Brasileirão Série A

São Paulo pode assumir a liderança do Brasileirão, mas precisa vencer o Grêmio fora de casa

Prognóstico do jogo entre São Paulo e Grêmio da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018.
Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

 Equipes tiveram muitos desfalques na última rodada, mas chegam reforçadas para o embate de Porto Alegre

O tropeço do Flamengo na partida contra o Santos abriu a brecha que o São Paulo tanto esperava para assumir a liderança do Brasileirão. Agora, cabe ao Tricolor paulista vencer o Grêmio nesta quinta-feira (26), às 19:30 (horário de Brasília), em Porto Alegre. O time chega embalado por quatro vitórias consecutivas, ao passo que os donos da casa buscam a recuperação.

Ambas as equipes atuaram bastante desfalcadas na rodada passada, mas enquanto os gaúchos se perderam e tiveram sua pior atuação no campeonato diante do Vasco, o time paulista soube contornar as ausências para conquistar uma grande vitória no clássico contra o Corinthians. O problema será bastante minimizado para o duelo de quinta-feira, já que ambas as equipes voltarão a contar com atletas importantes.

Kanneman e Maicon voltam ao Grêmio

Renato Portuluppi comemora principalmente o retorno do zagueiro argentino Kanneman, que acometido de uma forte gripe, ficou de fora dos últimos dois jogos. Maicon, destaque do duelo contra o Atlético-MG ao exercer a função que antes cabia a Arthur, também volta ao time após cumprir suspensão.

Por outro lado, as últimas avaliações confirmaram que o lateral-esquerdo Bruno Cortês não tem condição de atuar, e será substituído por Marcelo Oliveira. Léo Moura e Ramiro também não participaram dos últimos treinamentos, deixando Madson, Leonardo e Marinho à postos como prováveis substitutos. No lugar do suspenso André, quem joga é Jael.

O lateral-esquerdo Juninho Capixaba, mais novo reforço do elenco, foi inscrito no BID nesta quarta-feira, e já deve ficar como opção no banco.

Tradicionalmente forte enquanto mandante, o Grêmio não vem apresentando números muito animadores nas partidas disputadas na Arena. Em sete compromissos, o time somou 12 pontos, com três vitórias, três empates e uma derrota.

 

Mesmo acertado com o Porto, Militão joga pelo São Paulo

No São Paulo, quem está de volta é o meia Everton, acompanhado do volante Araruna e do goleiro Sidão. O trio cumpriu suspensão na vitória contra o Corinthians, e será um reforço importante para o Tricolor paulista.

A solução encontrada pelo técnico Diego Aguirre para armar o setor de meio campo no clássico foi adiantar o lateral esquerdo Reinaldo, que acabou se tornando o grande destaque, e decidiu a partida ao marcar dois gols. Com Everton à disposição, o atleta retornará à sua posição original.

O lateral-direito Eder Militão foi negociado pela diretoria junto ao Porto, mas ainda defenderá a camisa do clube por mais quatro partidas.

Com um aproveitamento de 57,1%, o São Paulo é o melhor visitante do Brasileirão. Os paulistas venceram três partidas, empataram outras três, e perderam apenas uma.

 

Retrospecto de Grêmio x São Paulo

No confronto direto, o Tricolor paulista leva a melhor sobre o gaúcho, com um total de 37 vitórias e 30 derrotas. Os empates foram 26.

As equipes decidiram o Brasileirão de 1981, e o Grêmio ficou com o título ao triunfar nas duas partidas, por 2×1 e 1×0.

Na Arena do Grêmio, onde acontece o jogo de quinta-feira, o histórico de confrontos é absolutamente equilibrado, com duas vitórias para cada lado e dois empates.

Últimos jogos

  • 15/11/2017 – Grêmio 1 × 0 São Paulo
  • 24/07/2017 – São Paulo 1 × 1 Grêmio
  • 17/11/2016 – São Paulo 1 × 1 Grêmio
  • 24/07/2016 – Grêmio 1 × 0 São Paulo
  • 13/09/2015 – Grêmio 1 × 2 São Paulo
  • 06/06/2015 – São Paulo 2 × 0 Grêmio

Prováveis escalações

Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Moura (Leonardo, Madson), Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira (Capixaba); Cícero, Maicon, Ramiro (Marinho), Luan e Everton; Jael. Técnico: Renato Portaluppi.

São Paulo: Sidão; Éder Militão, Arboleda, Anderson Martins e Reinaldo; Hudson, Liziero e Nenê; Rojas, Everton e Diego Souza. Técnico: Diego Aguirre.

Palpite

Tudo que o São Paulo queria era que o Flamengo cometesse um deslize que o permitisse tomar a dianteira, e já que os cariocas facilitaram sua vida, o time dará a vida em campo para vencer o Grêmio, que não anda lá muito bem das pernas.

Acredito que será um duelo extremamente acirrado, pois nunca é fácil superar o Imortal em seus domínios, mas o Tricolor paulista vence e assume a liderança.

 

Jogos da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Quarta-feira, 25 de julho

  • 19:30 – Fluminense 1 x 0 Palmeiras
  • 21:00 – Atlético-MG 2 x 0 Paraná
  • 21:45 – Santos 1 x 1 Flamengo
  • 21:45 – Corinthians 2 x 0 Cruzeiro

Quinta-feira, 26 de julho

  • 19:30 – Vitória x Sport – Palpite: empate
  • 19:30 – Botafogo x Chapecoense – Palpite: Botafogo
  • 19:30 – Grêmio x São Paulo – Palpite: São Paulo
  • 20:00 – América-MG x Internacional – Palpite: Internacional

Quarta-feira, 29 de agosto (jogos remanescentes da rodada)

  • 19:30 – Atlético-PR x Vasco – Palpite: empate
  • 19:30 – Ceará x Bahia – Palpite: Ceará