Brasileirão Série B

Vila Nova x Fortaleza; Ponte Preta x Goiás: caça ao líder Leão do Pici e duelo direto contra o rebaixamento esquentam 9ª rodada da Série B

Ponte Preta
Foto: PontePress/FábioLeoni

Com melhor início da história, Tricolor cearense quer seguir absoluto na ponta da competição diante de um rival que não vence há quatro jogos; má fase da Macaca no Moisés Lucarelli é combustível para os Esmeraldinos

 

Pouco mais de 72 horas do término da oitava rodada do Campeonato Brasileirão da Série B, a segunda divisão segue com tudo a maratona de jogos. São dez partidas na nona rodada, que acontece nesta terça-feira (5 de junho). Melhor líder da história do torneio na era dos pontos corridos com sete vitórias e um empate, batendo o Guarani, de 2009, no saldo de gols – 13 contra 8 -, o invicto Fortaleza tem um importante teste. O Leão do Pici vai ao Serra Dourada pegar o Vila Nova, que não vence há quatro jogos. Já na parte debaixo da classificação, o Goiás, que acaba de somar a primeira vitória no campeonato, tenta sair do Z-4 em duelo direto com a Ponte Preta, que está à beira do abismo. A noite de futebol também reserva espaço para o Criciúma, que quer sair da incômoda situação – é o penúltimo colocado – e carimbar o segundo triunfo consecutivo. Isso vai depender, é claro, do Paysandu, que não pretende largar a terceira posição tão fácil.

 

Vila Nova x Fortaleza

O gol pontual de Gustavo Henrique – artilheiro do país com 22 gols – sobre o Sampaio Corrêa não só fez o Fortaleza disparar na ponta da tabela da Série B com 22 pontos, sendo quatro de diferença para o vice CSA, como fez do clube o dono do “melhor início da história dos pontos corridos na segundona”. É com esse recorde que Rogério Ceni e companhia vão para Goiás tentando aumentar a crise no Vila Nova, que depois de alcançar três vitórias consecutivas, simplesmente “desligou o motor”. O clube dirigido por Hemerson Maria está quatro jogos sem os três pontos, sendo três derrotas consecutivas. Para piorar, o ataque liderado por Ramon também não balança às redes à quatro embates.

Apesar do clima de instabilidade no Tigre, o clube ainda está vivíssimo na competição. Isso porque os concorrentes Atlético-GO (9º), São Bento (8º), Figueirense (6º), Coritiba (5º) e Avaí (4º) não aproveitaram o revés goiano e continuam próximos. O colorado é o sétimo colocado com 13 pontos, sendo um ponto abaixo dos avaianos, que abrem o G-4. Um triunfo logo mais é tudo o que o Vila precisa para aliviar a pressão e voltar para briga.

 

Palpite

Mesmo com a possibilidade já mencionada por Rogério Ceni de poupar algumas peças devido a maratona, o Fortaleza é favorito para arrancar pontos do Vila Nova em Goiânia. Do outro lado, a sequência negativa não deve impedir o Tigre de fazer um embate parelho, que pode resultar em uma igualdade. Mas isso não significa um bom resultado para os goianos, não é?!

 

Ponte Preta x Goiás

Já no Moisés Lucarelli, a Ponte Preta tenta enfim encerrar o jejum em seus domínios. Então favorita a alcançar o acesso à elite do futebol tupiniquim, a Macaca acumula vexames, como três derrotas e um empate em casa, e hoje briga para não cair para a Série C. Fato é que o clube está na 16ª colocação com oito pontos e tenta vencer a primeira em Campinas.

De olho no fim do marasmo, os pontepretanos medem forças com o Goiás, que apesar de ser o antepenúltimo na classificação com cinco pontos, conseguiu a primeira vitória do torneio na rodada passada. Os comandados de Ney Franco venceram o clássico com o Atlético Goianiense por 3×1 e agora querem mais. Não haveria melhor oportunidade do que agora!

 

Criciúma x Paysandu

Outro embate que deve ferver é entre Criciúma e Paysandu. Mas neste caso estamos falando de clubes em situações opostas na tabela. O Tigre, por exemplo, finalmente ganhou a primeira na competição no fim de semana passado e injetou ânimo extra na luta contra o Z-4. O time catarinense é o 19º colocado com quatro pontos.

Apesar da situação delicada, um triunfo logo mais, no Eriberto Hülse, pode deixar Mazola Júnior e seu plantel mais próximos da saída da zona do desespero. Mas a equipe que tem no ataque o matador Zé Carlos terá que “suar sangue” para bater o Paysandu. O Papão, que possui uma das boas campanhas neste início de Brasileirão, é o terceiro com 15 pontos e nem pensa em deixar o G-4. Para piorar, a equipe paraense conta com Cassiano, artilheiro do torneio com seis gols.

 

Confira os jogos da 9ª rodada do Brasileirão da Série B 2018

Terça-feira, 5 de junho de 2018

  • 19:15 – Juventude x Atlético Goianiense – Palpite: empate
  • 19:15 – Figueirense x Londrina – Palpite: Figueirense
  • 19:15 – Criciúma x Paysandu – Palpite: Criciúma
  • 19:15 – Coritiba x CRB – Palpite: Coritiba
  • 20:30 – Boa Esporte x Guarani – Palpite: empate
  • 20:30 – CSA x Guarani – Palpite: CSA
  • 20:30 – Sampaio Corrêa x Avaí – Palpite: Sampaio Corrêa
  • 21:30 – Ponte Preta x Goiás – Palpite: Ponte Preta
  • 21:30 – Oeste x Brasil de Pelotas – Palpite: Oeste
  • 21:30 – Vila Nova x Fortaleza – Palpite: empate