NBA

Playoffs da NBA: Quem está sendo mais decisivo, LeBron James ou Giannis Antetokoumpo?

LeBron James no Cleveland Cavaliers; astro é sempre destaque nas apostas na NBA
Foto: Gregory Shamus/Getty Images

Gigantes do basquete provam que estão entre os dois melhores do momento – e mesmo assim as suas equipes estão sofrendo demais para buscar a classificação…                        

Não há fã da NBA que não tenha ficado arrepiado com a atuação descomunal de LeBron James na última quinta (26). O Rei do Basquete provou que seu apelido não é cascata. Ele cravou simplesmente 44 pontos e protagonizou um final de jogo épico, quando deu um toco e acertou uma bola de três no estouro do cronômetro para permitir que os Cavs assumissem a liderança da série diante do Indiana Pacers com um apertado 3 a 2.

Outra série que estava 3 a 2 e que agora está 3 a 3 é Boston Celtics e Milwaukee Bucks. Até aqui, é o único embate que já tem um Jogo 7 garantido para nós. E como todos esperavam, o grande nome do confronto vem sendo o “Grego Maluco” Giannis Antetokounmpo, que em certos momentos está fazendo, com o seu Bucks, aquilo que LeBron faz com os Cavs. Quem vem sendo mais decisivo? O Ganhador busca esta resposta a partir de agora.

 

LeBron em modo MVP

O Rei do Basquete está sendo bajulado pela NBA como poucas vezes se viu. A sua última atuação diante do Indiana foi tratada como “surreal” e ele vem sendo apontado pela própria equipe de comunicação do melhor basquete do mundo como um jogador que está operando “em modo MVP”. É difícil discordar. Inclusive de quem afirmou depois do épico jogo que foi LeBron, sozinho, que ganhou dos Pacers.

A sua sequência de ações positivas com o cronômetro zerando merece mesmo um olhar mais profundo. Ele deu um toco em Victor Oladipo a 3 segundos do fim, com o placar empatado, e sua cesta de três no exato final de jogo foi mesmo para se guardar para sempre. É impossível pedir mais. E ainda mais nos instantes derradeiros de uma partida de playoff em uma série que estava empatada por 2 a 2.

Que esta é a melhor versão da carreira de LeBron James, isso ninguém também contesta. Ele está voando e vivendo seu auge aos 33 anos de idade. O único asterisco é a NBA informar que seu toco em Oladipo foi ilegal. Agora é tarde. Os Cavs têm um respiro na série. Se vai ser suficiente ou não, só o fim de semana para nos responder.

 

Grego Maluco condiz com o seu cartaz

Giannis Antetokounmpo está fazendo mais do que LeBron fazia aos 23 anos – que é a idade que o Grego Maluco tem hoje, quando simplesmente detona defesas adversárias também em situações de dificuldade máxima, como ocorre na sua série diante dos Celtics.

Rapaz, que atuação.

Com a pressão de precisar vencer de qualquer jeito para não ser eliminado, Antetokounmpo simplesmente fez o que quis no BHO Bradley Center, terminando a partida com 31 pontos, 14 rebotes e 4 assistências. É isso que se espera dos grandes jogadores: que assumam a responsabilidade e lidem com a pressão nos momentos mais agudos. E Giannis, ainda um novato, deu conta do recado numa boa.

O Ganhador já vinha insistindo na última semana: esta série pode ser o diploma de grande jogador que Antetokounmpo tanto está buscando – e agora dá para dizer também que tanto está merecendo.

O grande teste da sua carreira vai mesmo este Jogo 7 decisivo no TD Garden, de Boston, às 21h (de Brasília) de sábado. Os Celtics mostraram grandes falhas coletivas na sexta partida, demonstrando uma marcante inferioridade aos Bucks especialmente na transição e na hora de marcar. Jayson Tatum teve boa partida e nem pareceu um novato, terminando com 22 pontos, 3 rebotes e 3 assistências – mas outra atuação dessas talvez não seja suficiente para garantir a classificação dos Celtics.

 

Quem é mais decisivo?

Eis uma pergunta difícil de responder, pois ambos estão em um modo “on fire” que dá mesmo gosto de se ver. LeBron tem dez anos a mais que Antetokounmpo, e dele se espera tudo e mais um pouco; o Grego Maluco, por sua vez, é a promessa que está se consolidando. Ficamos com Giannis justamente por isso, pela dificuldade que é se fixar entre os grandes da NBA. Ainda temos um Jogo 7 para acompanhar. E vai ser impossível deixar de assistir o desfecho tanto desta série como a de Cavs x Pacers. Aproveitem o fim de semana! Na segunda-feira voltamos com mais análises e prognósticos do melhor basquete do mundo.

 

Jogos dos playoffs da NBA 2017/2018

Quinta-feira, 26 de abril

  • Milwaukee Bucks 97×86 Boston Celtics (3-3)

Sexta-feira, 27 de abril

  • 20:00 – Washington Wizards x Toronto Raptors (2-3) – Palpite: Raptors
  • 21:00 – Indiana Pacers x Cleveland Cavaliers (2-3) – Palpite: Cavs
  • 23:30 – Utah Jazz x Oklahoma City Thunder (3-2) – Palpite: Thunder

Sábado, 28 de abril

  • 21:00 – Boston Celtics x Milwaukee Bucks (3-3) – Palpite: Celtics

 

Como apostar na futebol 2021