Brasileirão Série A

Atração do fim do Brasileirão, Atlético-MG depende do Cruzeiro para alcançar a Libertadores

Atlético-MG Brasileirão Série A
Foto: Bruno Cantini / Atlético

Galo joga nesta 36ª rodada contra o Coritiba, em casa, enquanto o Cruzeiro visita o Vitória em Salvador   

Secar o adversário é bom, mas torcer por ele é péssimo. Será esta a situação do Atlético-MG nessas três últimas rodadas do Brasileirão. O galo mineiro decepcionou sua massa e ocupa uma preocupante 11ª colocação no campeonato que está a três rodadas do encerramento. O Cruzeiro vai só na boa. Campeão da Copa do Brasil e já assegurado de maneira direta na Libertadores da América do ano que vem, a Raposa tem ainda o privilégio de decidir o destino do rival na próxima temporada.

 

Três rodadas, três pontos de desvantagem

O Atlético-MG soma 47 pontos depois de 35 rodadas. O clube que se classificaria para a Libertadores 2018 com a campanha mais magra até o momento é o Flamengo, com 50. A distância de pontos entre o Fla e o Galo nem é das mais preocupantes. Os problemas passam pela falta de tempo – pois restam só três jogos – e pela qualidade dos adversários que o Atlético-MG tem pela frente.

O primeiro rival, pelo menos em termos de classificação, é o mais brando dos três. O Atlético-MG vai jogar em casa, no Horto da Floresta, às 19h (de Brasília) de domingo contra o Coritiba, hoje o 14º no campeonato.

Já os dois adversários seguintes serão duríssimos: nada menos que os dois primeiros do Brasileirão, o Corinthians (fora) e o Grêmio (em casa).

Fazer a sua parte e conquistar todos os nove pontos possíveis já vai ser um desafio e tanto para o Atlético-MG. A equipe jamais ganhou três partidas seguidas nesta competição. A sequência mais positiva não passou de dois triunfos consecutivos.

Além de ganhar suas partidas, o Galo vai precisar contar com aquela forcinha do Cruzeiro.

A Raposa do técnico Mano Menezes vai encarar, nas próximas duas rodadas, dois adversários diretos do Atlético-MG na briga por uma vaga na Libertadores. E ambos estão ali, na “trincheira”: simplesmente o Vasco (oitavo) e o Botafogo (sexto). O duelo cruzeirense contra o Vasco vai ser em Belo Horizonte. Contra o Botafogo, no Rio.

Assim como o Galo, o oponente do Cruzeiro nesta rodada é mais tranquilo que os demais: a equipe vai até o Barradão enfrentar o Vitória, o 16º na tabela, seriamente ameaçado pelo rebaixamento.  A partida começa às 17h (de Brasília) de domingo (19).

 

Thiago Neves e Robinho estão fora

Neste eterno quebra-cabeça que é montar uma equipe em uma competição tão longa e desgastante como o Brasileirão, a dificuldade de momento do Cruzeiro será com o desfalque do armador Thiago Neves e do meio-campista Robinho. Ambos levaram o terceiro amarelo contra o Avaí, no meio da semana, e precisam cumprir suspensão automática neste domingo.

O substituto de Thiago Neves já está definido. Vai ser o uruguaio Arrascaeta, que voltou ao clube depois dos amistosos que realizou com a seleção de seu país. A vaga de Robinho ainda está exigindo um pouco mais de raciocínio do treinador. Por enquanto, a opção preferida de Mano Menezes é escalar Lucas Silva, que formaria um trio de volantes com Henrique e Lucas Romero. Uma outra possibilidade seria compor a equipe com Alisson, que sequer foi relacionado no 1×1 com o Avaí.

 

Palpites

Os times mineiros são grandes favoritos para ganhar as partidas deste fim de semana. O Galo joga pressionado e deve sufocar o Coritiba no Horto. Uma vitória convincente, por 2×0 ou 3×1, é bastante provável para uma equipe que realmente precisa ganhar se não quiser lidar com o mau humor da sua exigente torcida.

A situação do Cruzeiro é muito mais calma – e a calma, na maioria absoluta das vezes, permite que as coisas saiam melhor. O abismo técnico entre o Cruzeiro e o Vitória é bastante perceptível. Um 1×0 ou 2×1 para a Raposa, explorando o desespero de um adversário à beira da Série B, é também outro desfecho bastante realista neste domingo em Salvador.

 

Jogos da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2017

Domingo, 19 de novembro

  • 17:00 – Atlético-GO x Chapecoense – Palpite: Chape
  • 17:00 – Flamengo x Corinthians – Palpite: Empate
  • 17:00 – São Paulo x Botafogo – Palpite: São Paulo
  • 17:00 – Sport x Bahia – Palpite: Sport
  • 17:00 – Vitória x Cruzeiro – Palpite: Cruzeiro
  • 19:00 – Atlético-MG x Coritiba – Palpite: Atlético-MG
  • 19:00 – Atlético-PR x Vasco – Palpite: Empate
  • 19:00 – Santos x Grêmio – Palpite: Santos

Segunda-feira, 20 de novembro

  • 17:00 – Fluminense x Ponte Preta – Palpite: Fluminense
  • 20:00 – Avaí x Palmeiras – Palpite: Palmeiras