Copa Sul-Americana

Podendo até perder para um Audax Italiano em crise, Botafogo é franco favorito para avançar de fase na Copa Sul-Americana

Botafogo
Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Alvinegro venceu e marcou duas vezes fora de casa, e agora precisa apenas administrar a vantagem no Engenhão

A vitória por 2×1 no Chile deixou o Botafogo em excelente situação para a partida de volta contra o Audax Italiano, que acontece nesta quarta-feira (09), às 21:45 (horário de Brasília), no Engenhão, e vale vaga na segunda fase da Copa Sul-Americana. O Glorioso se classifica com qualquer empate, e como marcou dois gols fora de casa, pode até perder por 1×0.

A preparação de cada um dos times, os números, prováveis escalações e tudo que cerca esta grande partida você confere a seguir.

 

Com alguns desfalques, Botafogo busca mais uma vitória

Depois de sofrer sua primeira derrota no Campeonato Brasileiro no último final de semana, diante do Cruzeiro, o elenco botafoguense sequer teve tempo para lamentar, e já se prepara para um grande desafio neste meio de semana, desta vez pela Copa Sul-Americana. Apesar de ainda não poder contar com seus mais novos reforços, e ter de administrar a ausência de alguns jogadores importantes, o clima é de otimismo em General Severiano, e o objetivo é recriar a atmosfera que levou o clube a uma boa campanha na Libertadores do ano passado.

Apresentado oficialmente nesta segunda-feira, o meia João Pedro, ex-Atlético-PR, não poderá atuar por ter sido inscrito pelo antigo clube na competição. O atacante uruguaio Aguirre, uma das maiores apostas da diretoria, já está recuperado de uma cirurgia no joelho direito, mas ainda não entrou em forma, e não será relacionado. Além deles, o goleiro Gatito e o lateral-esquerdo Moisés, vetados pelo departamento médico, também não jogam. Em compensação, o volante Marcelo, que se lesionou justamente na partida de ida contra o Audax Italiano, já voltou a treinar com bola, e será mais uma opção para o técnico Alberto Valentim.

A primeira parcial divulgada pelo clube indicava cinco mil ingressos vendidos antecipadamente, e com valores à partir de R$ 30,00, a tendência é que tenhamos um grande público para apoiar o Alvinegro. Com a empolgação vinda das arquibancadas e a vantagem de poder até perder para um time em crise, cabe ao elenco procurar manter os pés no chão, e um dos titulares de Valentim, Rodrigo Lindoso, mostrou-se bastante consciente em suas declarações.

“Não podemos pensar em entrar em campo acreditando que o empate seja suficiente, ainda mais jogando em casa, quando a responsabilidade será sempre nossa. O que aconteceu no primeiro jogo deve ser deixado de lado para que a gente possa se aproximar da vaga. Quem entra em campo pensando em outro resultado que não seja a vitória dá um passo para acabar perdendo o jogo. A nossa filosofia é a de buscar sempre o resultado positivo e não vamos mudar isso contra o Audax.”, observou o volante em entrevista coletiva.

 

Audax Italiano não vence há nove jogos

O Audax Italiano chegou a dar algum trabalho no início da partida de Santiago, e saiu na frente com um gol do brasileiro Sergio Santos. Sua fragilidade, no entanto, ficou bastante evidente no segundo tempo, quando os brasileiros chegaram à virada com Brenner, aos 25 minutos, e Pimpão, já nos acréscimos.

O revés na partida de ida foi apenas mais uma decepção em uma temporada desastrosa para os Tanos, que correm sério risco de rebaixamento no Campeonato Chileno. Restando duas rodadas para o fim, o time divide a lanterna com Everton e Deportes Temuco, e leva vantagem apenas no saldo de gols. Em 12 partidas, o Audax obteve apenas uma vitória, empatou quatro vezes e perdeu outras sete. Já são nove partidas sem triunfos, com seis derrotas e três empates.

Para piorar a situação, os chilenos ainda terão alguns desfalques importantes. Velho ídolo do Glorioso, o atacante Loco Abreu está suspenso por ter arremessado uma mesa na direção da torcida. Autor do gol no jogo de ida, o brasileiro Sergio Santos também não joga. O próprio técnico Juan José Ribera não se mostra muito confiante em relação às chances do time, e antes mesmo da bola rolar já admite que terá dificuldades na defesa.

“O Botafogo está acostumado a jogar copas internacionais. É uma equipe que baseia o poder de jogo ofensivo em Leonardo Valencia e coloca muita pressão em seu campo, que é maior do que nos torneios nacionais. Apesar de alguns momentos ruins, estão habituados a jogar nessas circunstâncias. Acredito que eles vão tirar proveito dos espaços que daremos.”, previu.

Se quiserem avançar à segunda fase, os Tanos não terão alternativa a não ser partir para cima do Botafogo.

 

Prováveis escalações

Botafogo: Jefferson; Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello, Gilson; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes, Renatinho, Leo Valencia, Rodrigo Pimpão, e Brenner. Técnico: Alberto Valentim.

Audax Italiano: Nicolás Peric; Osvaldo Bosso, Ricardo Escobar, Fabián Torres, Nicolás Crovetto; Luis Cabrera, Fernando Cornejo, Bryan Carrasco, Joe Abrigo, Jorge Faúndez; e Ignacio Jeraldino. Técnico: Juan José Ribera

 

Palpite

Tudo se encaminha para uma noite de festa para os botafoguenses nesta quarta-feira. O time pode até perder pela contagem mínima, terá o apoio das arquibancadas e não deve poupar ninguém, já que seu próximo compromisso pelo Brasileirão, o clássico contra o Fluminense, acontece apenas na segunda-feira.

O frágil e desfalcado Audax Italiano precisará buscar o ataque para tantar reverter a desvantagem, e como seu próprio técnico previu, inevitavelmente cederá espaços para os contra-ataques do Alvinegro, que poderá até deixar o campo com uma goleada. Acredito em uma vantagem de três ou mais gols.

 

Jogos da semana pela Copa Sul-Americana

Terça-Feira, 8 de maio

  • 19:15 – Guabirá 3×2 LDU – Classificado: LDU
  • 21:45 – Atlético-MG 0x0 San Lorenzo – Classificado: San Lorenzo
  • 21:45 – Danubio 3×2 Deportivo Cali – Classificado: Deportivo Cali

Quarta-feira, 9 de maio

  • 19:15 – Deportes Temuco x Estudiantes de Mérida – Palpite: Empate
  • 21:45 – Botafogo x Audax Italiano – Palpite: Botafogo
  • 21:45 – São Paulo x Rosario Central – Palpite: Empate

Quinta-feira, 10 de maio

  • 19:15 – Newell’s Old Boys x Atlético-PR – Palpite: Empate
  • 19:15 – Boston River x Jaguares de Córdoba – Palpite: Boston River
  • 21:45 – Nacional Potosí x Fluminense – Palpite: Empate
  • 21:45 – Independiente Medellín x Sol de América – Palpite: Independiente Medellín