Copa do Brasil

Atlético-PR precisa de vitória simples para despachar o Santa Cruz na Copa do Brasil: veja prognóstico

Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

Pernambucanos correm por fora, mas podem avançar em caso de empate com gols.

Poucas semanas depois de sofrer para passar de fase na Copa Libertadores, o Atlético-PR tem mais um jogo dramático pela frente. Desta vez o compromisso é contra o Santa Cruz, nesta quarta-feira, às 19h30, na Arena da Baixada, pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Para avançar, o time da casa precisa de apenas uma vitória, enquanto os pernambucanos se classificam com um empate com gols.

Atuando em casa, o rubro-negro é o grande favorito para a partida, mas precisará melhorar seu ataque. O clube vive uma seca de gols, tendo passado em branco em cinco das últimas oito partidas que fez. Na ida, por exemplo, teve a chance de sair com a vitória, mas desperdiçou uma cobrança de pênalti. A má fase é tanta que no jogo de domingo, contra o Flamengo, a torcida provocou, levando uma seta indicando onde ficava o gol adversário. Coincidência ou não, mas a estratégia deu certo e o time enfim marcou, empatando em 1 a 1 com os cariocas.

Ainda assim, os resultados são bem ruins, com quatro derrotas, três empates e apenas um triunfo em oito apresentações, além de ocupar a penúltima posição no Brasileirão. A pressão só não é maior porque esta vitória veio exatamente valendo a classificação para a Libertadores. Agora, vem mais uma chance do espírito copeiro aparecer, até para não deixar o clima ainda mais turbulento em uma semana que o rubro-negro faz o clássico contra o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro.

Já o que pesa favorável ao Santa Cruz é que os pernambucanos atuaram pela terceira rodada da Série-B do Brasileiro na terça-feira (23/05), tendo uma semana livre para descansar e se preparar para mais uma batalha. Porém, a equipe ainda é bem mais limitada que o adversário e a diretoria ainda se movimenta para buscar reforços para conseguir manter o tricolor na Segundona.

 

Má fase em casa preocupa

Se no ano passado jogar na Arena da Baixada era sinônimo de vitória, nesta temporada a situação é bem diferente. O Atlético não vence em casa há quatro partidas, desde a vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo, pela Libertadores, no dia 26 de abril. O pior de tudo é que neste período sofreu nove gols e marcou apenas um.

Do outro lado, a trajetória do Santa Cruz é animadora. Das últimas sete exibições fora, foram cinco triunfos e apenas duas derrotas. Nesta conta está inclusive um resultado positivo no Sul, contra o Criciúma, pela Série-B.

 

Times entram em campo iguais ao final de semana

Nos treinos desta semana, o técnico Vinícius Eutrópio preparou a equipe que deve atuar na Arena da Baixada e não fez mudanças em relação ao time que foi derrotado por 1 a 0 para o CRB, na última terça, pela terceira rodada da Série B. Com isso, o time ficou Julio Cesar, Nininho, Anderson Salles, Bruno Silva e Tiago Costa; Elicarlos, David, Éverton Santos, William Barbio e André Luís; Halef Pitbull. Recém-contratados, Léo Lima e Bruno Paulo treinaram, mas não serão relacionados. Também ficam de fora Léo Costa e Julio Sheik, que estão em recuperação de lesão.

Apesar de não confirmar quem entra em campo, o técnico Eduardo Baptista já indicou que vai manter a base que enfrentou o flamengo, no domingo. Sendo assim, a escalação deve contar com Weverton, Jonathan, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Matheus Rosseto, Nikão e Pablo; Lucho González e Grafite. Lesionados, Felipe Gedoz e Carlos Alberto seguem de fora. Guilherme e Ederson, que atuaram por outras equipes na competição, também não poderão ser relacionados.

 

Paranaenses em vantagem no histórico

Se depender do retrospecto, o Atlético-PR pode comemorar a sua vaga. O clube venceu seis dos 12 encontros contra o Santa Cruz – sendo 11 pelo Campeonato Brasileiro, empatou quatro e perdeu apenas duas vezes. De todas as partidas, em apenas duas ocasiões os times voltaram para casa zerados.

Se considerar apenas os duelos no Paraná, o histórico é ainda mais favorável ao rubro-negro, com quatro triunfos, um empate e apenas um revés. Inclusive, o mandante ganhou os últimos três duelos na Arena da Baixada.

 

Datas e horários das Oitavas de finais da Copa do Brasil

  • 31/05 – 19:30 – Atlético-PR x Santa Cruz
  • 31/05 – 19:30 – Fluminense x Grêmio
  • 31/05 – 21:45 – Atlético-MG x Paraná
  • 31/05 – 21:45 – Internacional x Palmeiras
  • 31/05 – 21:45 – Sport x Botafogo
  • 01/06 – 21:30 – Chapecoense x Cruzeiro