NBA

Playoffs da NBA: Cavs, Raptors e Celtics vivem drama e correm risco de eliminação

Foto: Joe Robbins/Getty Images

Conferência Leste atravessa momento de tirar o fôlego, com três das quatro séries indefinidas                      

Não há o que discutir: o atual playoff da NBA é o mais empolgante dos últimos tempos. Dá para dizer que o melhor basquete do mundo não contava com um mata-mata tão imprevisível desde 2014, quando vimos cinco das oito séries chegando ao sétimo jogo. Esta marca de quatro anos atrás é mesmo difícil de igualar, mas pelo menos no que diz respeito à Conferência Leste, é sim de se esperar um drama gigante nesta semana decisiva que vai fazer a nação basqueteira simplesmente se esquecer de dormir.

Quer saber como estão as séries e o que esperar de cada uma? O Ganhador analisa os confrontos a partir de agora.

 

Toronto Raptors (1º da Conferência Leste) x (8º) Washington Wizards (2-2)

Os Wizards surpreenderam e transformaram o 0-2 em 2-2 com duas vitórias fantásticas em casa neste fim de semana, na Capital One Arena. Bradley Beal e John Wall levaram a torcida ao delírio, mas DeMar DeRozan seguiu mandando bem. O próximo jogo e a eventual partida sete serão em Toronto – só o duelo cinco vai ocorrer em Washington. Passou a ficar com cara de Jogo 7 – mas ainda com classificação dos Raptors.

 

Boston Celtics (2º) x (7º) Milwaukee Bucks (2-2)

Os Bucks levaram a série para o 2-2 que o Ganhador já antecipava na sexta-feira. E agora? É o velho embate do homem (o Grego Maluco) contra a máquina (o time dos Celtics apostando no coletivo). A chave vai ser o Milwaukee vencer em Boston uma das partidas – o que é difícil, mas não impossível para um monstro como Giannis Antetokounmpo. Pode ser seu diploma de jogador decisivo. Confiamos nisso.

 

Philadelphia 76ers (3º) x (6º) Miami Heat (3-1)

Tudo dentro do previsto para este impressionante 76ers, que só precisa ganhar a próxima partida em casa para avançar às semifinais. O Heat até se esforça e está sendo bonito acompanhar o rejuvenescido Dwayne Wade. Mas não dá para imaginar o Philadelphia deixando escapar esta, não.

 

Cleveland Cavaliers (4º) x (5º) Indiana Pacers (2-2)

LeBron James foi o cestinha dos Cavs nos quatro jogos até aqui – em um dos duelos, terminou com 46 pontos, e mesmo assim a situação está parelha e totalmente aberta. O drama dos Cavs é histórico e merece atenção em todos os minutos daqui para a frente. O Cleveland ainda desponta com mais chances porque, óbvio, conta com LeBron. Mas promete ser suado e só definido no último quarto do último jogo.

 

Houston Rockets (1º da Conferência Oeste) x (8º) Minnesota Timberwolves (2-1)

Alguém por aí vê este playoff durando mais do que cinco jogos? A chave está no duelo desta segunda (23). Os Rockets seguem como grandes favoritos, mas os Wolves tiveram uma atuação contundente na última partida, ganhando por 121×105. O Houston demonstrou uma certa preguiça. Em condições normais, não dá para imaginar Harden e companhia fora das finais da conferência.

 

Golden State Warriors (2º) x (7º) San Antonio Spurs (3-1)

Foi comovente ver o esforço de Manu Ginóbili comandando os Spurs na vitória deste domingo para homenagear Gregg Popovich, que ainda vive o difícil momento da morte da sua esposa.  A situação dos Warriors é bem parecida com a dos Rockets. Sabendo que é impossível jogar duro tantas partidas consecutivas, diminuíram a intensidade em um dos duelos. Tudo sob controle para o Golden State fechar a série por 4-1.

 

Portland Trail Blazers (3º) x (6º) New Orleans Pelicans (0-4)

Surpresa. Não há como definir de outra maneira, por mais que a gente saiba que este Anthony Davis é mesmo um monstro do basquete. O que dizer da sua última atuação, com 47 pontos e 11 rebotes? Pode parecer um pouco de loucura, mas os Pelicans estão se afirmando como um time que pode até mesmo bater os Warriors desfalcado de Stephen Curry. Quem imaginava que o Golden State encontraria resistência só no Houston Rockets pode levar um grande susto com a próxima série, que promete ser imperdível.

 

Oklahoma City Thunder (4º) x (5º) Utah Jazz (2-1)

A série está aberta porque o Oklahoma voltou a oscilar. Neste cenário de gangorra, tudo pode acontecer. Ainda vemos o Thunder passando de fase, mas isso pode realmente acontecer em um Jogo 7 – que, como sabemos, são quase impossíveis de se prever…

 

Jogos dos playoffs da NBA 2017/2018

Domingo, 22 de abril

  • Milwaukee Bucks 104×102 Boston Celtics (2-2)
  • San Antonio Spurs 103×90 Golden State Warriors (1-3)
  • Washington Wizards 106×98 Toronto Raptors (2-2)
  • Indiana Pacers 100×104 Cleveland Cavaliers (2-2)

Segunda-feira, 23 de abril

  • 23:30 – Utah Jazz x Oklahoma City Thunder (1-2) – Palpite: Thunder

Terça-feira, 24 de abril

  • 20:00 – Boston Celtics x Milwaukee Bucks (2-2) – Palpite: Celtics
  • 21:00 – Philadelphia 76ers x Miami Heat (3-1) – Palpite: 76ers
  • 23:30 – Golden State Warriors x San Antonio Spurs (3-1) – Palpite: Warriors