UFC

UFC Liverpool: Darren Till bate Stephen Thompson e chega com força ao topo

Foto: Divulgação / UFC

O povo de Liverpool pode até ter passado por um sábado de tristeza após a derrota do time da casa para o Real Madrid na final da Champions League, no último dia 27 de maio, mas o domingo contou com o triunfo de Darren Till na luta principal do UFC Fight Night Liverpool. O dono da casa bateu Stephen Thompson na decisão dos juízes e após cinco rounds e garantiu um lugar no topo de uma das categorias mais acirradas do Ultimate. O resultado, apesar de não ter o brilho expressivo de um triunfo por nocaute ou finalização , representa a certeza de que Till está pronto para encarar os “cachorros grandes”da categoria.

Till chegou para o UFC Liverpool como grande azarão. O inglês era o oitavo colocado no ranking dos meio-médios, mas desafiou Thompson (número um) depois de nocautear Donald Cerrone. Foi uma atitude ousada, mas que deu muito certo. O triunfo diante do americano o impulsionará ao topo da divisão . Invicto após 18 lutas, sendo 17 vitórias e um empate, Darren se consolida como potencial desafiante ao título da divisão . O meio-médio é técnico, alto, vai bem na trocação e gosta de provocar os rivais, o que lhe dá um brilho a mais. Em uma categoria cheia de nomes perigosos, ele se destacou por conta de suas vitórias e seu perfil. A combinação sempre acelera o processo de ascensão de alguns nomes no Ultimate.

Fossem outros tempos, talvez estivéssemos falando sobre Darren Till ganhar uma chance pelo cinturão dos meio-médios agora. Mas a prova de que a divisão está em uma fase tao competitiva é que ainda tem muita gente na sua frente. Para começar, o campeão Tyron Woodley está no estaleiro. O americano passou por uma cirurgia no ombro e não luta desde julho do ano passado. Sua previsão de retorno é no fim da temporada, e seu adversário será definido em breve. Isso porque no dia 9 de junho Rafael dos Anjos e Colby Covington disputam o cinturão interino dos meio-médios pelo UFC 225, que acontece em Chicago (EUA).

O atual cenário da divisão significa que Darren Till terá de se manter em atividade. E embora tenha rendido frutos desafiar alguém à sua frente no ranking da categoria, agora ele terá de aceitar o inverso. É quase certo que o inglês deve ganhar um lugar no topo da divisão. No mínimo um Top 3 ele deve virar após bater Thompson. Sendo assim, ele terá de se manter em atividade contra um atleta abaixo dele uma divisão . Não é comum atletas em sua condição ganharem o direito de esperarem sentados pela chance ao título. E o mais interessante é que ele não parece preocupado com isso. Sua ideia é seguir lutando e batendo todos os rivais que a categoria lhe apresentar.

Confira os resultados do UFC Liverpool

Darren Till venceu Stephen Thompson na decisão dos juízes
Neil Magny nocauteou Craig White no primeiro round
Arnold Allen finalizou Mads Burnell no terceiro round
Makwan Amirkhani venceu Jason Knight na decisão dos juízes
Cláudio Hannibal finalizou Nordine Taleb no primeiro round
Darren Stewart nocauteou Eric Spicely no segundo round
Card preliminar
Tom Breese nocauteou Daniel Kelly no primeiro round
Lina Lansberg venceu Gina Mazany na decisão dos juízes
Carlo Pedersoli venceu Brad Scott na decisão dos juízes
Gillian Robertson finalizou Molly McCann no segundo round
Elias Theodorou venceu Trevor Smith na decisão dos juízes