Futebol

Alerta Amarelo no Palmeiras!

Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

Verdão está em situação crítica nas competições que disputa

O Palmeiras está a 90 minutos de ser eliminado da Taça Libertadores da América e da Copa do Brasil. No Brasileirão, caiu para o quinto lugar na classificação, se afastando ainda mais do sonho do bicampeonato brasileiro. Mas nem tudo está perdido: ainda é possível se recuperar em todas estas guerras!

 

Não há alternativa que não seja vencer o Barcelona

O clube palestrino não foi brilhante, mas segurou o Barcelona durante boa parte do jogo em Guayaquil. Na verdade, o Verdão resistiu todos os 90 minutos. Jonatan Álvez, aos 46′ da segunda etapa, acertou um chute que colocou os equatorianos em vantagem: 1 a 0.

E agora? Não há outra possibilidade. Ou os paulistas vencem ou serão eliminados. Traduzindo: aos Canários servirá qualquer empate ou nova vitória. Até uma derrota poderá ser suficiente para os visitantes, desde que ela seja por um gol de diferença e que eles balancem as redes em São Paulo. Se o Porco ganhar por 1 a 0, haverá disputa de penalidades máximas. Quem sobreviver aqui terá pela frente Atlético-PR ou Santos. O Peixe saiu na frente e prevaleceu em Curitiba: 3 a 2.

Desde o apito final no Equador, o técnico Cuca terá tido 34 dias para preparar seus comandados para a revanche contra o Barcelona.

O que fazer? A grande verdade é que o Palmeiras era apontado no início do ano como um dos planteis mais fortes do país, capaz de brigar por todos os títulos do ano. O “professor” Eduardo Baptista não deu jeito no quadro que tem grandes atletas, como Fernando Prass, Tchê Tchê, Yerry Mina, Luan, Dudu, Borja, Keno, Willian, entre outros. Cuca parece que tampouco encontrou um caminho, pois o time oscila e não consegue se sustentar como uma agremiação de ponta, que se impõe facilmente sobre rivais de menor expressão e de menor investimento. Foi assim que o Paulistão escapou.

 

Perda do Estadual foi o primeiro alerta

Apesar das três derrotas, o Palmeiras foi o melhor clube da primeira fase do Campeonato Paulista. Na sequência, desclassificou o Grêmio Novorizontino. Na terceira fase, após ser enquadrado pela Ponte Preta por 3 a 0, os paulistanos só conseguiram fazer 1 a 0 em seus domínios. A eliminação do então favorito ao lugar mais alto do pódio foi o primeiro sinal de que algo não ia tão bem como planejado.

 

Evitou-se um desastre na Copa do Brasil

O Palmeiras quase foi nocauteado na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Em plena Arena Palmeiras, o Cruzeiro marcou três vezes no primeiro tempo. Os tentos foram de Alisson, Robinho e Thiago Neves. No segundo tempo, Dudu (duas vezes) e Willian deixaram tudo igual e adiaram a decisão deste mata-mata para a partida de volta. Assim como na Libertadores, o Porco terá que ganhar da Raposa no tempo regulamentar. O empate lhe serve desde que seja 4 a 4, 5 a 5, etc. Só teremos pênaltis se um novo 3 a 3 acontecer.

 

Treze pontos atrás no Brasileirão

Amanhã, às 21h45, na Arena Palmeiras, teremos o maior dérbi paulista. Em quinto lugar, o Palmeiras terá a chance de reduzir a vantagem do Corinthians, líder disparado. O Timão ainda defenderá sua invencibilidade. No último fim de semana, os alvinegros comemoraram a derrota da Portuguesa-RJ frente à URT pela Série D e se tornaram o último participante sem nenhum revés considerando todas as divisões.

O Verdão se encontra 13 pontos atrás de seu rival. O técnico Cuca assumiu a responsabilidade de ter poupado alguns jogadores contra o Cruzeiro, no domingo. Eles estavam desgastados após a longa viagem entre Guayaquil e São Paulo.

Para esta batalha, já estão certos os retornos de Alejandro Guerra, Miguel Borja e Felipe Melo. Pelo menos no banco, todos devem ficar.

Em outra frente, a diretoria acertou a venda de Vitinho para o Barcelona, da Espanha. A joia revelada na base deve integrar o elenco do Barça B, que jogará a segunda divisão espanhola.

Os cartolas esperam anunciar a contratação de Diego Souza nas próximas horas. O atacante deixou Recife e não participou da partida contra o Coritiba.

 

Palmeiras forte em outros esportes

Desde que desmontou sua equipe adulta de basquete, o Palmeiras tem atraído pouco público para os eventos dos esportes amadores dos quais participa. O torcedor precisa saber que o Verdão continua forte, revelando talentos e conquistando títulos de Atletismo, Basquete, Bocha, Boxe, Futmesa, Futsal, Hóquei em Linha, Judô, Levantamento de Peso, Patinação Artística, Tênis e Tiro com Arco, entre outros.