Paulista A1

Série A1: Mesmo com derrota para o Palmeiras, São Paulo está nas quartas de final do Paulistão; 12ª rodada definirá o último classificado

Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Combinação de resultados garantiu o Tricolor nas quartas de final mesmo após a derrota de ontem por 2 a 0; no Morumbi, a diretoria do São Paulo se reune hoje e pode anunciar a demissão de Dorival Júnior

O São Paulo precisava de uma vitória contra o Palmeiras, ontem, para garantir tranquilamente sua vaga às quartas de final do Campeonato Paulista. Para isso, precisava vencer também o seu péssimo retrospecto no Allianz Parque: 5 derrotas em 5 jogos. Não deu. Absoluto no primeiro tempo, o Verdão abriu uma vantagem de 2 a 0 na etapa inicial, com gols de Antonio Carlos e Borja (artilheiro do Paulistão) e tratou de administrá-la na etapa final. Desesperado, Dorival Júnior promoveu três mudanças no intervalo: saíram Hudson, Marcos Guilherme e Brenner para as entradas de Shaylon, Nene e Tréllez. O “gás” novo, porém, não surtiu o efeito desejado e a derrota no Choque-Rei pode custar o emprego do técnico Tricolor.

Muito pressionado pelos maus resultados em 2018 – apesar de ter evitado o rebaixamento no Brasileirão do ano passado –, Dorival Júnior admitiu ontem (em tom de despedida) que o São Paulo está jogando abaixo do esperado para o elenco que tem. Mesmo que a combinação de resultados – empate em 0 a 0 entre Red Bull Brasil e Ponte Preta e entre São Caetano e Botafogo – garanta, pelo menos, a segunda colocação no Grupo B independente dos resultados da última rodada da fase de grupos, é pouco provável que o treinador esteja no banco de reservas comandando o time contra o RBB no Morumbi  no próximo domingo. Caso a demissão se confirme, o técnico da base André Jardine deverá interromper suas férias para assumir interinamente (ou definitivamente, dependendo dos resultados) o comando do time.

Com o encerramento da 11ª rodada, todos os confrontos das quartas de final – exceto um – estão definidos:

  • Palmeiras e Novorizontino se enfrentam pelo Grupo C (vantagem do Verdão, dono da melhor campanha)
  • Santos e Botafogo fazem o duelo do Grupo D (o Peixe tem a vantagem)
  • São Paulo e São Caetano são os representantes do Grupo B (mas, empatados em pontos, esperam a última rodada para definir quem será o líder do grupo)
  • O Corinthians – já garantido como primeiro colocado do Grupo A – espera pelos resultados da última rodada para saber se enfrentará Ituano (17 pontos) ou Bragantino (16 pontos)

Na luta contra o rebaixamento, Santo André (8 pontos), Linense (9), Ponte Preta (11) e Mirassol (11) disputam as duas vagas na Série A2 de 2019.

 

Jogos e palpites para a 12ª rodada do Campeonato Paulista – Série A1

A última rodada da fase de grupos do Paulistão 2018 acontece neste domingo, dia 11. Todos os jogos acontecem às 17 horas.

Ituano x Palmeiras

A partida é uma das duas – a outra é Bragantino x São Caetano – que serve para definir o adversário do Corinthians nas quartas de final. Para o Palmeiras é uma nova oportunidade para o técnico Roger Machado rodar o elenco e melhorar o entrosamento e condicionamento de alguns jogadores importantes que vêm atuando pouco – casos de Moisés, Guerra e Scarpa, por exemplo. O Ituano, por sua vez, precisa dos 3 pontos para garantir a segunda colocação do Grupo A sem precisar torcer contra o Bragantino. Entretanto, a diferença de elenco para o do Palmeiras é gritante demais e a derrota para o São Caetano na 10ª rodada deixou Roger Machado “vacinado” contra os times do interior de São Paulo. Mesmo que rode o elenco, o “professor” dará poucas chances ao azar. Palpite: vitória do Palmeiras.

Bragantino x São Caetano

Jogo que define os grupos A e B. Pelo Grupo A, o Bragantino precisa da vitória – e torcer contra o Ituano – para assumir a segunda colocação e encarar o Corinthians nas quartas de final. O São Caetano, por sua vez, precisa vencer – e torcer contra o São Paulo – para garantir o primeiro lugar no grupo e a vantagem nas quartas de final. Embora importante, a vantagem para o São Caetano não é fundamental. A tendência do jogo é que o Bragantino – que se interessa apenas pela vitória – jogando em casa, vá pra cima do Azulão que pode tirar proveito do contra-ataque. Palpite: empate.

São Paulo x RBB

O jogo deverá ser apenas mais um capítulo no calvário sãopaulino – que vem desde a temporada passada. Classificado para as quartas de final, precisando apenas definir quem será o primeiro colocado do Grupo B, o São Paulo receberá o Red Bull Brasil no Morumbi, muito provavelmente sem Dorival Júnior e sob protestos da torcida (a Independente, principal organizada do clube, pede desde a noite de quinta-feira que seus associados não entrem no estádio neste domingo). Sem nada em disputa (o RBB não cai mais), deverá ser apenas um final melancólico para a pífia campanha Tricolor até aqui e uma amostra do que virá na segunda fase. Palpite: empate.

Santos x São Bento

Um jogo que rigorosamente, não vale nada neste momento. Já garantido como primeiro colocado do Grupo D, o Santos recebe o São Bento – que não tem mais chances de se classificar para as quartas de final no Grupo C – apenas para “cumprir tabela”. Com jogo importante contra o Nacional (URU) pela Libertadores no próximo dia 15 e precisando se recuperar da derrota na estreia, o técnico Jair Ventura deve poupar seu elenco principal e escalar – novamente – um time misto na Vila Belmiro. Deve bastar para vencer o valente São Bento. Palpite: Santos.

Botafogo x Corinthians

Outro duelo que, à exemplo de Santos x São Bento, não vale absolutamente nada. Classificados em seus grupos para as quartas de final e sem possibilidade de mudarem de posição, Botafogo e Corinthians apenas cumprem tabela no domingo. O Timão tem pela frente seu segundo jogo na Libertadores, na próxima quarta-feira, dia 14, contra o Deportivo Lara – líder do Grupo 7 com 3 pontos. Com um elenco “cheio” e paradoxalmente com poucas opções, Fábio Carille deverá poupar seus principais atletas no domingo para atuar com força máxima na quarta-feira. Melhor para o Botafogo que pode se aproveitar do eventual desentrosamento alvinegro. Palpite: Botafogo.

Mirassol e Linense

Confronto que vale vaga no Z-2! Com 11 pontos conquistados até aqui, o Mirassol precisa de, pelo menos, um empate contra a Linense (9 pontos), para continuar na Série A1 em 2019. A equipe de Lins, por sua vez, conquistou uma importante vitória contra o Santo André na última rodada e olha para o duelo deste domingo com a mesma vontade com que um cachorro de rua vê frangos sendo assados na padaria da esquina aos finais de semana. Não deve ser um duelo tecnicamente “bonito”, mas será uma partida muito disputada. Palpite: empate.

Santo André x Novorizontino

Praticamente rebaixado (embora a matemática diga o contrário), o Santo André (8 pontos) recebe o classificado Novorizontino precisando da vitória e torcendo contra Mirassol e Ponte Preta para conseguir a improvável fuga da Série A2. Alguns dirigentes mais “visionários” do Ramalhão começaram a procurar imóveis para locação na segunda divisão paulista depois da derrota para a Linense na 11ª rodada. Palpite: Novorizontino.

Ponte Preta x Ferroviária

Correndo o sério risco de emendar o seu segundo rebaixamento em menos de um ano (caiu para a Série B do Brasileirão em 2017), a Ponte Preta recebe a Ferroviária no Moisés Lucarelli precisando da vitória para não depender de outros resultados em sua luta contra a Série A2. Teste de fogo para o jovem grupo de Eduardo Baptista que, nesta quinta-feira, fez contra o RBB aquele que pode ser considerado o PIOR jogo de todo o Campeonato Paulista 2018. Palpite: empate.