Gaúcho

Para não ser rebaixado, Grêmio é favorito contra o Juventude na 10ª rodada do Campeonato Gaúcho

Prognósticos Gaúcho
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Grêmio é favorito para vencer o Gre-Ju fora de casa. Inter já jogou na 10ª rodada.

Após retornar do Uruguai trazendo na bagagem o empate com o Defensor, é hora do Grêmio desviar as atenções da Copa Libertadores da América e se dedicar ao Campeonato Gaúcho. Os meros 7 pontos da tabela deixam o Tricolor em situação bem desconfortável, com risco de rebaixamento no estadual. É hora de reagir. E o jogo da reação tem nome e data marcada. Será o clássico Gre-Ju, que acontece neste domingo, às 17 horas, no Alfredo Jaconi. O favoritismo está ao lado Tricolor.

Seis jogos sem vencer e a eliminação na Copa do Brasil decretaram a demissão de Antônio Carlos Zago do Juventude. A última rodada, no entanto, marcou a estreia de Julinho Camargo com uma vitória suada para cima do Cruzeiro. O resultado 3 a 2 deu algum fôlego ao Papo, que se manteve na zona de classificação para o mata-mata. Porém, encarar o desesperado Grêmio será um desafio ainda maior. Com uma campanha repleta de jogos disputados pela equipe reserva, o técnico Renato Portaluppi já anunciou que o Tricolor Gaúcho irá a campo contra o Juventude com força máxima.

Palpite: Vitória simples do Grêmio. Apesar de vir capengando em todas as competições, o palpite aqui se apoia na capacidade técnica do elenco e na continuidade do treinador, mesmo jogando fora de casa.

 

Internacional e São José já jogaram

O confronto entre Internacional e São José foi antecipado em função do uso do Beira-Rio para o show da banda Foo Fighters, aconteceu no dia 8 de fevereiro e resultou na goleada por 4 a 0 a favor do Colorado. Com o restante da 10ª rodada acontecendo neste final de semana, ambos voltarão a ter a mesma quantidade de jogos na tabela que os demais times.

 

Brasil de Pelotas e Caxias de olho na liderança

Como o Inter não joga, esta é a chance de Brasil de Pelotas e Caxias brigarem pela liderança do Campeonato Gaúcho. Os dois times jogam fora de casa.

Mesmo vindo de dois empates e de jogar fora, Brasil de Pelotas é favorito para vencer o Novo Hamburgo e alçar a liderança isolada. Mas atenção! Nas últimas três partidas disputadas em casa, o Noia não perdeu nenhuma. Segurou o 0 a 0 contra o Cruzeiro e o São Paulo, venceu o São Luiz por 2 a 0. Além disso, olho no placar. O Novo Hamburgo tem histórico de ter sua defesa vazada. Porém, em três das quatro ocasiões em que um placar teve mais de três gols no total, ele estava jogando fora de casa. Ao mesmo tempo, o Xavante tem balançado pouco as redes ultimamente. Nos últimos 8 jogos, foram apenas 4 gols marcados e apenas 2 sofridos. Por isso, o palpite para o confronto vai no placar total. Palpite: Menos de 2,5 gols.

Mesmo após cinco empates consecutivos — quatro no Gauchão e um na Copa do Brasil — o Caxias é tido como leve favorito diante do mandante Avenida, que empatou em três dos últimos quatro jogos. Importante reparar que, apesar de contar com saldo de 14 gols na tabela, os últimos três jogos do Caxias tiveram pouca bola na rede. Foi 1 a 1 no Juventude e 0 a 0 contra o VEC e também contra o Brasil de Pelotas. O mesmo pode ser observado no lado do Avenida. Três jogos de poucos gols, com placar favorável de 1 a 0 ao enfrentar o Cruzeiro e 0 a 0 ao receber tanto o São José quanto o Veranópolis. Palpite: O palpite mais quente é para menos de 2,5 gols. Uma opção mais ousada é apostar na continuidade da sequência de empates de ambos os times.

 

Suspensões e estreias

Após empatar com o time resserva do Internacional em pleno Beira-Rio, o São Luiz chega como favorito para confronto em casa contra o Cruzeiro. O Estrelado foi derrotado pelo Juventude na última rodada e perdeu a vaga na zona de classificação. Porém, atenção à escalação. O São Luiz sofreu duas expulsões na última partida. Henrique e Tairone não jogam, já que estarão cumprindo suspensão. Por outro lado, mesmo com dois a menos, o time de Paulo Henrique Marques conseguiu manter a meta inviolada. Palpite: Menos de 2,5 gols.

E domingo teremos um jogo de estreias. No São Paulo, o técnico Ernesto Guedes fará seu debut como treinador da equipe ao receber o Veranópolis, que acaba de efetivar o então auxiliar Vosmir Fabian Sananduva. Apesar de jogar em casa, o São Paulo até agora só venceu na 1ª rodada e é tido como azarão para escapar da lanterna. Por sua vez, desde a 3ª rodada o VEC não sabe o que é derrota. Porém, ainda não conheceu nenhuma vitória ao jogar como visitante. Palpite: Empate.

 

Jogos da 10ª rodada do Campeonato Gaúcho 2018

Quinta-feira, 8 de fevereiro (jogo antecipado)
  • 20:00 – Internacional 4×0 São José
Sexta-feira, 2 de março
  • 21:30 – Novo Hamburgo x Brasil de Pelotas
Domingo, 4 de março
  • 17:00 – Juventude x Grêmio
  • 17:00 – Avenida x Caxias
  • 17:00 – São Luiz x Cruzeiro
  • 17:00 – São Paulo x Veranópolis

 

Classificação do Campeonato Gaúcho 2018

  1. Internacional, 17 [1 jogo a mais]
  2. Brasil de Pelotas, 17
  3. Caxias, 16
  4. São José, 14 [1 jogo a mais]
  5. Veranópolis, 12
  6. São Luiz, 10
  7. Avenida, 10
  8. Juventude, 9
  9. Cruzeiro, 8
  10. Grêmio, 7
  11. Novo Hamburgo, 6
  12. São Paulo, 5