Brasileirão Série A

Tentando espantar a crise, Ceará fecha 5ª rodada contra o América-MG de olho em sua primeira vitória no Brasileirão

América-MG
Foto: Mourão Panda/América

Vovô aposta no fator casa para encerrar o jejum em seu retorno à Série A, enquanto mineiros querem os primeiros três pontos fora de seu território

 Recém-promovidos à elite do futebol tupiniquim, Ceará e América-MG encerram nesta segunda-feira (14 de maio), às 20h, a quinta rodada do Brasileirão 2018. Ainda em busca de sua primeira vitória no torneio, o Vozão recebe os mineiros na Arena Castelão tentando espantar a crise que ronda a parte alvinegra de Fortaleza, que está na penúltima colocação do Nacional com apenas dois pontos. Já o Coelho quer se aproveitar do histórico favorável diante dos cearenses para subir na tabela. Confira tudo sobre o confronto!

 

Incômodo jejum

Da euforia pelo retorno à Série A e bicampeonato estadual diante do arquirrival Fortaleza, a um início bastante desanimador no Brasileirão. Este e o Ceará, que passados quatro jogos desde sua volta à elite do futebol brasileiro, acumula dois empates e duas derrotas na Série A. O Vozão entra em campo nesta segunda-feira pressionado por não vencer há cinco jogos – três igualdades e dois empates – e ainda por ocupar a 19ª colocação do Nacional com dois pontos.

Por isso, o jogo diante do América-MG, clube que também veio da segunda divisão, torna-se decisivo. Jogando na Arena Castelão, onde é normalmente temido, o Ceará quer recomeçar sua participação no torneio diante de sua torcida. Isso porque tropeçou contra o São Paulo, em um fraco 0x0, e foi goleado pelo Flamengo, por 3×0. Assim, um triunfo logo mais é fundamental para o técnico Marcelo Chamusca ganhar tranquilidade visando à sequência da competição e à Copa do Nordeste, na qual disputa as quartas de final – encara atualmente o CRB.

Apesar do incômodo jejum, o Vovô celebrou o empate com o Corinthians, em Itaquera. Os cearenses até poderiam ter saído de São Paulo com os três pontos, já que abriram o marcador contra o Timão. Mas os atuais campeões arrancaram a igualdade e seguraram o ímpeto nordestino.

 

Jejum x retrospecto

Já o América-MG não tem do que reclamar. Fez muito mais do que muitos adversários, como o próprio de logo mais, ao ganhar os dois jogos em casa. O problema é que o Coelho ainda não pontou fora do estádio Independência, o que cria um clima de insegurança na equipe. Ainda mais porque se lembrarmos a última participação do time na Série A, em 2016, o alviverde de Belo Horizonte não venceu nenhuma partida como visitante, acumulando 15 derrotas e quatro empates, e obviamente, caiu para a segundona.

Se a fase longe de casa não é das melhores, o mesmo não podemos dizer do retrospecto contra os cearenses. E é isso que pode conduzir o time dirigido por Enderson Moreira ao primeiro triunfo longe de Minas Gerais. Em 25 jogos contra o Vozão, o Coelho ganhou 11, segurou seis empates e caiu em oito oportunidades.

A equipe mineira também conta com uma invencibilidade de cinco jogos diante dos rivais. São cinco jogos sem perder, sendo duas vitórias e três igualdades no período. O último revés ocorreu na Copa do Brasil de 2015, quando o América-MG foi goleado por 3×0.

 

As escalações

O Ceará tem apenas uma dúvida para o embate. Com dores na coxa esquerda, o volante Richardson não tem presença confirmada entre os 11 titulares.

Ceará: Éverson; Pio, Luiz Otávio, Valdo e Rafael Carioca; Juninho, Naldo (Richardson) e Ricardinho; Wescley, Elton e Felipe Azevedo. Técnico: Marcelo Chamusca.

Já o América-MG não poderá contar com o seu capitão Rafael Lima. O xerife sentiu uma contusão no joelho durante o jogo contra o Palmeiras, válido pelas oitavas da Copa do Brasil, e está fora de combate. Matheus Ferraz ficará com sua vaga.

América-MG: João Ricardo; Norberto, Matheus Ferraz, Messias e Carlinhos; Leandro Donizete, Christian (Juninho) e Serginho; Aylon (Luan), Aderlan e Rafael Moura. Técnico: Enderson Moreira.

Palpite

O primeiro triunfo do Ceará no Brasileirão passa por uma melhora do setor ofensivo do clube, que está devendo – e muito – neste início de torneio. O Vozão é dono do pior ataque da competição, com apenas um gol marcado. E olha que a equipe conta com o jovem goleador Arthur Cabral, autor de 17 gols na temporada, e cobiçado pelo Palmeiras. Por outro lado, o América-MG não inspira confiança na parte defensiva, já que tomou sete gols até agora – quatro apenas para o Vasco, na semana passada.

Com as equipes brigando pela parte debaixo da tabela ao longo do turno e returno, quem souber somar pontos dentro de casa ganhará respiro. Diante da má fase cearense versus à instabilidade defensiva mineira, um empate parece ser uma opção.

 

Confira os jogos da 5ª rodada do Brasileirão da Série A 2018

Sábado, 12 de maio de 2018

  • 16:00 – Grêmio 0x0 Internacional – Palpite: Grêmio

Domingo, 13 de maio de 2018

  • 11:00 – Cruzeiro 2×0 Sport – Palpite: Cruzeiro
  • 16:00 – Vasco 2×3 Vitória – Palpite: Vasco
  • 16:00 – Corinthians 1×0 Palmeiras – Palpite: empate
  • 16:00 – Bahia 2×2 São Paulo – Palpite: Bahia
  • 16:00 – Atlético-PR 1×2 Atlético-MG – Palpite: Atlético-PR
  • 16:00 – Chapecoense 3×2 Flamengo – Palpite: Chapecoense
  • 19:00 – Santos 3×1 Paraná – Palpite: Santos

Segunda-feira, 14 de maio de 2018

  • 20:00 – Botafogo x Fluminense – Palpite: empate
  • 20:00 – Ceará x América-MG – Palpite: empate