NBA

Afinal, por que a NBA joga em pleno Natal?

Foto: AP Foto/Winslow Townson

Tradição do melhor basquete do mundo completa 70 anos em 2017 e é apoiada pelas TVs e pelos torcedores, mas nem todo time está de acordo…

Nem dá para reclamar muito. Os jogos da NBA no Natal são tão antigos e estão tão enraizados que é preciso recuar bastante no tempo para entender o que transformou uma data reservada ao descanso em um dos dias mais quentes do melhor basquete do mundo.

A primeira temporada a contar com um jogo natalino foi a de 1947 – os jogos de hoje (25), portanto, marcam os exatos 70 anos da tradição. Há exatas sete décadas, o encontro foi entre New York Knicks e o extinto Providence Steamrollers. A partida foi vencida pelos Knicks, no Madison Square Garden, por 89×75. A justificativa para aquele encontro era das mais peculiares: passar o Natal “também com a família do basquete”.

Nesta segunda (25), nada menos que cinco excelentes partidas vão agitar uma programação que conta com uma forma toda peculiar de se promover um show. Afinal, tudo é especial: desde os uniformes até a cobertura diferenciada da TV, que reserva o horário nobre e abre espaço em cadeias massivas, e não apenas em canais de esportes. A “NBA natalina” se importa cada vez menos em tirar a folga das pessoas que trabalham no suporte de tais eventos.

 

Data histórica para os Celtics

Maior campeão da história da NBA, com 17 títulos, o Boston Celtics jamais atuou em casa numa rodada de Natal. E isso vai ocorrer nesta segunda (25), com a equipe recebendo o Washington Wizards, no TD Garden, às 20h30 (de Brasília).

O falta de química entre a franquia e a data vem dos anos 50, com o técnico Red Auerbach dizendo abertamente não achar justo que o pessoal de apoio do ginásio fosse retirado do convívio familiar para trabalhar em um jogo que poderia ser realizado perfeitamente em outra data.

Os Celtics já jogaram sim no Natal – mas sempre como visitante ou nas épicas rodadas duplas ou múltiplas que ocorriam no Madison Square Garden, quando todos os jogos de Natal eram reunidos num único lugar.

Mandando a tradição para longe, a NBA marcou a partida de Natal para os Celtics em 2017 justamente no TD Garden. E a torcida não achou nada ruim: esgotou os ingressos nas primeiras horas de venda e a promessa é de uma verdadeira comoção com o encontro desta segunda (25) contra os Wizards, o sétimo de uma Conferência Leste que conta com o Boston justamente na liderança.

Será a primeira vez do craque Kyrie Irving em uma rodada de Natal, e a partida ganhou ares de grande acontecimento nos Estados Unidos. Ela vai ser transmitida pela gigante ABC, que já preparou diversas ações para promover a primeira partida natalina da história em Boston.

 

E Warriors x Cavs?

Como parte do show da NBA, os jogos de Natal são escolhidos a dedo e costumam ser a prévia da decisão da temporada corrente ou a repetição da final do ano anterior. É por isso que esta segunda (25) vai contar com mais um confronto entre Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers. A partida começa às 18h (de Brasília) e terá mando de quadra dos Warriors.

Tem tudo para ser um jogaço.

Basta lembrar-se do último Natal, quando os Cavs venceram por 109×108, naquele que é considerado como um dos melhores encontros de todos os tempos em uma rodada de Natal. O histórico recente tem sido bem favorável aos Warriors, que ganharam cinco dos últimos oito jogos, incluindo, claro, a decisão do último campeonato, com uma surra por 4 a 1 que não sai da memória de ninguém.

É a chance perfeita para conferir a quantas andas o fantástico LeBron James, que está em sua melhor temporada na NBA – e olhe que ele atua no melhor basquete do mundo desde 2003.

O Rei está com uma média de 28,4 pontos por jogo, acima dos grandes nomes dos Warriors, como Kevin Durant (26,3) e Klay Thompson (20,7). Machucado depois de torcer o tornozelo, Stephen Curry está fora. Sua ausência não está atrapalhando os atuais campeões, que ganharam as últimas sete partidas seguidas mesmo sem ele.

 

Jogos da temporada regular da NBA 2017/2018

Domingo, 24 de dezembro

  • Phoenix Suns 106×115 Minnesota Timberwolves
  • Los Angeles Lakers 92×95 Portland Trail Blazers
  • Sacramento Kings 99×108 San Antonio Spurs

Segunda-feira, 25 de dezembro

  • 15:00 – New York Knicks x Philadelphia 76ers – Palpite: Knicks
  • 18:00 – Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers – Palpite: Warriors
  • 20:30 – Boston Celtics x Washington Wizards – Palpite: Celtics
  • 23:00 – Oklahoma City Thunder x Houston Rockets – Palpite: Rockets

Terça-feira, 26 de dezembro

  • 01:30 – Los Angeles Lakers x Minnesota Timberwolves – Palpite: Lakers