NBA

Nas quadras e na história: Cavs voltam a jogar depois da épica vitória do Natal

Foto: Jason Miller/Getty Images

Detroit Pistons é o adversário (ou a vítima?) da vez para LeBron James e companhia às 22h30 desta segunda

A NBA retorna às quadras na noite desta segunda-feira com 11 jogos, todos eles ainda impactados pela aula de basquete oferecida no Natal, especialmente no épico Cavaliers 109×108 Warriors.

Quem perdeu, que reveja correndo. Não foi o melhor jogo apenas desta temporada – foi também a mais emocionante partida dos últimos tempos, definida só na última bola. Nos fez lembrar com perfeição por que tanta gente ama tanto este esporte quando jogado em tão alto nível.

E são eles, os dominadores de Cleveland, que voltam à quadra já nesta noite, às 22h30, fora de casa, contra o Detroit Pistons.

O jogo tem ares de barbada para os Cavs. A única chance de tropeço seria decorrente do cansaço. Os Cavs carregam até aqui a melhor campanha da Conferência Leste, com quase dez vitórias mais que os Pistons (23 a 14). O confronto direto tampouco sinaliza algo diferente. O Cleveland venceu as últimas cinco partidas que fez contra o Portland. Não é suficiente? Confiram então o dado aterrador: os Pistons vêm de derrota nos últimos cinco jogos que fizeram. O Cleveland vem na gangorra oposta, invicto também há cinco partidas e com apenas uma derrota nos últimos dez jogos que realizou.

Quem procura fortes emoções e uma zebra contundente para apostar deve olhar com carinho e com o coração na mão para Brooklyn Nets e Charlotte Hornets, também às 22h30. Os Hornets jogam fora de casa e são bem favoritos, muito porque ganharam suas três últimas partidas e estão na quarta posição da conferência. Os Nets, pobres, vêm em campanha tétrica até aqui. Só ganharam dois dos últimos dez jogos, e carregam 24% de efetividade na temporada, com 6 vitórias em 29 jogos. Seria uma zebra digna para se comemorar o Natal outra vez.

Os torcedores mais convencionais e que esperam um jogo mais equilibrado para investir dinheiro devem prestar atenção em Chicago Bulls x Indiana Pacers, às 23h. Será o confronto do oitavo (Pacers) contra o nono (Bulls) da Conferência Leste, com campanhas quase iguais: 48% a 46%. Promessa de jogão, ao se olhar o que cada um exibiu nas últimas vezes que duelaram entre si. São duas vitórias para cada time nos quatro confrontos realizados na atual temporada, com apenas um único placar destoante nesta série: um 121×105 para os Bulls em 9 de outubro. Todos os outros jogos tiveram diferenças bem mais apertadas.

Diferenças apertadas não devem fazer parte do jogo que põe frente a frente às 23h o Houston Rockets de James “Barba” Harden e o Phoenix Suns do brasileiro Leandrinho.

Os Rockets não entraram na rodada natalina e ficaram irados com isso. Não foram só eles. Muitos fãs estranharam a ausência de Harden, hoje para muitos uma estrela do calibre das maiores. Somos felizardos e sabemos disso sim. Sorte a nossa poder acompanhar de perto craques do naipe de Harden, LeBron James, Stephen Curry e Russell Westbrook. O passado foi brilhante, ninguém pode negar. Mas também não dá para polemizar muito com quem afirmar que estamos diante da maior geração de talentos da história da NBA.

Falando em talentos, convém olhar também para o Los Angeles Clippers, que busca, frente ao Denver Nuggets, sua recuperação depois da impensada derrota por 111×102 para os Lakers na noite de Natal. Os Clippers perderam o pivô Blake Griffin por contusão e não contam com o excelente armador Chris Paul com 100% das condições físicas. Mas o Denver Nuggets não pinta com basquete para assustar. O time foi derrotado nas últimas duas partidas que disputou, uma delas inclusive para os Clippers na semana passada, por 119×102. Imaginar resultado diferente hoje exige uma boa dose de fantasia.

A noitada completa da NBA nesta segunda-feira é a seguinte:

  • 22h00 – Washington Wizards (1,70) x Milwaukee Bucks (2,50)
  • 22h00 – Orlando Magic x Memphis Grizzlies *
  • 22h30 – Brooklyn Nets (3,30) x Charlotte Hornets (1,35)  
  • 22h30 – Detroit Pistons x Cleveland Cavaliers *        
  • 23h00 – Chicago Bulls x Indiana Pacers *
  • 23h00 – New Orleans Pelicans (1,55) x Dallas Mavericks (2,60)
  • 23h00 – Houston Rockets (1,06) x Phoenix Suns (10,00)
  • 23h00 – Minnesota Timberwolves x Atlanta Hawks *          
  • 01h00 – Portland Trail Blazers x Toronto Raptors *
  • 01h30 – Los Angeles Clippers x Denver Nuggets *  
  • 01h30 – Sacramento Kings x Philadelphia 76ers *

* Odds indisponíveis até esta publicação.