Futebol Europeu

Supercopas: temporada europeia tem Real x Atlético, PSG x Mônaco e Juventus x Milan

Real Madrid
Foto: Eric Verhoeven/Soccrates/Getty Images

Em cena, muitos clássicos nacionais

Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, Paris Saint-Germain, PSV, Porto, Chelsea, Manchester City e Bayern de Munique são apenas algumas das equipes envolvidas nas Supercopas, sejam elas nacionais ou a continental, que é a crème de la crème. O torneio da UEFA reúne dois gigantes espanhóis: o Real Madrid, tricampeão da Champions League, e o Atlético de Madrid, campeão da Liga Europa. Confira abaixo os duelos.

 

Supercopa Europeia: Real Madrid x Atlético de Madrid

A Le Coq Arena em Tallinn, capital da Estônia, abriga a Supercopa Europeia de 2018. O Real Madrid, tricampeão continental, tenta o terceiro título consecutivo do torneio, o que pode fazer com que os merengues alcancem as marcas de Barcelona e Milan, que possuem cinco troféus. Já o Atlético de Madrid, vencedor da Liga Europa, tenta dar a terceira volta olímpica de sua história no certame. O clássico madrilenho será no dia 15 de agosto.

 

Supercopa Espanhola: Barcelona x Sevilla

Pela primeira vez na história, a Supercopa Espanhola terá jogo único e será realizada fora do território nacional. Ela acontecerá em Tânger, no Marrocos, no dia 12 de agosto. O Barcelona faturou tanto o Campeonato Espanhol quanto a Copa do Rei em 2017/18. O Sevilla se classificou por ter terminado a competição copeira em segundo lugar.

 

Community Shield: Manchester City x Chelsea

No dia 05 de agosto, em Wembley, o Manchester City, campeão da Premier League, encara o Chelsea, campeão da FA Cup para dar o pontapé inicial da temporada inglesa. Os do Norte não vencem este torneio desde 2012, enquanto que os londrinos não o faturam desde 2009.

 

Trophée des Champions: Paris Saint Germain x Mônaco

Desde 2008 que a Supercopa Francesa não é realizada na França. Depois de passar por Canadá, Marrocos, Estados Unidos, Gabão, China e Áustria, ela retorna à nação asiática este ano. O jogo será em Shenzehn. O Paris Saint-Germain, de Edinson Cavani e de Neymar, tenta o hexacampeonato contra o Mônaco.

 

Troféu Johan Cruyff: PSV x Feyenoord

O Phillips Stadion, em Eindhoven, abrirá seus portões para a Supercopa Holandesa. Os locais são os detentores do troféu da Eredivisie e encaram o Feyenoord, de Roterdã, que é o atual campeão da KNVB Beker e da Supercopa. A peleja está agendada para o próximo dia 04.

 

Supercopa alemã: Eintracht Frankfurt x Bayern de Munique

O surpreendente campeão da DFB Pokal encara o Bayern de Munique em sua Commerzbank Arena. As Águias tentam uma conquista inédita diante do hexacampeão da Bundesliga. Esta batalha será no dia 12 de agosto.

 

Supertaça Cândido de Oliveira: Porto x Desportivo das Aves

O maior laureado da Supertaça, o Porto, pega o pequeno Desportivo das Aves, que conquistou a Taça de Portugal pela primeira vez na temporada passada. Este espetáculo acontece no Estádio Municipal do Aveiro, que tem capacidade para 33 mil pessoas, no próximo dia 04.

 

Supercopa Italiana: Juventus x Milan

A Supercopa Italiana será disputada em Riad, capital da Arábia Saudita, em meados de janeiro de 2019. Como a Juventus venceu tanto a Série A, quanto a Coppa Itália, o adversário da Vecchia Signora será o Milan, vice-campeão da copa.

 

Supercopas de Bélgica, Turquia e Rússia

Outros países importantes também têm suas Supercopas. No dia 22 de julho, em Bruges, conheceremos o supercampeão belga, quando o Brugge, campeão nacional, recebe o Standard Liège, campeão da Copa da Bélgica.

A Supercopa Russa está prevista para o próximo dia 27, em Nizhny Novgorod. Teremos frente a frente o Lokomotiv e o CSKA no clássico moscovita. Quem deveria estar aí é o FC Tosno, vencedor da Copa. Infelizmente, a agremiação faliu após apenas cinco anos de existência.

Em 05 de agosto, Galatasaray e Akhisar Genclik se enfrentam pela Supercopa Turca.

 

Primeiros supercampeões no dia 14 de julho

Romênia e Polônia precisam começar suas ligas mais cedo por causa do rigoroso inverno que impede a prática do futebol por pelo menos dois meses no final do ano. Já no próximo sábado, Cluj e Universidade de Craiova jogam em Craiova e Legia e Arka Gdynia em Varsóvia.

Uma semana depois, Odessa assiste a Shakhtar Donetsk x Dínamo de Kiev, que abrem os trabalhos na Ucrânia.

 

Anote na agenda

Sábado, 14 de julho:

  • 14h30: Cluj x Universidade de Craiova
  • 15h00: Legia x Arka Gdynia

Sábado, 21 de julho:

  • 12h00: Shakhtar Donetsk x Dínamo de Kiev

Domingo, 22 de julho:

  • 15h00: Brugge x Standard Liège

Sexta-feira, 27 de julho:

  • 15h00: Lokomotiv de Moscou x CSKA de Moscou

Sábado, 04 de agosto:

  • 09h00: Paris Saint-Germain x Mônaco
  • 13h00: PSV x Feyenoord
  • 16h45: Porto x Desportivo das Aves

Domingo, 05 de agosto:

  • 11h00: Chelsea x Manchester City
  • 14h45: Galatasaray x Akhisar Genclik

Domingo, 12 de agosto:

  • 15h00: Barcelona x Sevilla
  • 15h30: Eintracht Frankfurt x Bayern de Munique

Quarta-feira, 15 de agosto:

  • 16h00: Real Madrid x Atlético de Madrid