bayern no Alemão é, no mínimo, pouco provável. Assim como aconteceu com o Flamengo no Brasil, ao Borussia sobram a Copa da Alemanha e a Liga Europa.

A caminho de seu terceiro jogo à frente do Dortmund – e o último compromisso antes da paralisação em função do rigoroso inverno alemão –, Stoger tem um número considerável de atletas entregues ao departamento médico: os defensores Lukasz Pizczek e Erik Durm; e os meias Gonzalo Castro,  Mario Gotze, Jacob-Brunn Larsen, Maximilian Philipp e Sebastian Rode. Tantos desfalques podem, sim, afetar o desempenho do atual campeão da Copa da Alemanhã no Allianz Arena amanhã.

 

Histórico dos times

Os dois times vêm se encontrando com frequência nas copas. Na temporada passada, pela Copa da Alemanha (2016/2017), o Dortmund eliminou os bávaros ao marcar 3 a 2 em Munique. O troco veio na temporada atual, na disputa da Supercopa da Alemanha, no estádio do rival, onde o Bayern ficou com o troféu na decisão por pênaltis após empate por 2 a 2 no tempo regulamentar.

Também nesta temporada (2017/2018), pelo Campeonato Alemão, o Bayern derrotou, no primeiro turno, o Dortmund por 3 a 1, no Signal Iduna Park.

 

Palpite

As duas vitórias seguidas do Dortmund sob o comando de Stoger – derrotou, fora de casa, o Mainz, por 2 a 0, em sua estreia e em casa, bateu de virada, o Hoffenhein por 2 a 1 – deram uma “melhorada” no ambiente e na moral do time. Mas, embora a equipe jogue com muito mais disposição do que nos tempos de Peter Bosz, o futebol continua sendo pouco empolgante. Isso faz do Bayern o melhor candidato à vitória – e ao troco.

 

Oitavas de final da Copa da Alemanha

terça-feira 19/12/17

  • 15:30 – Mainz 05 x Stuttgart – palpite: Stuttgart
  • 15:30 – Paderborn x FC Ingolstadt – palpite: Paderborn
  • 17:45 – Schalke 04 x Colônia – palpite: Schalke 04
  • 17:45 – Nuremberg x Wolfsburg – palpite: Wolfsburg

quarta-feira 20/12/17

  • 15:30 – Borussia Mönchengladbach x Bayern Leverkusen – palpite: Mönchelgladbach
  • 15:30 – Werder Bremen x Freiburg – palpite: Freiburg
  • 17:45 – Heidenheim x Eintracht Frankfurt – palpite: Eintracht
  • 17:45 – Bayern de Munique x Borussia Dortmund – palpite: Bayern