NFL

Buccanners é a zebra da rodada; apenas os Vikings seguem invictos! A semana 5 da NFL deu o que falar!

Vikings invictos

Que rodada espetacular da NFL, amigos! Dois dos três times que estavam invictos caíram nessa semana 5! Cinco equipes permaneceram imbatíveis até a semana 7 no ano passado – chega a ser impressionante o equilíbrio dos times na temporada 2016. A maior prova disso é o desempenho do Carolina Panthers: o time venceu 15 dos 16 jogos em 2015 e simplesmente não consegue se encontrar este ano! Já são quatro derrotas em cinco partidas disputadas, a última delas um revés em pleno Bank of America Stadium para o Tampa Bay Buccanners no último Monday Night Football. Que fase!

O momento de instabilidade dos Panthers vem fazendo a alegria de muita gente ao longo do ano: o atual campeão da NFC entra como favorito nos jogos e cai para equipes consideradas mais fracas nas casas de apostas – o que cria odds muito altos! Não foi diferente no duelo da última segunda feira (10), a vitória dos Bucs em Charlotte rendeu o maior lucro da rodada! Quem investiu no triunfo do time da Flórida triplicou o montante inicial! (odd de 3,02).

Quem analisa isoladamente o placar de 17 a 14 imagina que foi um embate equilibrado, mas não foi: os Buccanners controlaram bem o relógio longe de casa e poderiam ter vencido com muito mais tranquilidade se não fosse a instabilidade do seu kicker. Roberto Aguayo acabou sendo o principal personagem de um jogo fraco tecnicamente: o calouro de segunda rodada perdeu dois chutes fáceis ao longo da partida, mas anotou o field goal de 38 jardas que deu a vitória a sua equipe nos segundos finais – de vilão a herói em questão de minutos!

Apesar da ausência do quarterback Cam Newton, vetado para o duelo com uma concussão, o sinal de alerta já está aceso pelos lados de Charlotte. A equipe que dominava todos os adversários no saldo de turnovers parece não existir mais! Carolina foi a melhor do quesito em 2015 com +20, ou seja, roubou vinte bolas a mais do que entregou a seus adversários. Já este ano o saldo é de -7, a segunda pior marca da NFL! Quem acompanha o esporte sabe que é quase impossível vencer quando se perde a batalha dos turnovers – foram três contra Tampa na última segunda.

Como explicar uma baixa de rendimento tão grande em tão pouco tempo? Primeiramente, o pass-rush que costumava pressionar demais os quarterbacks adversários quase não existe mais – eles estão com mais tempo dentro do pocket para castigar uma secundária que está longe de ser a melhor do planeta. O grupo já não era espetacular ano passado, mas ficava menos exposto e contava com Josh Norman – um dos melhores cornerbacks da liga. Carolina segue 1-4 em 2016 e pode muito bem ficar de fora dos playoffs, algo inimaginável no começo da temporada! Abre o olho, Ron Rivera!

 

Eagles e Broncos caem; Minnesota Vikings é o único invicto em 2016!

Dois dos três invictos até então caíram nessa semana 5 – o que fez a alegria de muita gente nas casas de aposta! Um dos times em melhor fase atualmente, o Atlanta Falcons não se intimidou com a forte pressão do Sports Authority Field e venceu o até então imbatível Denver Broncos por 26 a 16 no Colorado. O triunfo em Mile High rendeu o segundo maior odd da rodada – quem acreditou em Matt Ryan e companhia faturou R$2,77 a cada real investido!

O quarterback vem tendo um início de temporada digno de MVP – comandando com maestria o melhor ataque da NFL em jardas e pontos em 2016.  Triunfo contra a fortíssima defesa dos Broncos foi a afirmação que faltava para esse time dos Falcons – um dos favoritos em 2016! Denver teve sucesso anulando o WR Julio Jones, mas Atlanta mostrou que possui mais armas ofensivas: os RBs Tevin Coleman e Devonta Freeman castigaram tanto pelo chão como recebendo passes.

A defesa de Denver não levou um caminhão de pontos, mas não foi capaz de segurar as pontas para um ataque anêmico com a ausência do quarterback Trevor Siemian. Como previsto no pré-jogo da semana 5, o QB calouro Paxton Lynch sentiu a pressão da estreia e teve uma atuação muito fraca – sofreu turnovers que contribuíram demais para a  derrota de sua equipe.

Quem também não está mais invicto é o Philadelphia Eagles – os comandados de Doug Pederson caíram diante dos Lions por 24 a 23 no Ford Field. Temos vida em Detroit! O time da casa dominou as ações na primeira etapa com um primeiro tempo impecável – finalizou as três campanhas longas com touchdowns! O ataque comandado por Matthew Stafford castigou, até de forma surpreendente, uma das melhores defesas da NFL até então – o grupo comandado por Jim Schwartz não viu a cor da bola!

Panorama que se inverteu no segundo tempo – Philly dominou as ações dos dois lados da bola oval e virou o jogo até com certa tranquilidade. Tudo se encaminhava para mais uma calma vitória até uma palavra ainda desconhecida do torcedor das Águias em 2016 aparecer: turnovers. O time entregou duas vezes a bola ao adversário nos dois minutos finais e levou a virada em Detroit. Quem acreditou nos Lions se deu muito bem! O triunfo do time rendeu R$2,63 a cada real investido.

Com os tropeços de Eagles e Broncos, o Minnesota Vikings segue como único invicto nesta temporada – que time espetacular! Certamente a equipe a ser batida no momento. Os Vikes não tomaram conhecimento do Houston Texans: 31 a 13 no US Bank Stadium. Tudo caminha perfeitamente pelos lados de Minneapolis mesmo com os vários desfalques no ataque: a feroz defesa vem dominando os adversários e Sam Bradford segue dando conta do recado. O triunfo dos Vikings com spread -7, ou seja, por mais de sete pontos, dobrou o montante inicial investido. Se está pensando em investir em possíveis candidatos para o próximo Super Bowl, Olho nesse time!