Brasileirão Série A

37ª rodada do Brasileirão: focado na Sul-Americana, Flamengo recebe o Santos, que não terá Lucas Lima

Flamengo
Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Confronto entre os dois gigantes do futebol brasileiro acontece às 19h (de Brasília) de domingo (26) na Ilha do Urubu    

Flamengo e Santos é um jogo de muita história no futebol brasileiro. Os mais antigos certamente se lembram da final do Brasileiro de 1983, quando quase 160.000 pessoas lotaram o antigo Maracanã para acompanhar a consagração do Mengão de Zico, Júnior e companhia. Os mais jovens podem citar também o épico 5×4 para o Flamengo na Vila Belmiro em 2011, na noite em que Ronaldinho Gaúcho e Neymar mostraram as magias do futebol brasileiro como poucos.

Começar este texto falando do passado é uma maneira também de descrever o presente, e ele não está contribuindo com este jogo que corre o risco de passar até um pouco despercebido pelos dois clubes que se encontram na Ilha do Urubu às 19h (de Brasília) deste domingo (26) de penúltima rodada do Brasileirão.

 

Fla já está com a cabeça na Colômbia

Foi sofrido, mas o Flamengo deu o primeiro passo para se classificar à final da Copa Sul-Americana. Apesar de sair atrás no marcador, a equipe carioca virou para cima do Junior Barranquilla na noite desta quinta (23) no Maracanã: 2×1, gols de Juan e Felipe Vizeu. Como o placar foi apertado, é mais que provável que o Fla entre em campo com uma formação alternativa diante do Santos.

A partida de domingo, claro, vai entrar naquela situação característica que envolve duelos com times reservas: o jogador avaliado para ficar ou sair do clube vai encarar a partida como uma grande possibilidade de permanecer mais um ano na equipe.

E pelo menos um reserva entrará em campo com o peso de precisar dar uma resposta ao torcedor caso queira permanecer no clube. Sempre muito criticado pelos flamenguistas, o goleiro Alex Muralha volta a ocupar a posição em função da fratura na clavícula sofrida pelo titular Diego Alves diante do Junior Barranquilla. Muralha não deu sorte na partida da Sul-Americana: menos de um minuto depois de entrar em campo, tomou o gol dos colombianos. No resto do jogo, mostrou insegurança em diversos lances.

 

Lucas Lima já é passado

Depois de passar quase todo o campeonato no G-4, muitas vezes como vice-líder, o Santos hoje ocupa a quarta colocação, muito em função de uma recente série de três derrotas consecutivas. Na última partida, o time do técnico interino Elano deu a volta por cima ao bater o Grêmio por 1×0. Se parar de vacilar e mantiver o ritmo neste final de campeonato, o Peixe pode ultrapassar Grêmio (envolvido com a final da Libertadores) e Palmeiras (em momento de turbulência). O Santos soma 59 pontos, contra 60 do Verdão e 61 dos gaúchos. Já o Fla tem 53, e pensa mais em ser campeão da Sul-Americana para ter uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores do que em perseguir quem está à sua frente neste final de Brasileirão.

A partida deste domingo no Rio será o primeiro compromisso santista depois do afastamento de Lucas Lima, que teoricamente seria o homem responsável por criar as jogadas ofensivas. Mas a dispersão e o desleixo do meia nos últimos tempos só vinham atrapalhando o time, e melhor mesmo que o clube tenha virado essa página. O substituto de Lucas Lima deverá ser o argentino Vecchio, que fez uma temporada irregular, mas pode aproveitar essa chance para mostrar à torcida que merece começar a temporada que vem como um dos titulares da equipe.

 

Palpite

Outro empate à vista. O Fla não contará com sua força máxima, e o Santos anda tendo muita dificuldade para balançar as redes dos seus oponentes – nos últimos quatro jogos, conseguiu marcar apenas três gols. Ninguém deve esperar os dois times dando tudo no ataque. Faz mais sentido esperar uma partida dosada, com as equipes estudando os seus movimentos e deixando o tempo passar. Cravamos um 1×1 na Ilha do Urubu.

 

Jogos da 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2017

Sábado, 25 de novembro

  • 17:00 – Fluminense x Sport – Palpite: Fluminense

Domingo, 26 de novembro

  • 17:00 – Avaí x Atlético-PR – Palpite: Empate
  • 17:00 – Corinthians x Atlético-MG – Palpite: Atlético-MG
  • 17:00 – Coritiba x São Paulo – Palpite: Empate
  • 17:00 – Cruzeiro x Vasco – Palpite: Cruzeiro
  • 17:00 – Grêmio x Atlético-GO – Palpite: Empate
  • 17:00 – Ponte Preta x Vitória – Palpite: Ponte Preta
  • 19:00 – Bahia x Chapecoense – Palpite: Bahia
  • 19:00 – Flamengo x Santos – Palpite: Empate

Segunda-feira, 27 de novembro

  • 20:00 – Palmeiras x Botafogo – Palpite: Palmeiras