UFC

Anderson Silva e Ronaldo Jacaré: amigos, amigos, negócios à parte

Foto: Alexandre Loureiro/UFC

Anderson Silva e Ronaldo Jacaré estão em uma posição um tanto complicada. Amigos e companheiros de treinos há anos, eles são parceiros de academia na X-Gym, no Rio de Janeiro. Ambos representam a equipe, treinam juntos diversas vezes, mas um mesmo desejo pode deixar uma rachadura na relação: ambos querem a chance de disputar o cinturão dos médios do UFC e um pode atrasar os planos do outro.

Spider e Jacaré estão escalados para se apresentarem no UFC 208, dia 11 de fevereiro, em Brooklyn, Nova York (EUA). Os adversários são diferentes, mas as intenções são as mesmas. Anderson encara Derek Brunson para impressionar os dirigentes do UFC e garantir sua chance de fazer uma desejada revanche com o campeão Michael Bisping. Na mesma noite, Ronaldo Jacaré, enfrenta Tim Boetsch para assegurar sua posição de próximo desafiante ao cinturão da organização.

Esportivamente falando, a chance pelo cinturão já deveria ter sido dada a Jacaré há tempos. Mas diante dos últimos capítulos da categoria o mais indicado ao posto se chama Yoel Romero. O cubano nocauteou o ex-campeão Chris Weidman e está próximo de ser confirmado como rival de Bisping. E é exatamente essa demora que pode colocar Jacaré – e principalmente Anderson – na jogada em uma disputa amigável.

Atual campeão da divisão, Michael Bisping declarou ter de passar por uma cirurgia no joelho em breve. Se o UFC ainda não confirmou Romero como seu próximo rival é porque pode estar aguardando as lutas do UFC 208. Spider e Jacaré vão entrar em ação e quem tiver uma apresentação mais expressiva pode, sim, furar a fila e lutar pelo título.

Isso vai de encontro com a expectativa de Bisping. O inglês, que parece não ter pressa para voltar ao octógono, declarou que independente de quem for seu próximo rival, ele quer uma “luta do dinheiro”. Em outras palavras, ele quer enfrentar um adversário famoso e que represente sucesso de vendas em pay-per-view e consequentemente mais dinheiro na sua conta ao final do combate. Spider é o melhor nome para o caso do entretenimento falar mais alto. Mas a esportividade ainda suspira e Jacaré e Romero não devem abrir mão de suas chances e seus méritos.

Anderson e Jacaré querem muito a chance pelo cinturão, ambos de certa forma merecem, mas… Amigos, amigos, negócios à parte. Jacaré já declarou que ficará chateado caso Spider fure a fila; o ex-campeão garantiu que se vencer Bisping em uma revanche vai abdicar do título pelo amigo. Até lá, muitas águas vão rolar.

Independente da amizade, Spider e Jacaré são profissionais e lutam por seus legados. Se servir de consolo, a decisão não cabe apenas a um deles. Eles farão sua parte, o público vai reagir e os dirigentes do Ultimate vão decidir.se um deles merece a chance pelo cinturão. E não é justo um ficar chateado com o outro por isso.