Brasileirão Série A

Série A, 24ª rodada: São Paulo recebe o Bahia tentando voltar à liderança do Campeonato Brasileiro

Querendo voltar a ser líder
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net / Reprodução

São Paulo e Bahia se enfrentam neste sábado pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após perder a liderança da competição para o Internacional, o time paulista precisa vencer em casa se quiser voltar ao topo da tabela. O tricolor baiano, por sua vez, quer os 3 pontos para se colocar entre os 10 primeiros e, depois, buscar o G-6.

Internacional e São Paulo chegam à 24ª rodada do Campeonato Brasileiro com os mesmos 46 pontos. Com um gol à mais no saldo (17 a 16) o Internacional é o atual líder da competição e encara o clássico contra o Grêmio para seguir no topo. Recebendo o Bahia em casa a partir das 19 horas, o time dirigido pelo técnico Diego Aguirre precisa da vitória para se manter vivo na competição e não correr o risco de ser, dependendo da combinação de resultados, ultrapassado pelo Palmeiras que, com 43 pontos, luta pela liderança do Brasileirão e encara o bagunçado Corinthians na estreia de Jair Ventura no comando do alvinegro. Para ser bem-sucedido em sua missão precisará superar o Bahia, time que não luta pelo título mas que, organizado em campo e com bons talentos, tem conquistado pontos importantes e vendido caro suas derrotas.

 

Bons números não bastam

Era inegável que o São Paulo, apesar de líder, não vinha mostrando um futebol de campeão. A campanha do Corinthians e do Grêmio em 2017, entretanto, mostrou que nem sempre o dono do melhor futebol leva a taça para casa. Contando com a famosa “sorte de campeão”, o Tricolor vinha se encontrando em campo e somando os pontos que o levaram à liderança da competição por 5 rodadas. Mas os “defeitos” do time voltaram à tona.

O goleiro Sidão, que nunca foi unanimidade entre a torcida, voltou a “jogar com emoção” e desentendendo-se com sua defesa, levou dois gols-contra nas últimas duas partidas que determinaram o empate em 1 a 1 contra o Fluminense e a derrota por 1 a 0 para o Atlético-MG.

A ausência do meia Éverton – recuperando-se de lesão – e os desfalques de outros jogadores importantes como Nenê e Jucilei (que cumpriram suspensão pelo 3º cartão amarelo) e Diego Souza que foi expulso no início do jogo contra o Fluminense também contribuíram para a queda de rendimento do ex-líder e deixar exposto o “cobertor curto” que Aguirre tem ao olhar para o banco de reservas.

Apesar disso, os números do São Paulo continuam muito bons. Até aqui o time do Morumbi acumula 13 vitórias, 7 empates e apenas 3 derrotas marcando 35 gols e sofrendo 19. Tem, ao lado do Palmeiras, o segundo melhor ataque do torneio – perdendo apenas para o Atlético-MG que balançou as redes 38 vezes no Brasileirão.

 

Fugindo do Z-4

Dono de uma campanha irregular no Brasileirão 2018, o Bahia somou até aqui 28 pontos em 7 vitórias, 7 empates e 9 derrotas. É o 11º colocado e chega ao Morumbi tentando se aproveitar do mau-momento do São Paulo para somar pontos, se afastar de vez do Z-4 e, quem sabe, sonhar com uma vaga no G-6 – a distância hoje para o 6º colocado, Atlético-MG, é de 10 pontos.

Apesar de jogar bem com a bola nos pés, o Bahia vem sofrendo demais com sua defesa que levou, até aqui, 28 gols – contra 24 marcados pelo seu ataque.

Uma das armas que o técnico Enderson Moreira terá à sua disposição para o jogo de hoje é o artilheiro Gilberto, que deixou o São Paulo no final de 2017 e poderá fazer valer a “lei do ex” logo mais no Morumbi.

 

Possíveis escalações

São Paulo

Mais uma vez Diego Aguirre precisará mexer no São Paulo. O time que irá à campo hoje terá mudanças em relação à equipe que perdeu para o Atlético-MG na última rodada. Sem poder contar com Éverton, que se recupera de um estiramento na coxa esquerda, e Reinaldo que levou o 3º cartão amarelo, o técnico poderá começar o jogo com Liziero no meio. Everton Felipe segue como uma opção.

Também seguem fora da equipe Arboleda (que está com a seleção equatoriana), Luan (na seleção sub-20), Bruno Peres (estiramento no adutor direito), Rodrigo Caio (aprimorando a forma física após se recuperar de lesão no joelho direito) e Araruna (tendinite).

Por outro lado, Diego Souza, após cumprir suspensão, volta ao ataque e manda Tréllez de volta ao banco de reservas e Sidão, que novamente recebe uma chuva de críticas, seguirá como titular no gol.

Com isso, o mais provável é que o São Paulo incide o jogo com:

Sidão; Régis, Bruno Alves, Anderson Martins e Edimar; Jucilei, Hudson, Liziero e Nenê; João Rojas e Diego Souza.

Bahia

Desfalcado apenas do zagueiro Douglas Grolli que segue se recuperando de uma lesão, o técnico Enderson Moreira comemora os retornos de Léo e Vinícius e, como dito antes, aposta no faro artilheiro de Gilberto para sair do Morumbi com um bom resultado em mãos.

Com o departamento médico praticamente vazio, o Bahia deverá ir à campo hoje com a seguinte formação:

Douglas Friedrich; Nino Paraíba, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Gregore e Elton; Zé Rafael, Vinícius e Marco Antônio; Gilberto.

 

Palpite para São Paulo x Bahia

A melhor arma do São Paulo para o jogo de hoje é o Morumbi. Nos últimos 11 jogos como mandante – pelo Brasileirão – o time de Diego Aguirre não sabe o que é perder.

O Bahia, por sua vez, é um dos piores visitantes da competição. Em 10 jogos longe de seus domínios pelo campeonato nacional o time obteve 7 derrotas, 2 empates e apenas 1 vitória.

Diante da frieza dos números em relação ao desempenho de cada um dos tricolores é fácil cravar que o São Paulo entra em campo com grandes chances de obter uma importante vitória e jogar a pressão de defender a liderança para o Internacional.

O Bahia, entretanto, vem mostrando bom futebol e o empate não será nenhuma surpresa.

 

JOGOS E PALPITES DA 24ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2018

Sábado, 8 de setembro

  • 16:00 – Sport x Cruzeiro – palpite: Cruzeiro
  • 19:00 – São Paulo x Bahia – palpite: São Paulo
  • 21:00 – Flamengo x Chapecoense – palpite: Flamengo

Domingo, 9 de setembro

  • 16:00 – América-MG x Ceará – palpite: América-MG
  • 16:00 – Fluminense x Botafogo – palpite: empate
  • 16:00 – Palmeiras x Corinthians – palpite: empate
  • 16:00 – Internacional x Grêmio – palpite: Internacional
  • 19:00 – Paraná x Santos – palpite: Santos
  • 19:00 – Vitória x Vasco – palpite: Vitória

Segunda-feira, 10 de setembro

  • 20:00 – Atlético-MG x Atlético-PR – palpite: Atlético-PR

 

CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO 2018

  1. Internacional, 46 – Libertadores
  2. São Paulo, 46 – Libertadores
  3. Palmeiras, 43 – Libertadores
  4. Flamengo, 41 – Libertadores
  5. Grêmio, 41 – Pré-Libertadores
  6. Atlético-MG, 38 – Pré-Libertadores
  7. Cruzeiro, 32 – Sul-Americana
  8. Corinthians, 30 – Sul-Americana
  9. América-MG, 29 – Sul-Americana
  10. Santos, 28  – Sul-Americana (1 jogo a menos)
  11. Bahia, 28 – Sul-Americana
  12. Fluminense, 28 – Sul-Americana
  13. Atlético Paranaense, 27 (1 jogo a menos)
  14. Vitória, 26
  15. Botafogo, 26
  16. Vasco, 24 (1 jogo a menos)
  17. Sport, 23 – Zona de rebaixamento
  18. Ceará, 23 – Zona de rebaixamento
  19. Chapecoense, 22 – Zona de rebaixamento (1 jogo a menos)
  20. Paraná, 16 – Zona de rebaixamento