NFL

Atlanta Falcons joga para manter vivo sonho de retornar ao Super Bowl

Foto: AP Photo/Danny Karnik

Derrotado na última edição da NFL, a franquia ainda corre risco de uma eliminação precoce

A temporada regular está chegando ao final e nesta segunda-feira já acontece a última partida da 15ª rodada da NFL. Depois disso restarão apenas mais duas semanas até começarem os playoffs, o que significa que para algumas equipes cada jogo é uma verdadeira decisão. É o caso do Atlanta Falcons, por exemplo, que chegou no Super Bowl, na temporada passada, mas agora precisa de uma vitória para não ter que fazer contas nas próximas rodadas. Para sua sorte, terá pela frente o Tampa Bay Buccaneers, que está em ritmo de férias, sem grandes objetivos nesta reta final. O duelo acontece no Estádio Raymond James, às 23h30.

 

Falcons melhoram, mas ainda não respiram

Depois de um período turbulento, o Atlanta Falcons emplacou quatro vitórias em cinco jogos e entrou na zona de classificação para os playoffs como uma das melhores campanhas dos que não liderem suas divisões. No entanto, boa parte dos seus rivais também conseguiram vencer e aparecem colados na tabela. Com isso, os Falcons entrarão em campo precisando ter atenção, pois uma bobeada por ser fatal.

Acontece que diante de um adversário limitado, o Atlanta tem tudo para ganhar mais uma, principalmente porque sua defesa é levemente confiável, tendo sofrido mais de 20 pontos somente em quatro ocasiões na temporada.

Além disso, ainda conta com Julio Jones na frente. O jogador é o quarto com mais jardas recebidas, com 1161 até aqui. Ele inclusive foi fundamental no último duelo contra os Buccaneers, quando anotou dois touchdowns. Outro que conseguiu este feito naquela partida foi Tevin Coleman, que apesar de não ter o mesmo nível, pode ajudar a decidir novamente.

 

Buccaneers começam a avaliar 2018

Chegar na 15ª semana com apenas quatro vitórias em 13 jogos é bem decepcionante para uma franquia que sonhava ao menos em conquistar um lugar nos playoffs. Tudo bem que o fato de Jameis Winston não estar 100% atrapalhou o projeto, porém a campanha ainda assim é pífia.

Aliás, o fato do quarterback atuar abaixo das suas condições ideais provocou rusgas com o técnico Dirk Koetter. Isso inclusive certamente fará com que os managers do Tampa Bay Buccaneers comecem a avaliar quem fica para a próxima temporada, para depois analisar como melhorar o ataque, que foi bem previsível ao longo do ano. Prova disso é que é o quinto pior da Conferência Americana, com 20,3 pontos por jogo.

Esse baixo aproveitamento fez com que a equipe parasse na tabela, pois a defesa não soube segurar o Green Bay Packers, o Detroit Lions e o próprio Atlanta Falcons, sofrendo mais de 20 em todos e consequentemente saindo derrotado de campo.

Diante destes números e conflitos, não dá para esperar muito dos Buccaneers nesta segunda-feira. A franquia deve entrar em campo apenas para cumprir tabela, sendo carregada por um ou outro jogador que já esteja pensando em mostrar serviço para ter um lugar em 2018.

 

Histórico do confronto

O equilíbrio neste duelo é impressionante. Nos últimos dez encontros, foram cinco vitórias para cada lado e sempre com pontuações altas. Neste período, somente em três ocasiões o total das duas equipes foi inferior a 50 pontos.

Na temporada, as duas franquias se enfrentaram em 26 de novembro, com o Atlanta Falcons levando a melhor por 34 a 20, jogando em casa. Curiosamente, o time também venceu no último duelo em Tampa, pela edição do ano passado, com o placar de 43 a 28.

 

Situação na tabela

A esperança do Tampa Bay Buccaneers foi embora junto com as três derrotas seguidas. Na NFC Sul, a franquia sequer tem condições de sair da última posição. Já na Conferência nacional, com muito esforço chegaria a 10ª posição, mas que não serve de muita coisa. Do outro lado, o Atlanta Falcons está firme na disputa, porém não pode mais bobear. Um revés nas próximas três partidas pode significar a eliminação. No entanto, uma reta final perfeita vale até mesmo a liderança da divisão, dede que Carolina Panthers e New Orleans Saints tropecem nos dois jogos restantes.

 

Palpite

Diante de um adversário em queda e sem objetivos, o Atlanta Falcons tem tudo para buscar mais uma vitória, mesmo atuando fora de casa. É bem provável que o triunfo inclusive ocorra por uma boa margem.

 

Jogo da rodada 15 da temporada 2017/2018 da NFL

Segunda-feira, 18 de dezembro

  • 23:30 – Tampa Bay Buccaneers x Atlanta Falcons. Palpite: Atlanta Falcons vence por mais de 10 pontos.