NBA

Playoffs da NBA: o que esperar de Houston Rockets x Golden State Warriors na final do Oeste?

Rockets vs Warriors
Foto: Bob Levey/Getty Images

Principais franquias da conferência confirmam o favoritismo e agora têm o embate que todos queriam ver; e James Harden, será herói ou vilão desta vez?                        

Acabou a espera e o falatório. Agora é para valer. Depois de beirar os cem jogos disputados, somando a temporada regular e os playoffs, Golden State Warriors e Houston Rockets começam a se enfrentar a partir da próxima segunda (14) para definir que equipe é, de fato, a melhor da Conferência Oeste da NBA. Ambas venceram as semifinais por cômodos 4 a 1. Os Warriors não encontraram dificuldades para arrasar o New Orleans Pelicans, ao contrário do que muitos esperavam. O Houston, por sua vez, confirmou o prognóstico e não deu chances ao Utah Jazz. E agora? O que esperar do confronto entre os dois gigantes?

 

Warriors levam vantagem no aspecto mental

Não há equipe na NBA que esteja tão acostumada às vitórias e às finais que o Golden State Warriors. Batendo os Rockets, a equipe chegaria simplesmente à sua quarta decisão de NBA, um feito para se aplaudir por muito tempo. No ano passado, a equipe perdeu apenas uma partida em todo o pós-temporada, e o grande poder ofensivo daquele time voltou a se ver agora, com o trio Durant-Curry-Thompson arrasando as defesas.

Fica difícil para qualquer time pará-los, tamanha a rapidez dos arremessos e dos recursos para se livrar da marcação. No jogo que fechou a série diante dos Pelicans, nesta terça (8), na Oracle Arena, houve praticamente uma escadinha na pontuação. Stephen Curry respondeu por 28 pontos, enquanto Kevin Durant marcou 24 e Klay Thompson anotou outros 23. Basquete é isso: jogo coletivo. Marcar três craques que estão tão afiados surge como um dilema dos mais complicados para o Houston, que é outro time de artilharia pesadíssima. A final do Oeste deve ser marcada por um festival de cestas de longe.

Outro ponto que o Golden State vai tentar impor com força ao Houston é a eficiência nos quartos ímpares. O que os Warriors fizeram no Jogo 5 foi absolutamente fantástico. O time anotou nada menos que 32 e 36 pontos no primeiro e terceiro quartos, dosando os ritmos e permitindo que os reservas depois controlassem a pontuação. A intensidade foi tamanha que a defesa também respondeu bem nos dois trechos em questão, sofrendo somente 26 e 19 pontos, quebrando a pouca confiança que ainda restava ao New Orleans.

 

Pressão vai fazer a barba pesar

Pronto: agora estamos no exato ponto para ver o que o fantástico James Harden pode fazer. Considerado caladão demais e pouco combativo, o camisa 13 dos Rockets cedeu o trono de protagonista para Chris Paul no Jogo 5 diante do Jazz. A vitória também foi descomplicada: 112×102 na noite desta terça (8). Paul terminou a partida com incríveis 41 pontos, enquanto Harden anotou “só” 18.

O desempenho de Harden na temporada regular foi digno de MVP. Ele terminou a insana série de jogos com uma média de 30,4 pontos por jogo, mas viu o desempenho cair um pouco nos playoffs – 28,5 pontos por partida. Engana-se quem pensa que tal tendência é normal por conta da maior dificuldade dos adversários. Basta conferir a eficiência de LeBron James, exatamente o oposto do apresentado por Harden. Ainda assim, não dá para colocar muito defeito na performance do Barba, não.

É a partir de agora que ele vai ter a chance de se redimir de tudo o que foi dito desde o playoff passado, quando o Houston foi abatido sem dramas pelo San Antonio Spurs e Harden simplesmente não jogou nada. Os Rockets agora estão bem mais forte, e a vinda do experiente armador Chris Paul promete deixar as coisas bem maias equilibradas. Até Clint Capela tem jogado bem!

Time por time, o Golden State aparece com óbvia vantagem, mas o Houston também tem uma boa razão para acreditar que as coisas vão ser diferentes desta vez. O mando de quadra vai ser favorável aos Rockets pela melhor campanha na temporada regular. As duas primeiras partidas, na segunda e quarta da próxima semana, vão ser disputadas no Toyota Center, a casa dos Rockets. As duas partidas seguintes serão realizadas no ginásio dos Warriors. Se necessário, a série vai contar com uma partida alternada na casa de cada equipe – o Houston receberia os jogos 5 e 7, com o Golden State sediando a partida seis.

Palpite? Um 4-2 para o poderoso Golden State, que só sofreria mais do que isso caso lide com a lesão de alguma das suas estrelas. Concordam? Discordam? Comentem!   

 

Jogos dos playoffs da NBA 2017/2018

Terça-feira, 8 de maio 

  • Houston Rockets 112×102 Utah Jazz (4-1)
  • Golden State Warriors 113×104 New Orleans Pelicans (4-1) 

Quarta-feira, 9 de maio 

  • 21:00 – Boston Celtics x Philadelphia 76ers (3-1) – Palpite: Celtics

 Segunda-feira, 14 de maio

  •  22:00 – Houston Rockets x Golden State Warriors – Palpite: Warriors