Brasileirão Série A

Bahia encara o Santos pelo sonho de jogar a Libertadores

Bahia Brasileirão Série A
Foto: Marcelo Malaquias / EC Bahia

Duelo está marcado para às 21h00 desta quinta-feira, na Fonte Nova

Com objetivos distintos, ambos precisam dos três pontos para continuar sonhando com a Libertadores. À sua maneira, os nordestinos querem porque querem terminar no G-7. Já os paulistas parecem ter assegurado um dos sete primeiros lugares, mas desejam terminar entre os quatro para receber um prêmio maior em dinheiro da CBF e para começar a campanha continental diretamente da fase de grupos. Confira abaixo o prognóstico do que promete ser uma partida franca.

 

Histórico

Este será o confronto de número sessenta entre Bahia e Santos. Até hoje, os paulistas venceram 29, contra 17 dos baianos e 13 empates.

Neste Brasileirão, o Santos sapecou 3 a 0 no Tricolor, no Pacaembu.

 

Para qual torneio sul-americano o Tricolor vai?

Ao atingir os 46 pontos, a possibilidade de rebaixamento do Bahia se resumiu a uma probabilidade ínfima, descartável. Os quatro compromissos derradeiros do Super-Homem na primeira divisão definem se o Tricolor joga a Taça Libertadores ou a Copa Sul-Americana. A tendência é que o destino seja a menos importante, a não ser que o time engate uma nova arrancada, além de outros resultados ajudarem.

Sem Lucas Fonseca e Edson contundidos, Paulo Cézar Carpegiani tem o restante do grupo à disposição. Todos os atletas estão muito focados no sonho da classificação à Libertadores, apesar dele parecer quase impossível.

Em outra frente, o presidente Marcelo Sant’Ana declarou que não tem interesse em vender o goleiro Jean para o São Paulo. Segundo o dirigente, a espinha dorsal da equipe deve ser mantida para 2018. “A única que coisa que quero vender é mais do programa sócio torcedor”, disse.

 

Alerta ligado na Vila Belmiro

O Santos perdeu três dos últimos quatro embates, não tem mais chances do título e viu sua diferença para o quinto colocado diminuir. Sorte que neste momento, é o Cruzeiro atrás dele. A Raposa já tem vaga na etapa de grupos da Libertadores por causa da conquista da Copa do Brasil. Mesmo assim, até o Botafogo, sexto na tábua de classificação, vem se aproximando.

Para encarar os baianos, David Braz, recuperado de lesão, e Bruno Henrique, que cumpriu suspensão, se encontram à disposição de Elano. A baixa é Caju, que sente dores musculares e não viajou para Salvador. Aliás, o lateral-esquerdo está próximo de trocar o Alvinegro Praiano pelo APOEL, do Chipre.

Em outras duas frentes, Zeca entrou na justiça contra o Peixe e não veste mais a camisa santista. Já Romário, lateral-esquerdo do Ceará, foi contratado e se apresenta ao seu novo empregador em janeiro.

 

As possíveis escalações

Bahia: Jean; Eduardo, Tiago, Thiago Martins e Juninho Capixaba; Juninho, Renê Júnior, Zé Rafael, Allione e Mendoza; Edigar Junio. Técnico: Paulo Cézar Carpegiani.

Santos: Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Victor Ferraz; Renato, Alison e Lucas Lima; Bruno Henrique, Arthur Gomes e Ricardo Oliveira. Técnico: Elano.

 

Serviço

Com preços variando entre R$ 20,00 e R$ 140,00, os bilhetes para o espetáculo desta quinta-feira começaram a ser comercializados no domingo à noite.

 

Palpite

Bahia e Santos alteraram bons e maus momentos ao longo do ano.  Diria que a temporada foi boa, principalmente para o Tricolor que conquistou o Nordestão. O Peixe não conquistou nenhuma taça, mas teve muita estabilidade em todos os certames dos quais participou. Acredito que neste momento há um equilíbrio de forças entre estas duas agremiações e nada melhor do que ver isso traduzido no placar final de 2 a 2.

 

35ª rodada do Brasileirão

Quarta-feira, 15 de novembro

  • 17h00: Ponte Preta x Atlético-PR – palpite: empate.
  • 19h30: Cruzeiro x Avaí – palpite: Cruzeiro.
  • 19h30: Grêmio x São Paulo – palpite: Grêmio.
  • 21h45: Vasco da Gama x Atlético-MG – palpite: Vasco da Gama.
  • 21h45: Corinthians x Fluminense – palpite: Corinthians.

Quinta-feira, 16 de novembro

  • 20h00: Botafogo x Atlético-GO – palpite: Botafogo.
  • 20h00: Palmeiras x Sport – palpite: Palmeiras.
  • 20h00: Chapecoense x Vitória – palpite: empate.
  • 21h00: Coritiba x Flamengo – palpite: Coritiba.
  • 21h00: Bahia x Santos – palpite: empate.

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2017

  1. Corinthians, 68 – Campeão + Taça Libertadores (fase de grupos).
  2. Grêmio, 58 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  3. Palmeiras, 57 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  4. Santos, 56 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  5. Cruzeiro, 54 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  6. Botafogo, 51 – Taça Libertadores (fase preliminar).
  7. Flamengo, 50 – Taça Libertadores (fase preliminar).
  8. Vasco da Gama, 49 – Copa Sul-Americana.
  9. Bahia, 46 – Copa Sul-Americana.
  10. Atlético-MG, 46 – Copa Sul-Americana.
  11. São Paulo, 45 – Copa Sul-Americana.
  12. Atlético-PR, 45 – Copa Sul-Americana.
  13. Chapecoense, 44 – Copa Sul-Americana.
  14. Fluminense, 43
  15. Coritiba, 40
  16. Vitória, 39
  17. Sport, 36 – Série B.
  18. Ponte Preta, 36 – Série B.
  19. Avaí, 35 – Série B.
  20. Atlético-GO, 30 – Série B.