Copa Libertadores

River Plate x Santa Fé: Millonarios buscam a primeira vitória na Copa Libertadores em meio à má fase colombiana

Foto: Marcelo Endelli/Getty Images

Após início de temporada irregular, clube argentino está sete jogos invictos em 2018; instabilidade rival pode facilitar trabalho de Lucas Pratto e companhia no Monumental

Depois de arrancar um importante empate contra o Flamengo em 2×2 na rodada de abertura da Copa Libertadores de 2018, o River Plate volta a campo pelo torneio continental de olho na primeira vitória na atual edição. Os Millonarios recebem nesta quinta-feira (5 de abril), às 19h15, o Independiente Santa Fé, buscando os primeiros três pontos que podem o colocar na ponta do Grupo 4 ao lado do Flamengo, que hoje comanda a chave com quatro. Confira tudo sobre o embate que ocorre no estádio Monumental de Núñez.

 

Ascensão

Considerado um dos principais favoritos a todas as competições que disputa na temporada, ao lado de Palmeiras, Flamengo e Boca Juniors, o River Plate demorou para engrenar. Foi preciso, especificamente, dois meses para a trupe dirigida por Marcelo Gallardo “entrar na linha” e começar a dar resultado. Isso porque o início de 2018 foi decepcionante, com o clube somando apenas quatro pontos – uma vitória e um empate – em 15 possíveis na Superliga Argentina. Assim, o clube viu a possibilidade de estar na próxima edição do principal torneio da América do Sul bastante ameaçada.

O mês de março chegou e os Millonarios parecem que realmente começaram ano. O clube emendou uma sequência de cinco vitórias consecutivas, incluindo três pelo Nacional, sobre o Patronato, Belgrano e Defensa y Justiça; um amistoso, diante do Universidad do Chile; e o Superclássico contra o Boca Juniors, que rendeu à parte vermelha e branca de Buenos Aires o título da Supercopa da Argentina. Ainda em posição intermediária no torneio local, ocupando o 14º lugar, a equipe que já teve nomes como Ortega e Mário Kempes ao longo de sua história está apenas sete pontos da zona de classificação para a competição sul-americana, sendo seis jogos para o término do torneio.

Com o time de volta aos trilhos, o técnico Marcelo Gallardo espera se aproveitar da boa fase para arrancar o primeiro triunfo na Libertadores deste ano. E, para isso, o comandante conta com um Ignacio Scocco descansado. O artilheiro foi opção durante a última rodada do Campeonato Argentino, entrando apenas no segundo tempo. Recuperado de desgaste muscular, ele promete fazer da vida dos colombianos um inferno ao lado do sempre competente Lucas Pratto.

 

Em perigo

Se o River Plate engatou uma sequência que pode o deixar na primeira posição da Copa Libertadores, o mesmo não se pode dizer do Independiente Santa Fé. O clube vive instabilidade desde a virada do ano. Para se ter uma ideia, a equipe comandada por Gregorio Pérez é apenas a 11ª colocada no Campeonato Colombiano, tendo 10 pontos de desvantagem para o ponteiro Atlético Nacional. Para piorar, são apenas cinco vitórias e outras sete derrotas ao longo do torneio local.

O que vale mesmo de motivação para o clube é fato de o artilheiro da atual edição da Copa Libertadores com sete gols, Morelo, estar em campo. Com o colombiano, a equipe pode sonhar com um resultado positivo diante do River Plate.

Outra dose de esperança visitante logo mais é a possibilidade de ganhar do adversário pela segunda vez na temporada. O Santa Fé superou os argentinos por 2×1 em janeiro, pela Taça Campeões da América, realizada em Miami, nos Estados Unidos.

 

Palpite

Apesar do triunfo colombiano sobre os Millonarios em 2018, quando o jogo foi para valer, o River Plate levou. Estamos falando da Recopa Sul-Americana de 2016, quando os argentinos seguraram o empate de 0x0 na Colômbia e fizeram o dever de casa em Buenos Aires pelo placar de 2×1.

Em ascensão na temporada, Marcelo Gallardo e companhia têm tudo para ganhar o jogo de logo mais, em partida que pode ser marcada por uma chuva de gols da dupla Scocco e Pratto, e ainda se igualar ao Flamengo na tabela de classificação. Já o Santa Fé deve se contentar com o ponto alcançado até agora no torneio diante do Emelec, atualmente o último da chave.

 

Confira os jogos desta semana da Copa Libertadores

Terça-feira, 3 de abril de 2018

  • 19:15 – Libertad 3×0 The Strongest – Palpite: Libertad
  • 19:15 – Real Garcilaso 0x0 Nacional-URU – Palpite: Nacional-URU
  • 19:15 – Universidad de Chile 1×1 Racing – Palpite: Universidad de Chile
  • 21:30 – Palmeiras 2×0 Alianza Lima – Palpite: Palmeiras

Quarta-feira, 4 de abril de 2018

  • 19:15 – Grêmio x Monagas – Palpite: Grêmio
  • 19:15 – Peñarol x Atlético Tucumán – Palpite: Peñarol
  • 21:45 – Cruzeiro x Vasco – Palpite: Cruzeiro
  • 21:45 – Boca Juniors x Junior Barranquilla – Palpite: Boca Juniors

Quinta-feira, 5 de abril de 2018

  • 19:15 – Colo-Colo x Delfín – Palpite: Colo-Colo
  • 19:15 – River Plate x Santa Fe – Palpite: River Plate
  • 21:30 – Bolívar x Atlético Nacional – Palpite: empate
  • 21:30 – Estudiantes x Santos – Palpite: Estudiantes