Carioca

Surpresas rondam última rodada da Taça Rio! Confira os prognósticos para os jogos de domingo

Botafogo Taça Rio 2018
Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Assim como a Taça Guanabara, a Taça Rio vê, neste fim de semana, a grande possibilidade de não contar com os quatro grandes na semifinal

O fim de semana vai ser de decisão no Rio de Janeiro. A sexta e última rodada da fase de classificação da Taça Rio vai realmente testar a paciência do torcedor carioca que já tem dia e hora para acompanhar todos os duelos decisivos, que começam juntos às 16h (de Brasília) deste domingo (18).

 

Fla deve descansar titulares outra vez

Campeão da Taça Guanabara, o Flamengo está correndo risco de não avançar às semifinais da Taça Rio. O time ocupa a segunda colocação do Grupo A, com nove pontos, empatado com a Cabofriense. O duelo que espera o Rubro-Negro nesta última rodada é contra a Portuguesa – também segunda colocada, nas no Grupo B -, que surge com chances de obter sua vaga. O técnico Paulo César Carpegiani vai aguardar o sábado para definir a equipe que vai enfrentar a Portuguesa, pois o Fla vem de uma importante vitória na Libertadores, quando bateu o Emelec por 2×1 em plena Guayaquil. “É impossível antecipar o time que vamos usar, pois precisamos conferir a recuperação de cada um”, analisou o técnico.

 

Vasco luta contra a virose

O Gigante da Colina vive uma apreensão rara para um mês de março. Depois de perder na Libertadores em pleno São Januário para a Universidad de Chile por 1×0, o time não pode vacilar e não pode sequer sonhar em correr o risco de ser eliminado da semifinal da Taça Rio. O Vasco é o líder do Grupo A, com dez pontos, mas está seguido de muito perto por Flamengo e Cabofriense, com nove. A grande dificuldade do Vasco é o rival que tem pela frente – o perigoso Botafogo.

Para aumentar a apreensão, o Vasco ainda sofre os efeitos da virose que trouxe problemas para o grupo antes de jogar pela Libertadores. O time a ser escalado às 16h (de Brasília) no Estádio Nilton Santos é uma grande incógnita, mas o técnico Zé Ricardo pretende não olhar para os problemas, e sim para as soluções. “É um clássico, não importa como está um ou outro. É um jogo à parte, com rivalidade”, analisou. “Sabemos que será decisivo, temos a chance de garantir a classificação para a semifinal. O Carioca também é um objetivo nosso”, concluiu o treinador, que espera a confirmação se vai poder usar ou não o volante argentino Leandro Desábato, que deixou o campo com uma lesão muscular na última partida e é dúvida para este domingo.

 

Valentim encara sua primeira decisão pelo Botafogo

Único grande a trocar de técnico entre a Taça Guanabara e a Taça Rio, o Botafogo terá um grande destaque à beira do campo neste domingo: será o técnico Alberto Valentim, que vai viver a primeira decisão pelo novo clube. O Fogão tem dez pontos e ocupa a terceira posição no Grupo B, atrás de Portuguesa (também dez) e Fluminense (11). “O time vem subindo de produção. Ele é um treinador que está trabalhando de maneira muito correta conosco”, afirmou o atacante Rodrigo Pimpão, um dos que mais cresceram depois da troca de comando.

“O Alberto é um cara muito dedicado e que gosta de trabalhar forte. Deixa o time bem compacto e se dedica muito ao grupo e ao clube. Todos os jogos foram importantes na nossa caminhada”, analisou o zagueiro Igor Rabello. É provável que o meia Marcos Vinícius ganhe uma oportunidade entre os titulares neste domingo. Resta definir quem sai, se será Ezequiel ou o chileno Leonardo Valencia.

 

Fluminense tem a chance de se reerguer

Time que atua com a maior tranquilidade entre os grandes nesta Copa Rio, o Fluminense é o líder do Grupo B e só mesmo uma reviravolta muito grande fará a equipe deixar de se classificar às semifinais, pois Portuguesa e Botafogo vêm três pontos atrás (10 a 13). O desafio do Flu é fora de casa, contra a Cabofriense, que luta pela vaga no Grupo A contra o Flamengo. O grande desafio de Abel Braga vai ser dar ânimo ao grupo depois da eliminação na Copa do Brasil para o Avaí com uma derrota por 1×0. “Precisamos melhorar a capacidade do nosso ataque, e o jogo de domingo é uma oportunidade que temos que não pode ser desperdiçada”, analisou Abelão.

 

Jogos da 6ª rodada da Taça Rio

Domingo, 18 de março

  • 16:00 – Nova Iguaçu x Macaé – Palpite: Nova Iguaçu
  • 16:00 – Cabofriense x Fluminense – Palpite: Flu
  • 16:00 – Volta Redonda x Boavista – Palpite: Empate
  • 16:00 – Bangu x Madureira – Palpite: Bangu
  • 16:00 – Botafogo x Vasco – Palpite: Empate
  • 16:00 – Flamengo x Portuguesa – Palpite: Fla