Brasileirão Série A

Com mudanças na Libertadores, G4 vira G6 e dá novo fôlego ao Brasileirão

Copa Libertadores novas vagas G6

Mudanças drásticas acontecerão na Copa Libertadores da América a partir de 2017, e agitam o Campeonato Brasileiro desde já. Em reunião do Comitê Executivo do Conmebol em Assunção, Paraguai, foi oficializado o novo número de equipes participantes na competição. De 38, passam a ser 44. E o Brasil, que já antecipava a possibilidade de ganhar uma vaga extra, teve uma grata surpresa: a partir deste ano, o Campeonato Brasileiro vai oferecer não quatro, mas seis vagas para a principal competição entre clubes do continente.

A CBF fez saber por meio de sua rede social oficial:

 

A novidade classifica automaticamente o Palmeiras e o Flamengo, atuais líder e vice-líder do Brasileirão, respectivamente, e traz relativa tranquilidade para o Atlético-MG e o Santos. Mas a verdadeira euforia vem do meio da tabela. Fluminense e Atlético-PR, que estavam de fora do G-4, foram parar dentro do G-6. Enquanto isso, Corinthians, Botafogo, Grêmio, Ponte Preta e Chapecoense, que encaravam a classificação como um sonho distante, quase impossível, agora recebem uma nova injeção de ânimo.

A diferença de pontuação entre o Atlético-PR, atual primeiro classificado, e o Chapecoense, que está em 11ª colocação, é de apenas 4 pontos. Muita emoção e rivalidade vai agitar esses últimos dez jogos da competição, em que cada ponto pode ser a diferença entre se classificar ou não.

 

Como era e como ficou

 

Antes – Quem se classificava:

  • Copa do Brasil: O campeão.
  • Campeonato Brasileiro: Os 4 melhores colocados.
  • Copa Sul-Americana: Caso o campeão fosse um time brasileiro, ele “roubava” a vaga do quarto colocado do Campeonato Brasileiro.
  • Copa Libertadores: O campeão.
  • Total: 5 ou 6 vagas para clubes brasileiros.

 

Agora – Quem se classifica:

  • Copa do Brasil: O campeão.
  • Campeonato Brasileiro: Os 6 melhores colocados.
  • Copa Sul-Americana: Caso o campeão seja um time brasileiro, ele recebe vaga extra para a Libertadores e entra direto na fase de grupos. O Coritiba e o Chapecoense estão no páreo.
  • Copa Libertadores: O campeão.
  • Total: 7 a 9 vagas para clubes brasileiros. Para 2017, porém, serão no máximo 8 vagas, já que o atual campeão da Libertadores não é um time brasileiro.

 

Outras mudanças

Outros países que receberam vagas extras são Argentina, Chile e Colômbia. A fase de grupos continua contando com 32 equipes, o que significa que as novas vagas serão para a primeira fase, de mata-mata, conhecida como “pré-Libertadores”. A Conmebol também estuda a possibilidade de uma final em jogo único, em campo neutro, com o objetivo de dar maior visibilidade ao duelo e captar mais recursos para os clubes.

A adição de equipes decorre de uma mudança na duração da competição. A partir do próximo ano, a Copa Libertadores será estendida de 27 para 42 semanas, acontecendo de fevereiro a novembro. Para se adaptar ao novo cronograma, em breve a CBF deve anunciar mudanças no calendário de campeonatos nacionais.