Brasileirão Série A

Vitória recebe o Vasco pela 24ª rodada para confirmar boa base no Brasileirão

Jogador do Vitória
FOTO: MAURICIA DA MATTA

Separados por dois pontos na tabela, baianos e cariocas estão entre os times que brigam contra o rebaixamento

Após acumular uma série de vexames no Brasileirão, incluindo goleadas para Bahia (4×1), Atlético Paranaense (4×0), Grêmio (4×0) e Palmeiras (3×0) e cinco jogos sem vitórias, o Vitória é outro time neste início de setembro. A trupe dirigida por Paulo Cézar Carpegiani recebe neste domingo (9 de setembro), às 19 horas, o Vasco da Gama tentando aumentar para quatro a invencibilidade de jogos no campeonato e ainda se afastar de vez da zona do rebaixamento. O que a equipe rubro-negra precisa fazer para seguir nos trilhos?

 

Defesa: a chave da boa fase

A resposta é simples. Jogar o que vem jogando nas últimas três partidas. É desta maneira que o Vitória, 14º colocado com 26 pontos, pode ampliar sua sequência positiva na competição e afundar o rival na classificação geral. A chave para o Leão vencer o embate que ocorre no estádio Barradão é a defesa.

Dono do pior setor defensivo do Nacional com 40 gols, o time rubro-negro viu Carpegiani dar jeito na principal dor de cabeça baiana. E o experiente técnico resolveu apostar na garotada da base para diminuir os gols tomados. Desde que Lucas Ribeiro assumiu a condição de titular, o clube melhorou de produção. É só olharmos os três jogos de invencibilidade, quando o jovem revelado pelo clube rubro-negro esteve presente, hora firmando parceria com Ramon (1×0 sobre o Atlético-MG e América-MG) ou no recente 0x0 com o Fluminense, quando precisou ser deslocado para a lateral-esquerda.

Fato é que o Vitória não toma gols há três jogos e a confiança está de volta. O objetivo agora é ter mais volume de jogo para ajudar o setor ofensivo, que anotou apenas 22 gols em 23 rodadas até aqui. Para isso, a equipe terá o retorno de seu principal goleador na temporada. Após cumprir suspensão no duelo com o Tricolor Carioca, Neilton está de volta ao ataque baiano para aumentar sua marca de 19 gols em 2018.

 

Vasco: ladeira abaixo

Já pelos lados da Colina, a situação começa a ficar literalmente desesperadora. O Vasco da Gama vai perdendo rendimento na parte decisiva do Brasileirão. Isso porque os cruz-maltinos vêm de três derrotas consecutivas (para América-MG, Santos e Atlético-PR) e estão na porta do rebaixamento com 24 pontos, sendo um ponto a mais que o Sport, que abre o Z-4.

Se sofrer mais um revés no Barradão e o Leão de Pernambuco fazer valer seu mando de campo contra o Cruzeiro, que jogará cheio de reservas, como adiantamos aqui, por conta do jogo contra o Palmeiras pela Copa do Brasil, o time carioca estará na zona da degola. Isso sem contar nas possibilidades de triunfos do Ceará, 18º com 23 pontos e que pega o América-MG em Belo Horizonte, e da Chapecoense, 19ª com 23 pontos e que mede forças fora de casa com o Flamengo.

Como vemos, a missão de Alberto Valentim é bastante dura. Ela ainda se torna pior com o jejum da equipe fora de São Januário. O Vasco é uma das quatro equipes (ao lado de Atlético-PR, Chapecoense e Paraná) que ainda não venceu longe de seus domínios. Além disso, foram apenas seis gols convertidos em 10 jogos atuando fora da Colina.

 

Palpite

Ainda é preciso algumas rodadas para apostarmos cegamente no Vitória atuando em casa. Mas ainda assim, jogando contra um adversário que ainda não venceu como visitante e que vem de três derrotas consecutivas, o triunfo do mandante é considerado ideal. É bom ficarmos de olho em Neilton, autor de quatro dos cinco gols no Brasileirão no Barradão.

 

Jogos da 24ª rodada do Brasileirão da Série A

Sábado, 8 de setembro

  • 16:00 – Sport x Cruzeiro – Palpite: empate
  • 19:00 – São Paulo x Bahia – Palpite: São Paulo
  • 21:00 – Flamengo x Chapecoense – Palpite: Flamengo

Domingo, 9 de setembro

  • 16:00 – América-MG x Ceará – Palpite: América-MG
  • 16:00 – Fluminense x Botafogo – Palpite: Botafogo
  • 16:00 – Palmeiras x Corinthians – Palpite: Palmeiras
  • 16:00 – Internacional x Grêmio – Palpite: empate
  • 19:00 – Paraná x Santos – Palpite: Santos
  • 19:00 – Vitória x Vasco – Palpite: Vitória

Segunda-feira, 10 de setembro

  • 20:00 – Atlético Mineiro x Atlético Paranaense – Palpite: Atlético-MG

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. Internacional, 46 – Libertadores
  2. São Paulo, 46 – Libertadores
  3. Palmeiras, 43 – Libertadores
  4. Flamengo, 41 – Libertadores
  5. Grêmio, 41 – Pré-Libertadores
  6. Atlético-MG, 38 – Pré-Libertadores
  7. Cruzeiro, 32 – Sul-Americana
  8. Corinthians, 30 – Sul-Americana
  9. América-MG, 29 – Sul-Americana
  10. Santos, 28 (um jogo a menos) – Sul-Americana
  11. Bahia, 28 – Sul-Americana
  12. Fluminense, 28 – Sul-Americana
  13. Atlético Paranaense, 27 (um jogo a menos)
  14. Vitória, 26
  15. Botafogo, 26
  16. Vasco, 24 (um jogo a menos)
  17. Sport, 23 – Zona de rebaixamento
  18. Ceará, 23 – Zona de rebaixamento
  19. Chapecoense, 22 (um jogo a menos) – Zona de rebaixamento
  20. Paraná, 16 – Zona de rebaixamento