La Liga

Barcelona e Real Madrid sem margem para erros no Espanhol; veja os prognósticos

Foto: AP Photo/Manu Fernandez

Rodada de meio de semana é daquelas em que pontos não podem ser perdidos pelos gigantes, que se preparam para a maratona decisiva da temporada

Barcelona, na quarta-feira, e Real Madrid, na quinta, têm jogos em que supostamente não terão problemas pela 30a rodada do Campeonato Espanhol. O Real lidera a competição com dois pontos a mais e um jogo a menos, e esta é daquelas rodadas em que os grandes não podem falhar.

A rodada começa na terça-feira, com Athletic Bilbao x Espanyol, um equilibrado confronto entre times que sonham com postos europeus e caçam um Villarreal que vive má fase e vai a Sevilha enfrentar o Bétis. Também na terça, o Atlético de Madri tem tudo para chegar à quinta vitória consecutiva contra uma Real Sociedad que ainda mantém a quinta posição, mas está em franca decadência.

 

BARCELONA X SEVILLA

O primeiro jogo da quarta-feira é logo o mais interessante, e não há momento melhor na temporada para o Barça receber o Sevilla. Os dois times já estiveram muito próximos na tabela e um mês atrás esse jogo seria tratado como perigosíssimo para o time da casa.

Mas, enquanto um subiu em março, o outro despencou. O Barcelona teve um mês quase perfeito, com três vitórias em quatro jogos na Liga (agora são oito vitórias nas últimas nove partidas) e a “remontada” histórica contra o PSG na Champions. Neymar foi o melhor jogador do mundo no último mês e chegou, no domingo, à marca de 100 gols com a camisa do Barça. Vive sua melhor fase na carreira.

Já o Sevilla perdeu o diretor esportivo, Monchi, o grande responsável por ter montado elencos competitivos e pelos títulos conquistados nos últimos 15 anos, colocando o clube no mapa europeu. Vê o técnico Sampaoli envolvido em muitos rumores sobre uma possível troca pela seleção argentina. E, em campo, o time coleciona cinco jogos sem vitórias e a eliminação para o Leicester na Champions.

É o pior momento do Sevilla na temporada. Alguns falam em falta de gás, outros em falta de foco, enquanto Sampaoli diz que o que falta é mesmo é pontaria. De fato, no 0 a 0 contra o fraco Sporting Gijón, em casa, no fim de semana, o Sevilla perdeu muitas oportunidades. E nada de Ganso ter minutos.

O histórico não ajuda. O Sevilla perdeu nas últimas sete visitas ao Camp Nou, a última vitória foi sete anos atrás, pela Copa do Rei.

Prognóstico: Barcelona 3 x 1 Sevilla

 

LEGANÉS X REAL MADRID

Um dia histórico para o Leganés, caçula da primeira divisão e que recebe o super poderoso Real Madrid pela primeira vez na história da Liga. Leganés é uma cidade que fica na grande Madri, e o clube só recebeu o vizinho gigante em amistosos ou jogos da Copa do Rei.

O Leganés, apesar de ser o primeiro time fora da zona de rebaixamento, vive seu melhor momento, só perdeu um dos últimos seis jogos e vendeu caro a derrota para o Barcelona no Camp Nou, um mês e meio atrás. É o segundo pior mandante da Liga, mas o 12o melhor visitante. Joga de forma mais confortável fora porque gosta de se fechar, se defender e tentar achar alguma oportunidade na transição rápida. É exatamente assim que atuará contra o líder.

Após alguns tropeços, o Real se reencontrou e ganhou quatro seguidas. O duelo contra o Leganés é o último supostamente fácil antes de uma sequência insana: dérbi contra o Atlético de Madri no sábado, dois jogos contra o Bayern de Munique pela Liga dos Campeões e superclássico contra o Barcelona, este no dia 23.

Devido à maratona, Zidane deve colocar um time misto em campo, poupando titulares como Sergio Ramos, Marcelo e Casemiro.

Será que o bom momento do Leganés, somado ao fator casa e a um Real Madrid com jogadores sendo poupados são razões suficientes para apostar na zebra.

Prognóstico: a resposta é não. Leganés 0 x 2 Real Madrid