NFL

Pittsburgh Steelers e New England Patriots são favoritos para chegar à final da AFC

Foto: Nick Cammett/Diamond Images/Getty Images

Atuais campeões devem passar com facilidade pelos Titans

Neste final de semana acontece a semifinal da Conferência Americana. No sábado, o New England Patriots encara o Tennessee Titans para seguir vivo na busca para renovar o seu título da NFL. No dia seguinte é a vez do Pittsburgh Steelers enfrentar o Jacksonville Jaguars para ir à caça da taça que escapou na temporada passada.

 

Patriots seguem fortes

Atual campeão, o New England Patriots vem demonstrando dentro de campo que tem tudo para chegar ao Super Bowl novamente. Na fase regular, a franquia conseguiu 13 vitórias e perdeu apenas três, terminando na ponta da Conferência Americana.

O sucesso claro passa pelas mãos de Tom Brady, que vive mais uma ótima temporada. No entanto, todos os setores têm funcionando muito bem, sendo sem dúvidas a equipe mais equilibrada da liga. Prova disso é que o New England chega com o ataque mais eficiente da Conferência, com 28,6 pontos de média. Além disso, possui a terceira melhor defesa, permitindo somente 18,5 pontos. Para completar, a franquia ainda cresceu de produção justamente no momento chave, na reta final da primeira fase, fazendo uma partida incrível contra o Pittsburgh Steelers.

Os Patriots ainda levaram a melhor em todos os últimos três confrontos contra os Titans. A diferença entre as duas franquias é tão grande que todos os triunfos ocorreram por uma margem de um mínimo de 17 pontos.

 

Titans sem pressão

O grande ponto positivo do Tennessee Titans é que como a equipe enfrenta o melhor time da NFL, entra sem pressão de ter que vencer. Outro fator que pode ajudar foi o ganho de moral após a virada impressionante diante do Kansas City Chiefs, quando venceu por 22 a 21 depois de estar perdendo por 18 pontos de diferença.

No entanto, o time é bem limitado e por pouco não ficou de fora dos playoffs. Isso porque na reta final chegou a ter três reveses seguidos, incluindo um para o modesto San Francisco 49ers.

Sem peças para tentar surpreender, os Titans são azarões nesta disputa e chegam com uma média de apenas 20,8 pontos por partida. Pouco para encarar um ataque tão poderoso.

 

Steelers busca chegar na final novamente

A primeira colocação da Conferência não veio por pouco e escapou por um field goal no confronto direto contra o New England Patriots. Porém, a chance do Pittsburgh Steelers ter a oportunidade de uma revanche deste duelo e da decisão da AFC do ano passado, é grande.

Isso porque a franquia vive uma ótima temporada, com 13 vitórias e somente três derrotas. Além disso, apesar de ser menos eficiente que os Patriots, também conta com excelentes números. No ataque apresenta média de 25,3 pontos, enquanto a defesa permitiu apenas 19,25. Além de marcas melhores, a franquia ainda conta com o fator casa neste confronto com os Jaguars e no local foram apenas duas derrotas nesta edição.

 

Jaguars aposta na defesa

Com 10 vitórias e seis derrotas, o Jacksonville Jaguars até chega forte para a disputa, mas seu sucesso se deve principalmente a defesa. A equipe foi a que permitiu menos pontos na temporada, somente 16,7 por jogo e voltou a funcionar nos playoffs.

Foi graças a uma atuação impecável dos homens da defesa, que a franquia conseguiu bater o Buffalo Bills por 10 a 3 e seguir vivo na disputa. Para esta nova fase, o setor terá que ter uma atuação ainda melhor e apenas limitando o rival em um placar tão baixo que conseguirá avançar.

Nesta temporada, os Jaguars levaram a melhor sobre os Steelers por 30 a 9. Esta foi a segunda vitória seguida no confronto. A franquia não perde para o rival desde outubro de 2014, quando foi superado por 17 a 9.

 

O que esperar das semifinais

Ao contrário dos duelos da Conferência Nacional, na Americana a tendência é que os jogos sejam bem desequilibrados. Tanto New England Patriots, quando Pittsburgh Steelers são bem superiores aos seus adversários e devem vencer com uma certa tranquilidade. Em caso de zebra, o máximo que pode ocorrer é o Jacksonville Jaguars consiga segurar os Steelers, caso a defesa funcione.

 

Jogos das semifinais das Conferências da temporada 2017/2018 da NFL

Sábado, 13 de janeiro

  • 16:00 – Philadelphia Eagles x Atlanta Falcons. Palpite: Philadelphia Eagles vence
  • 16:00 – New England Patriots x Tennessee Titans. Palpite: New England Patriots vence

Domingo, 14 de janeiro

  • 16:05 – Pittsburgh Steelers x Jacksonville Jaguars. Palpite: Pittsburgh Steelers vence
  • 19:40 – Minnesota Vikings x New Orleans Saints. Palpite: Minnesota Vikings vence