Brasileirão Série B

América-MG e Guarani são favoritos à vitória na 18ª rodada do Brasileiro da Série B; veja o prognóstico de todos os jogos

Foto: Mourão Panda / América

Penúltima rodada do primeiro turno pode contar com título simbólico do América-MG, que joga em casa; já o Guarani atua fora, contra o Luverdense, no MT

Invicto há 11 partidas, o líder América-MG pode garantir nesta terça-feira (1º), e com uma rodada de antecedência, o simbólico título do primeiro turno da Série B. E o Coelho tem feito por merecer. Principalmente se conseguir ganhar em Belo Horizonte, às 20h30 (de Brasília), do visitante mais indigesto deste campeonato, o Londrina.

 

América-MG prova que defesa forte é garantia de sucesso

Exemplo desta dificuldade que pode ser oferecida pelo Londrina veio já na última rodada, quando a equipe paranaense venceu o Guarani em plena Campinas, ajudando o América-MG a ter a liderança atual de quatro pontos para o segundo colocado, o Vila Nova-GO. Detalhe: foi a primeira derrota do Bugre no Brinco de Ouro da Princesa em toda a competição.

A exemplo do Guarani, o América-MG faz uma campanha sólida como mandante. Das nove partidas que disputou, perdeu apenas uma, para o Paysandu, na segunda rodada. “Todas as equipes vão oscilar no campeonato. Passamos por isso no começo, mas demos a volta por cima e mostramos que temos uma equipe que sabe sofrer dentro de campo”, analisou o técnico Enderson Moreira.

O Coelho está seguindo a receita de sucesso de tantas outras equipes: é a defesa que sustenta o ataque. Foram apenas dez gols sofridos em 17 jogos – consideravelmente depois vêm o Internacional (13), o Paraná, o Oeste e o Juventude (15 gols, cada).

O teste desta terça vai ser complicado para o América também por uma outra razão. O Londrina tem o melhor ataque da Série B, balançando as redes 26 vezes, quatro a mais que América-MG e Guarani, que vêm a seguir, com 22 gols marcados, cada um.

O desfalque do América-MG nesta terça vem justamente da defesa: suspenso, Rafael Lima cede vaga a Lima, seu quase xará.

 

Guarani luta para evitar saída do G4

Buscando recuperação, o Guarani atua fora de casa nesta terça-feira (1º). E o Bugre demorou para chegar a Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, onde enfrenta o Luverdense, apenas o 17º na classificação e muito aflito para sair do bloco das equipes que caem para a Série C.

O Bugre não tem como esquecer, porém, que no final de semana enfrenta o Internacional em Campinas – talvez o seu confronto mais esperado deste primeiro turno de Série B. A proximidade do grande jogo não tira o foco do técnico Oswaldo Alvarez, o “Wadão”, para a partida desta terça: “Todas as partidas valem três pontos e com certeza vamos buscá-los aqui no Mato Grosso para só depois a gente voltar a calcular o que é necessário para enfrentar bem um gigante como é o Internacional”.

O Guarani tem uma razão a mais para encarar a partida desta terça com extrema seriedade. O clube hoje ocupa a terceira colocação na tabela, com 28 pontos conquistados, e pode deixar o G4 caso perca para o Luverdense, com as equipes que vêm atrás com 27 pontos, casos de Internacional, Juventude e Londrina, ganhem nesta terça.

 

Palpites

Tanto América-MG quanto Guarani tem boas chances de vencer seus jogos nesta terça-feira (1º) e encaminhar suas vagas para a Série A de 2018. O Coelho é forte demais jogando em casa, e mesmo encarando uma boa equipe, caso do sexto colocado Londrina, precisaria realmente ter uma atuação incompatível com o momento para deixar pontos pelo caminho. Não é o caso. Um 2×1 para o América-MG em Belo Horizonte é plenamente possível. Há força no ataque e na defesa para garantir os três pontos.

A situação do Guarani é um pouco menos difícil. O Bugre joga fora e muito longe de sua casa. Ou seja: está cansado com todo o deslocamento. Mas o esforçado Luverdense está alguns níveis abaixo do Guarani, e a diferença na classificação deixa tudo muito claro: será o encontro do 17º contra o 3º, e numa situação assim o mais lógico é mesmo o triunfo do time mais forte. Placar? Um 1×0 Guarani – poupando forças inclusive para enfrentar o Inter no final de semana.

 

Jogos da 18ª rodada do Brasileiro da Série B 2017

Terça-feira, 1º de agosto

  • 19:15 –Figueirense x Juventude – Palpite: Juventude
  • 19:15–Brasil de Pelotas x Boa Esporte – Palpite: Empate
  • 19:15 –Paraná Clube x CRB – Palpite: Paraná
  • 20:30 –Santa Cruz x Paysandu – Palpite: Santa Cruz
  • 20:30 –Vila Nova x Náutico – Palpite: Vila Nova
  • 20:30 –Oeste x ABC – Palpite: Oeste
  • 20:30 –América-MG x Londrina – Palpite: América-MG
  • 21:30 –Ceará x Criciúma – Palpite: Empate
  • 21:30 –Luverdense x Guarani – Palpite: Guarani
  • 21:30 –Internacional x Goiás – Palpite: Internacional