Copa do Brasil

Santos e Cruzeiro buscam recuperação em duelo pelas quartas de final da Copa do Brasil

Prognóstico do jogo entre Cruzeiro e Santos de ida das quartas de final da Copa do Brasil 2018.
Foto: Ivan Storti/Santos FC

Clubes não vivem uma boa fase após a volta do Mundial

Nesta quarta-feira Santos e Cruzeiro se enfrentam na Vila Belmiro, às 19h30, pelas quartas de final da Copa do Brasil e os dois clubes precisam dar resposta em campo, pois ambos não vivem um bom momento. Isso deve resultar em uma partida bem equilibrada, com o Peixe aparecendo com ligeira vantagem por jogar em casa.

Santos não venceu depois do Mundial

O primeiro semestre do Santos foi ruim, mas a volta conseguiu ser ainda pior, tanto que Jair Ventura não resistiu e foi demitido. Para o seu lugar chega Cuca, que terá muito trabalho pela frente. O Alvinegro não ganhou nenhuma das quatro partidas disputadas em julho e para piorar balançou as redes só duas vezes.

O ponto alto da crise foi o revés em casa contra o América-MG neste domingo, quando mesmo finalizando 31 vezes não conseguiu furar a defesa do Coelho. Esta deficiência ligou um alerta no time, que entrou na zona de rebaixamento do Brasileirão. Sem chances de brigar por muita coisa no Campeonato Nacional, o clube tem que apostar as suas fichas na competição de mata-mata para fechar o ano com algum título.

Principal nome do Peixe no momento, o jovem Rodrygo está recuperado das dores no tornozelo esquerdo e vai para campo. Em compensação, Lucas Veríssimo, com lombalgia, está fora, se juntando a Eduardo Sasha, que também desfalca a equipe.

Desta forma, o Santos será escalado com: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique e Dodô; Alison e Diego Pituca; Rodrygo, Gabigol, Yuri Alberto e Bruno Henrique

Cruzeiro em crise contra os paulistas

Depois de ganhar dois jogos na volta da Copa do Mundo, o Cruzeiro desceu a ladeira e fez péssimas partidas contra dois paulistas. Um ponto em comum foi a pontaria ruim nas duas apresentações. Contratado para ser o homem gol e substituir os lesionados Fred e Sassá, o reforço Barcos foi o grande vilão nestes últimos dias. Primeiro o atacante perdeu um gol na pequena área contra o Corinthians e neste domingo desperdiçou um pênalti diante do São Paulo.

Tudo isso soma-se ao fato da Raposa não ter ganho nenhum dos últimos quatro jogos fora de casa, o que a torna uma certa zebra diante do Santos. O clube também precisa ter cautela quanto a parte física, pois vive mês decisivo, tendo que se recuperar no Brasileirão para ter esperança de título e também confrontos com o Flamengo pela Libertadores.

O time terá cara nova no meio de campo nesta quarta-feira. Depois de cumprir suspensão contra o São Paulo, o volante Lucas Silva volta a equipe titular. O mesmo acontece com Thiago Neves e Robinho, que foram poupados diante do Tricolor, mas que treinaram normalmente neste começo de semana. O trio substitui Ariel Cabral, Mancuello e Rafinha.

Os únicos jogadores que estão fora da partida são os atacantes Sassá e Fred, que seguem no departamento médico. Com isso, a Raposa vai para campo com Fábio; Edilson, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Robinho e Thiago Neves; Arrascaeta e Barcos.

O que esperar do jogo

Com um ataque instável e geralmente adotando uma postura mais cautelosa, a expectativa é que o Cruzeiro jogue fechado, buscando voltar para casa com um empate. O resultado até pode acontecer, mas é difícil imaginar que o Santos terá um pé tão descalibrado como no jogo de domingo.

Histórico do confronto

As duas equipes se enfrentaram 69 vezes e o histórico aponta enorme equilíbrio. A vantagem está com o Cruzeiro, que ganhou 26 jogos, contra 23 triunfos do Santos e 20 empates. Um detalhe curioso é que a Raposa ganhou os últimos dois encontros na casa do Peixe.

Pela Copa do Brasil, os clubes se encontraram pela primeira vez nas semifinais de 2000. Os mineiros levaram a melhor, ganhando por 2 a 0 em Belo Horizonte e segurando um empate em 2 a 2 na volta.

A história se repetiu em 2014, quando pela mesma fase, o Cruzeiro passou com um triunfo por 1 a 0 em casa e um empate em 3 a 3 fora.

Jogos de ida das quartas de final da Copa do Brasil 2018

Quarta-feira, 1 de agosto

  • 19:30 – Santos x Cruzeiro. Palpite: Santos vence por 1 a 0
  • 21:45 – Corinthians x Chapecoense. Palpite: Corinthians vence por 2 a 0
  • 21:45 – Grêmio x Flamengo. Palpite: Grêmio vence por 1 a 0

Quinta-feira, 2 de agosto

  • 19:15 – Bahia x Palmeiras. Palpite: 1 a 1