Notícias

Stipe Miocic pode ser considerado o melhor lutador peso-pesado da história do UFC?

Foto: Divulgação / UFC

A discussão sobre quem é o maior lutador de todos os tempos é eterna. E, convenhamos, é uma opinião muito relativa. Não há argumentos suficientes para convencer todo mundo da mesma conclusão. Cada um tem uma visão, um ponto de vista e um nome como referência quando se fala nisso. Mas ao menos quando se trata de peso-pesado, Stipe Miocic tem bons argumentos para sustentar a posição de “maior de todos” no octógono. Antes do UFC 226, que acontece neste sábado, em Las Vegas (EUA), ele tem mais uma chance de consolidar a posição de, ao menos, maior peso-pesado da historia do UFC.

Diante de Daniel Cormier, Miocic vai em busca da quarta defesa de cinturão consecutiva. Nenhum outro homem chegou nem perto de alcançar isso no UFC. O croata-americano já é dono do recorde de três defesas, conquistado ao superar Francis Ngannou, em sua última luta. Com um cartel de 18 vitórias em 20 lutas e triunfos acumulados em sequência contra nomes como Fabricio Werdum, Alistair Overeem, Junior Cigano e Francis Ngannou, Miocic pode, sim, ser tratado como maior peso-pesado da historia do UFC. Se você não concorda com isso, vamos relembrar outros nomes de destaque da divisão.

Andrei Arlovski foi por muito tempo um astro do UFC. Ele conquistou boas vitórias, mas não teve desafios tão imponentes assim. Cain Velasquez, por sua vez, sempre foi tratado como uma máquina e um lendário lutador. Ele merece isso. Mas como campeão, não conseguiu mais do que duas defesas de titulo consecutivas. Ele perdeu o cinturão para Fabricio Werdum e sempre teve problemas com lesões, o que atrapalhou sua atividade no octógono. Werdum é outro que consquistou o cinturão, mas não o segurou por muito tempo. Pior. Acabou o perdendo dentro de casa, no Brasil, diante de mais de 40 mil pessoas, em um estádio, sofrendo um nocaute no primeiro round justamente contra Miocic. Junior Cigano foi outro que conquistou o titulo contra Velasquez, defendeu contra Frank Mir, mas não passou disso. A conta é simples. Miocic foi o único a seguir como campeão após quatro lutas válidas pelo cinturão em sequência. Ele conquistou e defendeu por três vezes. Ninguém mais vez isso. E neste sábado, ele pode ir além.

Se ele é o maior peso-pesado da historia do MMA já é uma discussão, um pouco (não muito) mais complexa. Mas quando se trata de UFC, não vejo razão para ignorar seus feitos, suas conquistas e o brilho, mesmo que tímido, de quem fez historia e continua interessado em fazer mais pela carreira, pelo esporte e pela categoria dos pesados.

CONFIRA AS LUTAS DO UFC 226

Stipe Miocic x Daniel Cormier
Max Holloway x Brian Ortega
Francis Ngannou x Derrick Lewis
Michael Chiesa x Anthony Pettis
Gokhan Saki x Khalil Rountree
Card preliminar
Paulo Borrachinha x Uriah Hall
Mike Perry x Paul Felder
Raphael Assunção x Rob Font
Max Griffin x Curtis Millender
Gilbert Durinho x Dan Hooker
Jamie Moyle x Emily Whitmire
Lando Vannata x Drakkar Klose