NBA

Zebras fora, Celtics atuam novamente como leões em casa e param Cavaliers de LeBron James

Celtics vs Cavaliers
Foto: Maddie Meyer/Getty Images

Todos os cinco jogos da final da Conferência Leste terminaram com triunfos dos mandantes

O Boston Celtics retomou a vantagem na final da Conferência Leste da NBA ao bater o Cleveland Cavaliers por 96 a 83, nesta quarta-feira, no TD Garden. Como o placar sugere, o duelo esteve longe de ser equilibrado e pela quinta vez o time da casa ganhou com tranquilidade. Até aqui nesta série, o triunfo mais apertado de um mandante foi com nove pontos de diferença.

 

Celtics decidem no primeiro quarto

Entrando em quadra com uma trajetória de nove vitórias e nenhuma derrota em casa nestes playoffs, o Boston Celtics foi com tudo para cima do Cleveland Cavaliers e mostrou sua força logo no primeiro quarto, quando abriu 13 pontos de vantagem.

Na sequência, os visitantes até conseguiram equilibrar um pouco mais a disputa, até aparecer o calouro Jayson Tatum. O ala mostrou que tem muito futuro na NBA e evitou uma reação maior do adversário, mantendo o Boston na frente, por 53 a 42 na ida para o intervalo.

A volta para o terceiro quarto exigia uma atuação melhor dos Cavs, mas a franquia não estava em uma grande noite. O máximo que conseguiram foi cortar a diferença para 10 pontos, mas os Celtics estavam com o controle da partida e logo abriram 76 a 60.

O período final veio para confirmar que de fato esta série é dos mandantes. Foi um show de erros dos dois lados e o Cleveland sequer ameaçou. A vitória do Boston estava garantida com cerca de três minutos antes do final, quando LeBron James foi para o banco. Com os reservas em quadra, o mandante apenas administrou para fechar em 96 a 83.

 

Lances livres e bolas de três decidem

Apesar da superioridade do Boston, podemos falar que dois fatores decidiram a partida: Lances livres e as bolas de três. Isso porque os dois times tiveram exatamente o mesmo número de arremessos convertidos na partida – 31 para cada. A diferença é que 13 destes foram com chutes de longa distância dos Celtics, contra nove dos Cavaliers. Já nos lances livres, o banho foi ainda maior, com 21 acertos frente a 12 do adversário.

E nisso voltamos ao primeiro quarto. Estes dois quesitos renderam 24 pontos para o Boston, enquanto o Cleveland conseguiu apenas 11. Estes 13 pontos foram exatamente a margem que separou as duas franquias no período, que terminou 32 a 19.

 

Raridade: noite ruim de LeBron

Quem analisar os números achará que LeBron James teve mais uma grande atuação. Afinal, o ala terminou 26 pontos, 10 rebotes e cinco assistências. No entanto, este é The King e mesmo quando não está em uma boa noite ele consegue ser o centro das atenções. Nesta quarta-feira, o ala definitivamente estava bem abaixo. O cansaço de atuar mais do que 40 minutos em quase todos os jogos destes playoffs apareceu e ele cometeu muitas falhas. Foram seis turnovers no total e apenas uma bola de três em seis tentativas. Isso também explica bem a diferença de 13 pontos no placar.

 

Cavaliers sem coadjuvantes

O grande problema do Cleveland Cavaliers nesta temporada é que se LeBron não tirar uns dez coelhos da cartola todo jogo, a franquia passa longe de brigar pela vitória. Nesta partida cinco até mesmo Kevin Love, que costuma ajudar, não foi bem e terminou com apenas 14 pontos e sete rebotes. Ainda assim, ele foi o segundo melhor disparado, pois nenhum outro atleta da equipe sequer alcançou 10 pontos.

 

Elenco dos Celtics fazem a diferença

Se o Cleveland teve apenas dois jogadores com dois dígitos na pontuação, o Boston Celtics apareceu com cinco. E não foram números baixos não, muito pelo contrário. O grande cestinha foi Tatum, com 24 pontos. Depois dele ficaram Brown (17), Horford (15), Morris (13) e Smart (13). Para completar a lista de destaques ainda tem Rozier e Baynes. O primeiro terminou com oito pontos, seis assistências e seis rebotes, enquanto o segundo marcou seis pontos e buscou sete rebotes.

 

Finais da Conferência Leste da NBA 2017/2018

Jogo 1

  • Boston Celtics 108 x 83 Cleveland Cavaliers (1-0)

Jogo 2

  • Boston Celtics 107 x 94 Cleveland Cavaliers (2-0)

Jogo 3

  • Cleveland Cavaliers 116 x 86 Boston Celtics (1-2)

Jogo 4

  • Cleveland Cavaliers 111 x 102 Boston Celtics (2-2)

Jogo 5

  • Boston Celtics 96 x 83 Cleveland Cavaliers (3-2)

Jogo 6 – Sexta-feira (25 de maio)

  • 21:30 – Cleveland Cavaliers x Boston Celtics. Palpite: Cavaliers vencem

Jogo 7 (se necessário) – Domingo (27 de maio)

  • 21:30 –Boston Celtics x Cleveland Cavaliers.