Brasileirão Série B

26ª rodada da Série B tem confronto direto pela liderança, com Inter recebendo América-MG no Beira-Rio

Foto: Ricardo Duarte/SCI

No jogo mais aguardado da competição, Colorado e Coelho, empatados em pontos, podem começar a decidir o título da Segundona

Se não faltassem tantas rodadas para o fim do campeonato, daria para dizer que o duelo entre Internacional e América-MG, nesta quarta-feira (27), às 19h30 (de Brasília) seria a final antecipada da Série B do Campeonato Brasileiro 2017. Empatados em pontos no topo da tabela, o Colorado e o Coelho ainda terão chances de sobra para se recuperar de uma eventual derrota nesse confronto direto. Ainda assim, a partida tem um gostinho de decisão, já que o vencedor abrirá três pontos de vantagem na ponta, no que pode ser o primeiro passo para assegurar o título da Segundona – a essa altura do campeonato, pouca gente acredita que o caneco escapará das mãos de uma dessas duas agremiações.

 

Coelho desafia escrita de 17 anos

Tanto o Inter como o América chegam para o jogo em Porto Alegre somando 48 pontos em 25 jogos, mas a equipe gaúcha ocupa a liderança da classificação nos critérios de desempate (tem uma vitória a mais, além de um saldo de gols superior). Depois de um início conturbado, o Inter embalou de vez na Série B, ultrapassando o Coelho, que vinha encabeçando a tabela desde o início. Dos últimos cinco jogos, o Colorado venceu quatro e perdeu um, enquanto o América venceu dois e empatou três. Ambos têm cinco pontos de vantagem para o terceiro colocado, o Paraná Clube, e seis para o quarto, o Ceará.

Todos esses números transformam o jogo, sem dúvida, na maior atração da Série B em 2017. Ainda assim, o líder Inter tem evitado tratar o jogo como uma decisão. Jogadores e comissão técnica insistem em dizer que a partida vale tanto quanto as outras. “Eu não consigo enxergar uma rodada decisiva num campeonato de pontos corridos”, disse o treinador Guto Ferreira. Todos concordam, porém, com o fato de o América ser um time competente e perigoso, e se dizem focados para evitar que os visitantes dominem o jogo.

No Coelho, a motivação é grande para o desafio de quarta. Além de desejar retomar a liderança, o time mineiro sonha em acabar com uma escrita de dezessete anos. A última vitória do América sobre o Inter no Beira-Rio aconteceu em 2000. Na ocasião, o triunfo por 1×0, com gol do lateral Ruy Cabeção, marcou o início da arrancada rumo ao título da extinta Copa Sul-Minas. Agora, os comandados do técnico Enderson Moreira esperam repetir a dose e abrir vantagem a caminho do que seria mais uma conquista histórica. O problema é que o Colorado, empurrado por um estádio lotado, parece chegar mais forte e consistente para o duelo, dando indícios claros de que fará a festa da torcida no Beira-Rio.

 

Paraná e Vila Nova favoritos

As duas equipes que completam o G4 da Série B têm tudo para continuar na zona de acesso nesta rodada. Depois de engrenar de vez na competição, engatando quatro vitórias consecutivas, o Paraná Clube recebe o Náutico, penúltimo colocado, na terça (26), em Curitiba. Graças à ótima campanha nas últimas rodadas, o clube paranaense efetivou o interino Matheus Costa no comando do time e tem tudo para somar mais três pontinhos importantíssimos a caminho da Série A em 2018. Ocupando uma vaga no G4 durante boa parte da competição, o Vila Nova também está muito bem cotado para fazer a lição de casa diante do CRB, apenas em 13o na tabela, também na terça.

Quem está de olho na vaga do Vila é o Ceará, quinto colocado, apenas um ponto atrás da equipe goiana. E, apesar de jogar fora de casa nesta rodada, o Vozão tem uma boa chance de conquistar mais uma vitória, já que seu adversário é o enfraquecido Santa Cruz, que briga para não cair. Empatado com o Ceará em pontos (41) está o Juventude, ainda mais do que vivo na luta pelo acesso, e também com chances excelentes de faturar mais três pontos. A equipe de Caxias do Sul vai a Natal para pegar o lanterninha ABC, que soma apenas 17 pontos e já está pensando mais nos preparativos para a Série C em 2018 do que nessa reta final de Segundona.

 

Palpite

O momento do Inter é melhor, e a situação de estádio cheio certamente vai pender a balança em favor do Colorado. Nada de goleada ou atropelo: um 2×1 já estaria mais que compatível com a lógica do momento.

 

Jogos da 26ª rodada do Brasileiro da Série B 2017

Terça-feira, 26 de setembro

  • 19:15 – Santa Cruz x Ceará – Palpite: Ceará
  • 19:15 – Criciúma x Figueirense – Palpite: Criciúma
  • 19:15 – Brasil de Pelotas x Luverdense – Palpite: Brasil de Pelotas
  • 20:30 – Vila Nova x CRB – Palpite: Vila Nova
  • 20:30 – Oeste x Londrina – Palpite: Empate
  • 20:30 – Paraná x Náutico – Palpite: Paraná
  • 20:30 – Boa Esporte x Goiás – Palpite: Empate
  • 21:30 – ABC x Juventude – Palpite: Juventude
  • 21:30 – Paysandu x Guarani – Palpite: Empate 

Quarta-feira, 27 de setembro

  • 19:30 – Internacional x América-MG – Palpite: Internacional

 

Como apostar na futebol 2021