e-Sports

Inscrições abertas para o e-Brasileirão: campeonato brasileiro de PES 2017

e-Brasileirão PES 2017

Este artigo se refere ao campeonato que teve início em 2016. Clique aqui para saber mais sobre o campeonato de 2017.

 

Você é fanático futebol? É craque no video-game? Essa é sua chance de mostrar toda a sua perícia! A CBF, em parceria com a Konami, anunciou este mês o e-Brasileirão, campeonato brasileiro oficial de Pro Evolution Soccer 2017. Nele, 20.000 jogadores representarão os times da Série A, e o grande vencedor receberá um troféu durante o evento de Encerramento do Campeonato Brasileiro 2016, no Rio de Janeiro.

Para participar, é necessário possuir o console Playstation 4 com uma conta PSN conectada, assim como uma cópia do jogo PES 2017 e acesso à internet. Não há critério de idade, mas jogadores com menos de 18 anos precisam de autorização dos pais e, caso tenha menos do que 15 anos, precisará ir acompanhado por um responsável legal caso se qualifique para as etapas presenciais. Também é obrigatório possuir CPF e documento com foto, e residir no Brasil.

O campeonato será dividido em três estapas:

 

Etapa 1: Classificatória Online

Nos dias 29 e 30 de outubro, 1.000 jogadores de cada time se encontrarão pela Internet e disputarão a fase classificatória. Apenas 8 jogadores de cada time avançarão para a segunda etapa.

 

Etapa 2: Classificatória Presencial

Os 8 jogadores pré-classificados se encontrarão no estádio do time para uma etapa de mata-mata. Apenas o melhor se classificará para a grande final. A partir dessa etapa, todos os equipamentos necessários serão disponibilizados pela Organização do evento.

 

Etapa 3: Grande Final

Vinte finalistas — cada um representando um dos times da Série A — se encontrarão no dia 1º de dezembro, na sede da CBF, Rio de Janeiro, para a Grande Final. Por meio de sorteio, eles serão divididos em quatro grupos de cinco jogadores e duelarão entre si. O melhor de cada grupo seguirá para as Quartas de Final. As Semifinais e a Final serão realizadas em partidas de melhor de 2. Nesta etapa, os custos de deslocamento e hospedagem no Rio de Janeiro serão pagos pela Organização.

 

A CBF ainda não divulgou se haverá algum prêmio em dinheiro para o Grande Campeão, mas é esperado que uma parceria como essa — entre CBF e Konami — ofereça alguma compensação aos participantes. Principalmente se analisarmos que um dos critérios de participação é possuir uma cópia do PES 2017, ou seja, a Konami espera vender pelo menos 20.000 unidades do jogo de video-game, enquanto a CBF se reserva o direito de uso de imagem dos jogadores para divulgação e marketing do campeonato.

As inscrições são realizadas pelo hotsite do e-Brasileirão, de 11 a 27 de outubro.