Copa do Brasil

Quais as chances de o Flamengo ser campeão da Copa do Brasil?

Flamengo
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Em vantagem pelo 1×0 na ida em Campinas, Rubro-Negro recebe a Ponte Preta no Maracanã a partir das 19h30 (de Brasília) desta quinta-feira (10)                        

Atual vice-campeão da Copa do Brasil, o Flamengo desponta com boas chances de erguer novamente o troféu nacional que não conquista desde 2013. Na liderança do Brasileirão, o time está em alta também na competição que é realizada por mata-mata – e a partida do Maracanã às 19h30 desta quarta (10), por exemplo, já será realizada com vantagem rubro-negra pelas oitavas de final. O Fla ganhou da Ponte Preta por 1×0 em Campinas no jogo de ida e desponta com totais possibilidades de avançar às quartas, provando sua capacidade de temido adversário para qualquer equipe hoje no Brasil.

 

Fla surpreende com técnico interino

Poucos imaginavam que o treinador Maurício Barbieri poderia ter a continuidade que vem demonstrando. O Flamengo, afinal, ocupa a liderança do Campeonato Brasileiro e conquistou uma convincente vitória no último final de semana ao bater o Internacional por 2×0 no próprio Maracanã.

Com uma surpreendente paz com a torcida, o Flamengo não vai poder contar com uma tranquilidade extra no placar. A Copa do Brasil neste ano não conta mais com o “gol qualificado”, critério de desempate que fazia o tento obtido fora de casa contar como desempate. Portanto, com qualquer combinação que seja, a Ponte precisa ganhar por um gol para levar a disputa para os pênaltis e por dois para obter a vaga no tempo regulamentar – é uma vantagem cômoda o suficiente para o Flamengo administrar e não sofrer, convenhamos.

Os jogadores, porém, sabem que atuar no Flamengo exige sempre um foco constante. O bom momento pode voltar aos piores dias se o time for eliminado nesta quinta (10). “Não ganhamos nada. Estamos atravessando uma boa fase, mas isso passa pela confirmação da vaga diante da Ponte Preta”, analisou, com maturidade, o goleiro Diego Alves.

O Fla tem mesmo jogadores experientes em todos os setores do campo, embora os veteranos precisem de um cuidado extra com o corpo, casos do zagueiro Juan e do meia Diego, entre outros. O elenco, porém, é firme o suficiente para avançar com tranquilidade e brigar sim pelo título da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileirão. Talvez haja até mais chances no mata-mata. O Flamengo é forte em casa e a sua torcida no Maracanã pressiona como poucas outras no Brasil. Tendo time e tendo uma nação por trás de si, não dá para riscar o Fla de qualquer lista de favorito, ao lado de Corinthians, Palmeiras e Grêmio.

O Rubro-Negro que vai a campo nesta quinta vai contar com os seguintes jogadores: Diego Alves, Rodinei, Réver, Léo Duarte e Renê; Gustavo Cuéllar, Lucas Paquetá e Éverton Ribeiro; Geuvânio, Henrique Dourado e Vinícius Junior. O técnico é Maurício Barbieri.

 

Animada, Ponte sofre com desfalques

O tradicional clube de Campinas começou a semana da melhor maneira possível, curtindo a vitória sobre o Guarani no dérbi realizado no último sábado. O 3×2 foi vivido com a emoção que os grandes confrontos trazem, mas o momento da Ponte é preocupante, com muitos titulares sem condições de jogo.

O zagueiro Reginaldo, o meia Danilo Barcelos e os atacantes Roberto e André Luis já atuaram por outros clubes e não puderam ser inscritos. Com dores na coxa esquerda, o lateral-esquerdo Orinho está vetado e cede lugar a Marciel, deslocando Reynaldo para a defesa. O ataque vai contar com três jogadores que mesclam força e velocidade: Felipe Saraiva, Fellipe Cardoso e Junior Santos.

A formação da Ponte que entra no Maracanã é a seguinte:  Ivan, Ygor, Renan Fonseca, Reynaldo e Marciel; André Castro, Paulinho e Tiago Real; Felipe Saraiva, Fellipe Cardoso e Junior Santos.

“Não tem nada definido. Todos sabem da força do Flamengo, mas se o time demonstrar o espírito que foi levado a campo contra o Guarani, podemos fazer uma boa apresentação e surpreender no Maracanã”, projetou o técnico Doriva, demonstrando uma dose de esperança que seria bem-vinda ao time que ocupa apenas a nona colocação na Série B diante do nada menos líder da Série A.

 

Palpite

O Flamengo joga em casa, tem mais time e venceu a partida da ida. Não dá para desconsiderar a vantagem do Fla, com elenco para ir muito longe nesta Copa do Brasil. Uma vitória por 2×1 nesta quinta é bem provável. A vaga rubro-negra não está com a menor cara de sofrimento.

 

Jogos das oitavas de final da Copa do Brasil 2018

Quarta-feira, 9 de maio 

  • América-MG 1×2 Palmeiras
  • Grêmio 3×1 Goiás
  • Bahia 3×0 Vasco 

Quinta-feira, 10 de maio 

  • 19:30 – Flamengo x Ponte Preta – Palpite: Flamengo
  • 19:30 – Corinthians x Vitória – Palpite: Corinthians
  • 21:45 – Santos x Luverdense – Palpite: Santos