Brasileirão Série A

Rebaixamento ou algo mais: o que América-MG e Vitória podem fazer no Brasileirão 2018?

Vitória Campeonato Brasileiro
FOTO: MAURÍCIA DA MATTA / EC VITÓRIA

Mineiros e baianos duelam nesta segunda-feira no Independência

O Campeonato Brasileiro está apenas no começo, mas a 3ª rodada servirá para indicar qual o potencial de duas equipes. América-MG e Vitória se enfrentam nesta segunda-feira no Independência. Como são dois possíveis candidatos ao rebaixamento, quem sair vitorioso dará uma esperança a mais ao seu torcedor de que pode subir um pouco mais na tabela, enquanto o derrotado ficará em alerta. O duelo pode desequilibrar um final de semana bem disputado, que teve apenas dois mandantes vencendo, contra dois triunfos dos visitantes e quatro empates.

 

América-MG busca segunda vitória

O começo deste Brasileirão foi surpreendente para o América-MG. Depois de um estadual decepcionante, quando foi facilmente batido por Cruzeiro e Atlético-MG, a equipe estreou bem, atropelando o Sport Recife por 3 a 0, em casa. No entanto, a atuação na segunda rodada expôs a fragilidade do time, que perdeu para o Flamengo por 2 a 0, mesmo com o adversário em crise.

Isso deixa em dúvidas sobre a capacidade, que será novamente testada contra o Vitória, que é um outro candidato ao rebaixamento. O ponto positivo para o duelo desta segunda-feira é que o técnico Enderson Moreira contará com quatro retornos. Os goleiros João Ricardo e Fernando Leal, o lateral-esquerdo Giovanni e o volante David estão recuperados de suas lesões e foram liberados pelo departamento médico. Desta forma, o zagueiro Lima e o meia Matheusinho são os únicos desfalques.

Com isso, o Coelho deve ir para campo com: João Ricardo; Norberto, Rafael Lima, Messias e Giovanni; Juninho, Christian, Sergio e Luan; Aylon e Rafael Moura.

Para conquistar os três pontos, a equipe aposta todas as suas fichas no Independência. Nesta temporada, o time já atuou no local nove vezes e conquistou sete triunfos. Os únicos reveses foram para o Atlético-MG, que não pode ser tratado como visitante, pois também manda os jogos no estádio. Sendo assim, é esperado que o Coelho vá para o ataque com força máxima para aproveitar o rendimento de mandante.

 

Vitória em dificuldades

Se o América-MG ainda dá sinais de ter com o que contar para escapar do rebaixamento, a situação do Vitória passa longe disso. Assim como os mineiros, os baianos foram dominados no estadual pelo rival, no caso do Rubro-Negro apenas o Bahia.

No Brasileirão, a fragilidade ficou evidente ao ficar no empate com o Flamengo em 2 a 2, mesmo tendo atuado praticamente a partida toda com um jogador a mais. Depois disso, foi batido pelo Atlético-MG por 2 a 1 e, portanto, ainda procura a primeira vitória na competição.

Em meio a isso tudo, o único ponto alto do clube foi a classificação sobre o Internacional pela Copa do Brasil. No entanto, até mesmo este resultado pode ser tratado sem tanto impacto, pois foi conquistado graças ao resultado em casa. Fora que o Colorado também vive uma grande crise técnica.

Sendo assim, como o duelo desta segunda-feira ocorre em Belo Horizonte, fica difícil imaginar que o Vitória conseguirá um resultado positivo. Afinal, o Rubro-negro perdeu todos os seus últimos três compromissos fora de casa. Desta forma, apesar de precisar ganhar pela primeira vez no campeonato, um empate já seria um grande resultado.

 

Retrospecto do confronto

Ao todo, América-MG e Vitória se enfrentaram 17 vezes em partidas oficiais. Foram onze vitórias dos baianos contra duas dos mineiros e quatro empates. A superioridade aumenta ainda mais se considerar apenas os duelos pela Série A do Brasileirão. Neste caso, ocorreram seis encontros, com quatro triunfos do Rubro-Negro e dois empates. No último duelo no Independência, em 2016, o Coelho ficou no 1 a 1.

 

Jogos da 3ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Sábado, 21 de abril

  • 16:00 – Botafogo 2 x 1 Grêmio

Domingo, 22 de abril

  • 16:00 – Atlético-MG 1 x 0 Corinthians.
  • 16:00 – Bahia 0 x 0 Atlético-PR.
  • 16:00 – Ceará 0 x 3 Flamengo.
  • 16:00 – Fluminense 1 x 1 São Paulo.
  • 16:00 – Palmeiras 0 x 0 Chapecoense.
  • 16:00 – Paraná 1 x 2 Sport Recife.
  • 19:00 – Internacional 0 x 0 Cruzeiro.

Segunda-feira, 23 de abril

  • 20:00 – América-MG x Vitória. Palpite: 1 a 1

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. Flamengo, 7
  2. Corinthians, 6
  3. Atlético-MG, 6
  4. Atlético-PR, 5
  5. Botafogo, 5
  6. São Paulo, 5
  7. Palmeiras, 5
  8. Vasco, 4
  9. Internacional, 4
  10. Fluminense, 4
  11. Grêmio, 4
  12. Bahia, 4
  13. Sport Recife, 4
  14. América-MG, 3
  15. Santos, 3
  16. Chapecoense, 2
  17. Vitória, 1
  18. Cruzeiro, 1
  19. Ceará, 1
  20. Paraná, 0