Ganhador.com

Copa do Nordeste

Sampaio Corrêa e Vitória iniciam briga por vaga na semifinal do Nordestão

Sampaio Corrêa
Foto: Lucas Almeida

Maranhenses estreiam novo treinador e baianos tentam embalar

Sampaio Corrêa e Vitória estão um pouco atrasados em seus calendários. Eles são os únicos que ainda não jogaram a partida de ida das quartas de final da Copa do Nordeste. Nesta terça-feira, os dois rivais finalmente entram em campo no Castelão. Ambos perderam os títulos estaduais e estão mal no Brasileirão. O Nordestão pode ser o atalho para salvar a temporada e comemorar um título importante no corrente ano.

 

Histórico

As duas tradicionais instituições nordestinas nunca jogaram entre si pela Copa do Nordeste.

O Vitória tem quatro troféus da competição, levantados em 1997, 1999, 2003 e 2010.

O Sampaio Corrêa nunca chegou às semifinais e, portanto, nunca terminou entre os quatro melhores da sua região.

 

Regulamento

Após cento e oitenta minutos de futebol, avança para a semifinal, o concorrente que tiver somado o maior número de pontos. Em caso de igualdade, o primeiro critério de desempate é o saldo de gols, seguido pelos gols marcados na casa do adversário.

Os confrontos da próxima fase só serão definidos quando tivermos os quatro classificados. A equipe de melhor campanha enfrentará a de pior dentre das sobreviventes.

O Bahia despachou o Botafogo-PB e se tornou o primeiro semifinalista. Após as primeiras pelejas, ABC e Ceará têm vantagens respectivamente sobre Santa Cruz e CRB para os embates da volta.

 

Como chegaram até aqui?

O Sampaio Corrêa caiu no grupo D com Ceará, CSA e Salgueiro. Ao somar nove pontos (duas vitórias, três empates e uma derrota), terminou em segundo lugar.

O Vitória venceu a chave B com 13 pontos (quatro triunfos, uma igualdade e um revés). Seus rivais foram ABC, Globo e Ferroviário.

 

Roberto Fonseca inicia desafio

O Sampaio Corrêa faz uma temporada bem aquém de suas tradições. Depois de não chegar sequer às semifinais do Campeonato Estadual, a Bolívia Querida também caiu na Copa do Brasil e faz uma péssima campanha na Série B. O Tricolor tem até o momento apenas quatro pontos acumulados e ocupa a décima-sétima posição na tábua de classificação.

O último ato de Francisco Diá à frente da equipe foi contra o CRB. Os maranhenses perderam por 3 a 2 e ele foi demitido logo depois do encontro. Maracás e João Paulo, os autores dos tentos, lamentaram o gol sofrido no último minuto.

Quem chega para salvar a pátria é Roberto Fonseca. Mal foi apresentado e já ganhou um presente. Trata-se do goleiro Busatto, contratado junto ao Aparecidense-GO.

 

De camisa e sangue novos

O Vitória vem de um importante triunfo sobre o Vasco da Gama, em São Januário. Na ocasião, Vágner Mancini promoveu seis trocas em seus titulares. Os gols saíram por intermédio de Lucas Fernandes, André Lima e Werley (contra). Fica a dúvida se estas mexidas serão mantidas em São Luís.

Vice do Baianão, o Leão também sonha com a volta olímpica do Nordestão para salvar o ano. Já se imagina que o time lutará contra o descenso no Campeonato Brasileiro. Apesar do êxito conseguido na Cidade Maravilhosa, o rubro-negro ainda é o décimo-oitavo colocado da primeira divisão.

Yago, artilheiro do certame com cinco gols, deve começar no banco de reservas.

Os atletas vestem pela primeira vez os novos uniformes.

 

Possíveis escalações

Sampaio Corrêa: André Luiz; Bruno Moura, Joécio, Maracás e Alyson; César Sampaio, Danielzinho, William e João Paulo; Alvinho e Bruninho. Técnico: Roberto Fonseca.

Vitória: Caíque; Lucas, Kanu, Walisson Maia e Jeferson; Willian Farias, Fillipe Soutto, Rhayner, Neilton e Wallyson; André Lima. Técnico: Vagner Mancini.

 

Palpite

Apesar dos recursos humano, técnico e financeiro serem limitados, Vágner Mancini tem operado verdadeiros milagres no Vitória. Foi assim que ele escapou do rebaixamento no final do Brasileirão de 2017 e que tem conseguido algumas proezas, como tirar a invencibilidade do Corinthians na Série A do ano passado e como bater o Vasco fora de seus domínios há três dias.

Do outro lado, temos um profissional que ainda está na fase de observar suas peças. Talvez seja muito cedo para tirar um coelho da cartola.

Por tudo isso, penso que o Vitória se impõe: 1 a 0 e aguardaremos o jogo de volta.

 

Jogos de ida das quartas de final do Nordestão de 2018

Quinta-feira, 26 de abril:

  • 21h45: Botafogo-PB 1×2 Bahia 

Terça-feira, 01 de maio:

  • 21h45: ABC 1×0 Santa Cruz

Quinta-feira, 10 de maio:

  • 21h45: CRB 3×3 Ceará

Quarta-feira, 16 de maio:

  • 19h15: Sampaio Corrêa x Vitória – palpite: Vitória.

 

Jogos de volta das quartas de final do Nordestão de 2018

Quinta-feira, 03 de maio:

  • 21h45: Bahia 0x0 Botafogo-PB

Terça-feira, 22 de maio:

  • 19h00: Santa Cruz x ABC – palpite: Santa Cruz.

Quarta-feira, 23 de maio:

  • 19h15: Ceará x CRB – palpite: Ceará.

Quinta-feira, 24 de maio:

  • 21h15: Vitória x Sampaio Corrêa – palpite: Vitória.

 

Comentários

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar