Amistosos de seleções

Seleções fazem últimos ajustes para a Copa do Mundo em amistosos ao redor do mundo. Confira o que vem por aí durante a semana

Seleção Portuguesa
Foto: Pedro Fiúza/NurPhoto via Getty Images

Nos próximos dias teremos Portugal, França, Peru, Rússia e muitas outras equipes em busca da formação ideal para fazer bonito na maior competição do futebol mundial

Restando poucos dias para o início da Copa do Mundo, as seleções já definiram seus convocados, e agora é a hora de fazer os últimos ajustes antes da estreia. Diversos amistosos acontecem ao longo da semana, e serão uma excelente oportunidade para observar algumas das equipes que marcarão presença na Rússia.

Nesta segunda (28), às 15:45 horas (horário de Brasília), a seleção portuguesa, ainda sem Cristiano Ronaldo, mede forças com a Tunísia, que estará no Grupo G, com Bélgica e Inglaterra. Às 16 horas, a França retorna ao Stade de France, onde em março foi surpreendentemente derrotada pela Colômbia, para encarar a Irlanda. Na terça-feira, o Peru, que está no grupos dos franceses, terá seu primeiro teste depois da confirmação da suspensão ao atacante Guerrero, e recebe a Escócia, em Lima. Os anfitriões russos viajam até a Áustria para jogar na quarta-feira, às 20:30, contra a embalada seleção local.

Confira nossos prognósticos para os principais embates da semana e já comece a entrar no clima da maior competição do futebol mundial.

 

Portugal x Tunísia

Em Braga, a seleção portuguesa não terá grande parte dos jogadores considerados titulares, incluindo o craque Cristiano Ronaldo, mas o técnico Fernando Santos pretende aproveitar o amistoso contra a Tunísia para observar alguns nomes que tiveram poucas oportunidades com a camisa grená. Caso, por exemplo, do jovem zagueiro do Benfica Rúben Dias, que fará sua estreia com a seleção. Os goleiros Anthony Lopes e Beto, os zagueiros Ricardo Pereira, Rúben Dias e Mário Rui, e os meias Manuel Fernandes e Bruno Fernandes, que não entraram em campo durante todo o período das eliminatórias, também terão uma oportunidade para mostrar que podem estar entre os titulares.

A Tunísia, que voltará a disputar um mundial após 12 anos, sofreu um baque com o corte de seu principal jogador, o meia Youssef Msakni, que rompeu os ligamentos o joelho. Segundo o técnico Nabil Maalou, a ausência do atleta tem para o seu time o mesmo efeito que a falta de Messi faria para a seleção argentina. Sem seu cérebro no setor de criação, os norte-africanos devem manter o foco na imposição física e um sistema defensivo bem organizado. Será um bom teste para o segundo jogo da Copa, diante do Marrocos.

Apesar dos desfalques, os campeões europeus são franco-favoritos.

 

França x Irlanda

Tudo que envolve a partida entre França e Irlanda, que acontece na tarde desta segunda-feira, remete a polêmica. O clima azedou entre o técnico Didier Deschamps e o meia do PSG Rabiot, que criticou publicamente o ex-chefe após ficar de fora da lista de convocados. Outros medalhões, como Anthony Martial, do Manchester United, Alexandre Lacazette, do Arsenal e Kingsley Coman, do Bayern de Munique, também foram preteridos, e o ambiente no vestiários dos Bleus, como de costume, não é dos mais harmoniosos. Além disso, o adversário será o mesmo da repescagem das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, marcada por um gol controverso anotado após toque de mão do atacante Henry, em um lance até hoje lamentado pelos irlandeses.

Fora da Copa, a seleção da Irlanda passa por um processo de renovação visando as eliminatórias para a Euro 2020, e o técnico Martin O´Neill convocou sete jogadores pela primeira vez. Em sua maioria, os novatos atuam pela liga local.

Apesar do susto com a derrota em casa para a Colômbia, a França recuperou o bom futebol na partida seguinte, diante da Rússia, e deve vencer com facilidade.

 

Peru x Escócia

Uma coisa não se pode negar: a poucos dias da estreia na Copa do Mundo, diante da Dianamarca, a seleção peruana encontra-se em perfeita sintonia com o seu torcedor, como atesta a presença de milhares de expectadores no treino aberto comandado pelo técnico Ricardo Gareca no Estádio Nacional de Lima antes do amistoso contra a Escócia, que acontece nesta terça-feira, às 22 horas. Apesar da quase certa ausência de Guerrero, que receberá na próxima sexta-feira uma resposta para seu último recurso, o clima é de otimismo e empolgação pelo retorno à competição após 36 anos.

A exemplo da Irlanda, a Escócia foca na Euro 2020 depois de não conseguir se classificar para a Rússia. O país não participa de uma competição importante desde a Copa de 1998, e em fevereiro passou a ser novamente treinada por Alex McLeish, que foi muito bem sucedido em seus tempos de jogador, mas nos 10 jogos como técnico, em 2007, fracassou.

A expectativa é por uma vitória tranquila dos sul-americanos.

 

Áustria x Rússia

Depois de disputar cinco partidas consecutivas em casa sem conseguir obter uma única vitória, a Rússia, seleção anfitriã da Copa do Mundo, viaja até Innsbruck para enfrentar a Áustria, que apesar de não ter se classificado, terminou as eliminatórias em viés de crescimento, e levou a melhor em seus três últimos amistosos, contra Uruguai, Eslovênia e Luxemburgo.

Os austríacos serão os últimos adversários da seleção brasileira antes da estreia pelo mundial, e devem servir como um ótimo teste para a equipe comandada por Tite. Diante do claudicante selecionado russo, são favoritos para emendar mais uma vitória

 

Amistosos Internacionais

Segunda-feira, 28 de maio

  • 08:00 – Coréia do Sul x Honduras
  • 09:00 – Quênia x Guiné Equatorial
  • 13:00 – Bósnia-Herzegovina x Montenegro
  • 15:15 – Turquia x Irã
  • 15:45 – Itália x Arábia Saudita
  • 15:45 – Portugal x Tunísia
  • 16:00 – França x Irlanda
  • 16:00 – Nigéria x Congo
  • 19:30 – Estados Unidos x Bolívia
  • 22:00 – México x País de Gales

Terça-Feira, 29 de maio

  • 13:00 – Azerbaijão x Quirguistão
  • 14:00 – Armênia x Malta
  • 22:00 – Panamá x Irlanda do Norte
  • 22:00 – Peru x Escócia

Quarta-feira, 30 de maio

  • 07:25 – Japão x Gana
  • 15:45 – Áustria x Rússia

Quinta-Feira, 31 de maio

  • 11:00 – Romênia x Chile
  • 15:45 – Eslováquia x Holanda
  • 17:00 – Marrocos x Ucrânia