Premier League

Arsenal e Liverpool fazem o clássico da 19ª rodada da Premier League

Foto: David Price/Arsenal FC via Getty Images

Separadas por um ponto na tabela de classificação, equipes se encaram no Emirates Stadium

A Premier League encaminha-se para a segunda parte do campeonato neste fim de semana (21 e 22 de dezembro) com um jogaço de pano de fundo da 19ª rodada no Emirates Stadium. O líder da competição continua sendo o inquestionável Manchester City, do estudioso Pep Guardiola, mas o centro das atenções desta vez na Terra da Rainha é o duelo entre Arsenal e Liverpool, nesta sexta-feira, na abertura de mais uma jornada. Será que os Gunners vão convencer sua exigente torcida, que tem cobrado um bom futebol além das vitórias magras, ou os Reds vão continuar a enxurrada de gols das últimas partidas e fazer mais uma vítima? Confira o prognóstico da partida!

 

Jogo de seis pontos

A partida de logo mais é muito mais do que um clássico. Está em jogo a quarta colocação do Campeonato Inglês. Com 34 pontos, o Liverpool é atualmente o dono da posição, mas vê a situação ameaçada com o Arsenal logo atrás na tabela, com 33 pontos. Para deixar as duas equipes ainda mais tensas, o Burnley é o sexto com 32 pontos, seguido do Tottenham, do vice-artilheiro da competição Harry Kane – 12 gols.

Por isso, vencer significa subir na classificação e continuar firme na briga por uma vaga na próxima Liga dos Campeões. Já uma derrota ou mesmo um empate, dependendo das combinações dos outros jogos, pode ser uma verdadeira tragédia.

Ambas as equipes chegam para o confronto animadas pelos resultados recentes. Os Gunners, por exemplo, bateram o West Ham com um time alternativo pelo placar de 1×0 e garantiram vaga nas semifinais da Copa da Liga Inglesa. Já os Reds, que já não disputam mais o mata-mata após caírem para o Leicester City em setembro, vêm de uma goleada com o “G” maiúsculo sobre o Bournemouth na rodada anterior, por 4×0. Com o quarteto Philippe Coutinho, Mohamed Salah, Sadio Mane e Roberto Firmino inspirado, o time da terra dos Beatles quer surpreender novamente os donos da casa. É só nos lembrarmos do jogo em Londres, então válido pela temporada passada, em que o Liverpool venceu o rival em um jogo incrível de sete gols – 4×3.

 

Arsenal

O Arsenal tem nesta sexta-feira uma chance de ouro na temporada: provar que é capaz de lutar contra os demais grandes e milionários times da Inglaterra. Apesar da bela campanha de oito vitórias em nove jogos em Londres, o time chefiado por Arsene Wenger ainda não convenceu em 2017/2018.

Para se ter uma ideia, o time venceu apenas um dos últimos quatro jogos na Premier League. Foram dois empates e uma derrota – em casa para o Manchester United –, que levantaram mais dúvidas em relação à capacidade do time. Para piorar, Alexis Sanchez não balança as redes há 355 minutos, enquanto o artilheiro da equipe Alexandre Lacazette vem de duas performances bem abaixo do esperado.

 

Liverpool

Já entre a trupe dos Reds, o clima é de pura tranquilidade e confiança. Isso porque o clube vem de uma invencibilidade de nove jogos no Inglês, sendo quatro vitórias consecutivas fora de seus domínios. Isso graças a Philippe Coutinho, Mohamed Salah e Roberto Firmino, que foram responsáveis por 25 gols e 11 assistências. Salah, por exemplo, é o artilheiro do torneio com 14 tentos, superando nomes bem mais badalados como Harry Kane, do Tottenham – 12 gols – e Sergio Aguero, do Manchester City – 10.

Assim como a maioria das equipes inglesas, o Liverpool se prepara para uma maratona de jogos entre o Natal e Ano Novo. Serão quatro jogos em 11 dias. Até por isso, o alemão Jurgen Kloop pode poupar alguns atletas na sequência do campeonato. Veremos!

 

Palpite

Com a confiança lá em cima e, principalmente, com o ataque funcionando, o Liverpool pode dar um presente de Natal dos sonhos aos seus torcedores. Os Reds surgem com boas condições de vencer o Arsenal, apesar de os rivais mandarem o jogo no Emirates Stadium. Como pudemos perceber nos últimos jogos entre as equipes – 4×0 e 4×3 para Jurgen Klopp e companhia – , é bom esperarmos uma “chuva” de gols.

 

Jogos da 19ª rodada da Premier League

Sexta-feira, 22 de dezembro

  • 17:45 – Arsenal x Liverpool – Palpite: Liverpool

Sábado, 23 de dezembro

  • 10:30 – Everton x Chelsea – Palpite: Empate
  • 13:00 – Brighton x Watford – Palpite: Brighton
  • 13:00 – Manchester City x Bournemouth – Palpite: Manchester City
  • 13:00 – Southampton x Huddersfield – Palpite: Southampton
  • 13:00 – Stoke City x West Bromwich: Stoke City
  • 13:00 – Swansea x Crystal Palece – Palpite: Crystal Palace
  • 13:00 – West Ham x Newcastle – Palpite: West Ham
  • 15:30 – Burnley x Tottenham – Palpite: Tottenham
  • 17:45 – Leicester City x Manchester United – Palpite: Leicester City