Copa do Brasil

Ainda sem a cereja do bolo, Vasco e Tricolor iniciam arrancada pelo título da Copa do Brasil – veja os prognósticos

Foto: AP Photo/John Raoux

Aguardando pela chegada de reforços, cariocas e paulistas estreiam na competição que garante vaga ao campeão à Taça Libertadores 2018

Vencer e convencer. Esse é o lema de Vasco e São Paulo, que estreiam nesta quinta-feira (9 de fevereiro) na Copa do Brasil. Tentando afastar qualquer tipo de instabilidade que possa afetar os arredores dos clubes neste início de temporada, as duas equipes iniciam a arrancada à competição mais democrática do país, que dá vaga direta ao campeão para a Taça Libertadores de 2018.

O ano até pode não ter começado da melhor forma para cariocas e paulistas, que perderam na primeira rodada dos estaduais. Mas isso não significa que 2017 será jogado no lixo. Pelo contrário, com técnicos novos, ou melhor, velhos conhecidos de seus apaixonados torcedores, cruzmaltinos e tricolores querem resgatar a confiança de seus fãs. E nada melhor que dar o pontapé do torneio nacional com um resultado convincente.

Em comum, Vasco e São Paulo ainda não fecharam os seus elencos, considerados modestos em relação aos rivais Flamengo e Palmeiras, que disputam o torneio continental, e focam em homens de frente. O que isso significa? Significa que reforços, aqueles chamados de peso, devem chegar nos próximos dias e mudar o patamar dos dois times. No Tricolor, que encara na abertura da Copa do Brasil o Moto Club, em São Luís, no Maranhão, a equipe convive com a possível chegada de Lucas Pratto, goleador do Atlético-MG e titular da Argentina na era Edgardo Bauza. Já imaginou o argentino com o manto são-paulino? É sinônimo de muitos gols e de colocar medo em qualquer adversário. Já os vascaínos, que medem forças com o Santos-AP, apenas aguardam os últimos trâmites da rescisão de Luís Fabiano, ele mesmo o Fabuloso, com os chineses para anunciar o matador. Dá para perceber que a escassez de gols não será problema, não é?

Enquanto a cereja do bolo não vem, as duas equipes tentam não dar bobeira no mata-mata e passar da primeira fase. A atenção é redobrada em relação ao novo formato da competição, que conta apenas com um jogo neste início. Empate e, é claro, vitória, asseguram os dois tradicionais clubes do país. Já derrota, eliminação e frustação para toda a temporada e fim do projeto continental para o próximo ano.

 

São Paulo busca primeira vitória na era Rogério Ceni no Brasil

Em meio à especulação sobre a chegada – ou não – de Pratto, o São Paulo segue sua vida no único torneio que ainda não conquistou em toda a sua história para encarar o atual campeão maranhense. E as atenções estarão voltadas para o agora técnico Rogério Ceni, que persegue sua primeira vitória no Brasil. É isso mesmo. Campeão da Copa da Flórida, em janeiro, nos Estados Unidos, o Mito ainda não ganhou um jogo oficial como comandante técnico em território canarinho. Hora de quebrar esse jejum?

Sem Wellington Nem, com um estiramento na coxa, o treinador são-paulino deve optar por preencher o meio de campo, com Cícero. Assim, o peruano Cueva e o argentino Chavez formam a dupla de ataque. E quem vence? Sem dificuldades, o Tricolor Paulista deve conseguir uma vantagem para lá de confortável e bater o Moto Club por 4 a 0.

 

Desfalcado de xerife, Vasco encara o Santos-AP

Não resta outro resultado a não ser a vitória para o Vasco. Tudo bem que um empate com o Santos-AP, na Arena das Dunas, em Natal (RN), dá vaga aos cariocas, mas o fato de a equipe precisar convencer seus torcedores é o que está em jogo, ainda mais depois de começar o ano com derrota sobre o rival Fluminense.

Se a boa notícia é a presença de Nenê e a estreia de Kelvin, jogador do Porto que estava emprestado ao São Paulo, o lado negativo fica pela ausência do experiente zagueiro Rodrigo. Com dores musculares, o xerife está fora da partida, assim como o meia Wagner, reforço do clube, mas ainda não regularizado na CBF.

Assim, o técnico Cristóvão Borges conta com uma vitória para poder trabalhar tranquilo e então retornar o foco à Taça Guanabara. Vitória vascaína por 2 a 0 é o palpite da noite.

 

Jogos da 1ª fase da Copa do Brasil

  • 09/02 – 19h15: São José (odds: 2.50) x Sampaio Corrêa (2.50); empate (3.20)
  • 09/02 – 21h: Santos-AP (9.00) x Vasco (1.30); empate (4.20)
  • 09/02 – 21h30: Moto Club (6.00) x São Paulo (1.40); empate (4.33)