Ligue 1

Ataque x defesa: com artilharia liderada por Neymar, exército do PSG tenta furar fronte do Saint-Étienne na 4ª rodada do Francês

Foto: AP Photo/Kamil Zihnioglu

Donos do melhor ataque da competição com 11 gols, parisienses tentam passar pelos Verts, que ainda não sofreram gols na temporada

Se você é fã de batalhas não pode perder o jogão que abre a quarta rodada da Ligue 1! O esquadrão do PSG liderado por Neymar recebe nesta sexta-feira (25 de agosto) o Saint-Étienne, às 15h45, no Parque des Princes, em Paris. O confronto marca o duelo entre o melhor ataque – 11 gols – do Campeonato Francês, que tem o camisa 10 da Seleção Brasileira como principal soldado, diante da única defesa intacta do torneio, que ainda não foi vazada.

 

Duelo de 100%

E não está em jogo apenas o embate entre o ataque mais poderoso do campeonato contra a defesa mais confiável da França. PSG e Saint-Étienne brigam lado a lado pela liderança da competição. As duas equipes estão invictas no torneio, com 100% de aproveitamento e nove pontos conquistados até o momento. Além delas, apenas o Monaco, que tem uma dura partida contra o Olympique de Marsellie, alcançou todos os pontos possíveis. Mas será que os Verts vão conseguir parar Neymar, Cavani, Di María, Dani Alves e companhia ou a trupe brasileira vai fazer mais uma vítima?

 

Neymar em estado de graça

Que Neymar iria fazer sucesso na França nem o torcedor mais pessimista do PSG duvidou. Mas a forma com que a “Era Neymar” vem ocorrendo em Paris tem sido avassaladora. Dois jogos e três gols. Na última partida, por exemplo, só não fez “chover”. O camisa 10 participou de todos os seis gols na “sacolada” por 6×2 sobre o Toulouse e distribuiu todo o seu arsenal de habilidades. Seja com carretilha ou fazendo dois gols, ele também sofreu pênalti, deu assistência e foi o homem do jogo.

E isso mostra a cada dia que os 220 milhões de euros pagos pelo PSG foram bem “pagos”. Do jeito que o garoto tem jogado, esse valor pode até ficar barato, não acha?

 

Visitante faminto por título

Maior campeão da França com 10 títulos, o Saint-Étienne vive um longo jejum na Ligue 1. Desde a temporada 1979/1980 que os Verts não sabem o que é levantar a taça no Nacional. Neste meio tempo, os alviverdes viram algumas eras se instaurarem no país, como o Olympique de Marsellie, no fim dos anos 80, Lyon, nos anos 2000, e recentemente o PSG.

Competir com os “endinheirados” PSG e Monaco não é tarefa fácil, mas o clube dirigido pelo espanhol Óscar García parece ter encontrado uma fórmula para, ao menos, se manter entre os ponteiros. Organizado defensivamente, o Saint-Étienne conta com dois brasileiros para tentar parar o exército parisiense. O primeiro é Gabriel Silva, ex-Palmeiras, que estava na Udinese, e o volante Hernani, conhecido por suas atuações no Atlético Paranaense e que recentemente jogou pelo Zenit. Com eles, os alviverdes esperam, ao menos, sair com um empate de Paris, o que a esta altura já será no lucro.

 

Palpite

O Saint-Étienne pode até oferecer um jogo duro no início, mas será que conseguirá manter sua defesa intacta por 90 minutos? Sinceramente, não acredito e, provavelmente, você também não. Digamos que Neymar não esteja em uma noite inspirada. Bom, ao seu lado há Cavani, Di María, Pastore e Draxler. O exército parisiense é forte e grande – vamos aguardar!

 

Monaco x Olympique de Marseille

Outro duelo envolvendo duas equipes do topo da tabela é Monaco x Olympique de Marseille. Ao lado de PSG e Saint-Étienne, o time do Principado também possui 100% de aproveitamento. O Marseille até está invicto, mas tropeçou na rodada passada em casa – 1×1 – diante do modesto Angers e ocupa o quinto lugar com sete pontos.

Possivelmente sem a joia Mbappé, que tenta forçar saída para o rival PSG, o Monaco parece estar se virando bem sem sua principal estrela. O colombiano Falcao García é o responsável pelos gols monegascos, mas até quando isso vai durar?

Do outro lado, o Marseille, que nos últimos dias viu seu nome envolvido numa possível negociação com o atacante Diego Costa, do Chelsea, vai para partida sem um de seus principais jogadores. O meio-campista Ocampos foi expulso nos últimos minutos do confronto com o Angers e não estará no Louis II. Caberá ao camaronês N’Jie liderar a trupe de Marselha.

 

Jogos da 4ª rodada da Ligue 1 2017

Sexta-feira, 25 de agosto

  • 15:45 – PSG x Saint-Étienne – Palpite: PSG

Sábado, 26 de agosto

  • 12:15 – Nantes x Lyon – Palpite: Lyon
  • 15:00 – Amiens x Nice – Palpite: Nice
  • 15:00 – Caen x Metz – Palpite: Caen
  • 15:00 – Bordeaux x Troyes – Palpite: Bordeaux
  • 15:00 – Dijon x Montpellier – Palpite: Empate
  • 15:00 – Toulouse x Rennes – Palpite: Toulouse

Domingo, 27 de agosto

  • 10:00 – Guingamp x Strasbourg – Palpite: Guingamp
  • 12:00 – Angers x Lille – Palpite: Empate
  • 16:00 – Monaco x Olympique de Marseille – Palpite: Monaco