NASCAR

Alguém consegue parar Martin Truex Jr na NASCAR?

Truex Jr. recebe banho de "slime" após vitória em Chicago. Foto: Jared C. Tilton / Getty Images

Piloto segue impossível, disparado na ponta e já conta com vitória nos playoffs

Tudo pronto para a segunda corrida dos playoffs da NASCAR, que acontece neste final de semana, em New Hampshire. A etapa de ISM Connect 300 vem para responder uma pergunta que todos os fãs do automobilismo se fazem: alguém para Martin Truex Jr?

Dominante

Não dá para negar que Martin Truex Jr vive um ano especial. O experiente piloto que teve como melhor desempenho um 4ª lugar no campeonato de 2015, vem disposto a apagar a decepcionante temporada do ano passado, quando ficou em 11º. Ele só não lidera de ponta a ponta porque as duas primeiras corridas não foram boas, mas logo na terceira etapa conquistou uma vitória e daí não parou mais.

A regularidade foi mantida em toda a fase regular e fez com que chegasse nos playoffs na ponta. Não satisfeito, começou ganhando esta fase também e sim meus amigos, se colocando como favorito ao título. Pode ser um pouco precipitado da minha parte, mas eu cravaria hoje que a taça será de Truex Jr. No mínimo, chegará até a última corrida com chances. Com isso, pode até ser que não ganhe neste domingo, mas duvido que passará longe do pelotão da frente.

Ameaças

Kevin Harvick é no momento o principal concorrente ao primeiro lugar do campeonato. O piloto dificilmente terá chance de conquistar o posto, mas corre muito bem em New Hampshire e pode sim vencer a prova. Além disso, começou forte nos playoffs, terminando em terceiro na corrida anterior.

Já Kyle Busch e Kyle Larson precisam recuperar as boas apresentações da fase anterior se quiserem continuarem na cola de Truex JR. A Dupla certamente deve melhorar para este final de semana e colocar ainda mais fogo na corrida. O mesmo vale para Matt Kenseth, que não vem em um bom ano, porém conhece muito bem esta pista e costuma entrar para brigar.

Meros coadjuvantes, Brad Keselowski e Denny Hamlin correm por fora na disputa pela vitória.

Olho no campeão

Maior vencedor da história da NASCAR, com sete conquistas, Jimmie Johnson mostrou pouquíssimas vezes neste ano o piloto vencedor que é. Ainda assim, segue firme na briga e certamente avançará de fase. Só que se quiser brigar pelo título vai ter que fazer um pouquinho melhor e voltar a vencer.

Aí que o jogo muda de figura, pois o atual campeão não costuma decepcionar nos playoffs. No ano passado, venceu três das 10 corridas desta fase, portanto, é bom ficar de olho nele neste domingo.

 

Histórico em New Hampshire

Circuito recente na NASCAR, a etapa de ISM Connect 300 só é disputada desde 1997. A história curta faz com que apenas cinco pilotos tenham vencido mais de uma vez. Destes, três seguem no campeonato: Ryan Newman, Matt Kenseth e Kevin Harvick, que ganharam duas corridas cada.

Não fique perdido

Se você está por fora das regras da NASCAR e não entendeu nada a mudança da pontuação da fase regular para os playoffs fique tranquilo, pois aí vem a explicação. Todos os classificados largam com 2000 pontos nesta fase. Os pilotos que continuam na disputa são os que ganharam alguma corrida mais os melhores classificados até completarem 16 participantes.

Ainda foram distribuídos pontos adicionais para quem teve mais vitórias e também para os que lideraram mais trechos, além de claro que quem foi melhor na fase regular levou mais pontos extras que os que estavam abaixo. Agora, senta na cadeira e vem acompanhar o mata-mata do automobilismo, pois tem mais eliminações nas próximas corridas.

Palpite

Martin Truex Jr está impossível e não ficaria surpreso em vê-lo ganhando novamente. No entanto, vencer duas corridas seguidas na NASCAR não é tarefa fácil. O meu palpite é que o líder segue no pelotão da frente, mas deve ser superado por Kevin Harvick, que também chegou inspirado nos playoffs.

 

Programação da ISM Conect 300 – NASCAR

Sexta-feira,22 de setembro

  • 12:30 – Treino livre 1
  • 18:15 – Treino livre 2

 

Sábado, 23 de setembro

  • 10:00 – Treino livre 3
  • 12:30 – Treino de classificação

Domingo, 24 de setembro

  • 15:00 – Corrida

 

Classificação dos Playoffs da NASCAR CUP 2017

  1. Martin Truex JR, 2102
  2. Kyle Larson, 2075
  3. Kevin Harvick, 2067
  4. Brad Keselowski, 2061
  5. Kyle Busch, 2061
  6. Denny Hamlin, 2058
  7. Jimmie Johnson, 2046
  8. Chase Elliott, 2044
  9. Matt Kenseth, 2039
  10. Ryan Blaney, 2034
  11. Jamie McMurray, 2031
  12. Austin Dillon, 2026
  13. Kurt Busch, 2026
  14. Ricky Stenhouse Jr, 2022
  15. Kasey Kahne, 2021
  16. Ryan Newman, 2019