Copinha

Semifinais da Copinha colocarão frente a frente Flamengo x Portuguesa e Internacional x São Paulo nesta segunda-feira

Flamengo Copinha
Foto: Staff Images / Flamengo

Rubro-Negro e Tricolor têm ligeiro favoritismo, mas adversários fazem campanhas surpreendentes

Nesta segunda-feira (22), acontecem as semifinais da Copa São Paulo. Depois da eliminação do Corinthians pelo Avaí, na última sexta-feira foi a vez de outro grande favorito, o Palmeiras, ser derrotado nos pênaltis pela Portuguesa, e perder a chance de conquistar seu primeiro título da competição. A Lusa segue bem viva, e enfrenta o Flamengo, às 17:30 (horário de Brasília), no Canindé. O mando de campo é dos cariocas.

Na outra chave, as emoções ficarão por conta do embate entre Internacional e São Paulo. O Tricolor Paulista é tricampeão da Copa RS Sub-20, e fez uma das campanhas mais consistentes da Copinha até aqui. Por outro lado, o Colorado cresceu muito de produção nas últimas rodadas, e vem de três vitórias consecutivas por goleada. A partida acontece às 20 horas, na Arena Barueri.

Confira os prognósticos para os duelos que definirão os finalistas.

 

Flamengo x Portuguesa

Antes da bola rolar pela fase de mata-mata, o Flamengo trabalhava com a perspectiva de encarar os favoritos Corinthians e Palmeiras, tornando seu caminho até a final um dos mais complicados. Para surpresa geral, no entanto, o Timão não resistiu ao Avaí, e o Verdão caiu diante da tradicional Portuguesa.

Na noite da última sexta-feira, o Rubro-Negro venceu os catarinenses por 1×0. O time contou com o retorno dos atletas que se incorporaram aos profissionais para a estreia do Campeonato Carioca, e foi exatamente um deles, Vítor Gabriel, que marcou o gol da vitória, em bela arrancada, aos 27 minutos do primeiro tempo.

O desafio agora será passar pela Portuguesa em pleno Canindé. A Lusa entrou em campo como azarona diante do Palmeiras, mas conseguiu sair na frente no último lance do primeiro tempo, em pênalti cobrado por Thawan. O time tentou segurar as pontas na etapa complementar, e resistiu até os 30 minutos, quando Yan, de cabeça, deixou tudo igual. Nos pênaltis, os garotos Rubro-Verdes foram mais competentes, e converteram três cobranças, contra apenas duas do Verdão. A Portuguesa já chegou à quatro finais de Copinha, e conquistou o título duas vezes, em 1991 e 2002.

O Flamengo é favorito para chegar à final, e meu palpite para vencer a partida. Porém, não convém duvidar deste time da Lusa, que já mostrou do que é capaz.

 

Internacional x São Paulo

O Internacional tem sido uma das boas surpresas desta fase mais aguda da Copa São Paulo, e depois de golear o Boavista (5×1), a Desportiva Paraense (4×0), e o Santos (4×0), terá seu maior desafio na noite desta segunda-feira, diante de um dos clubes mais vitoriosos da categoria.

O São Paulo, juntamente com o Botafogo-RJ, teve o ataque mais positivo da primeira fase, com um total de 13 gols. No mata-mata, o Tricolor não foi tão exuberante, mas passou por Chapecoense (2×0), Botafogo-SP (1×0), Cruzeiro (1×0), e em seu duelo mais emocionante, superou o bom time do Vitória nos pênaltis após empate por 2×2 no tempo normal. A equipe dirigida por André Jardine esteve atrás no placar em duas oportunidades, mas teve coroada sua persistência, e chegou ao empate nos últimos minutos da segunda etapa.

O Colorado conta com um número maior de talentos individuais, e tem jogadores como Brenner, Netto e Richard, além do capitão Roberto, que atravessam ótima fase. O primeiro é um dos artilheiros desta Copa São Paulo, e já balançou as redes seis vezes. Na última atividade antes da partida, o técnico Fábio Matias reuniu os jogadores e falou por alguns minutos sobre a necessidade de se manter a competitividade na próxima partida. Depois das últimas atuações, é importante evitar que o sucesso suba à cabeça dos garotos. Matias também fez os últimos ajustes na parte tática, trabalhando a posse de bola e as transições.

Internacional e São Paulo mediram forças pela última vez na primeira fase da Copa-RS, no início de dezembro, e os paulistas venceram por 2×1, com gols de Gabriel Sara e Rodrigo. André Jardine minimizou a influência deste resultado na partida de segunda-feira: “Foi um outro momento, outra competição. As equipes mudaram um pouco, eles e nós. Dá para ter uma base, mas o dinamismo do futebol faz com que a história seja feita de forma diferente, nova. Temos que jogar muito bem para conseguir vencer e seguir”, declarou o comandante são-paulino.

Um ligeiro favoritismo é atribuído ao Tricolor, que jogará diante de sua torcida, mas meu palpite é que o Inter manterá a boa sequência para chegar à sua sexta final de Copinha. Os gaúchos são tetracampeões da competição, mas não levantam o caneco desde 1998.

 

Jogos das semifinais da Copa São Paulo 2018

Segunda-Feira, 22 de janeiro

  • 17:30 – Flamengo x Portuguesa – Palpite: Flamengo
  • 20:00 – Internacional x São Paulo – Palpite: Internacional