Humor

Paixão Nacional: fantasia

Pode parecer maldade, mas o torcedor vascaíno pode muito bem estar passando por um momento de estranhamento a esta altura do Campeonato Brasileiro. Acostumado o ver o Vasco lutando contra as dívidas, a má-administração e a sombra do rebaixamento em anos alternados, o torcedor cruzmaltino deve achar esquisito ter a companhia de Botafogo e Corinthians em sua tradicional luta contra o Z-4. Conforme comentado aqui, no resumo da 30ª rodada,  apenas 5 pontos separam o Corinthians, 12º colocado com 36 pontos, do Ceará, 17º com 31 pontos e um jogo a menos. Entre os dois, temos o Botafogo, 13º com 35 pontos, e o Vasco, 14º com 34, empatado com o América-MG, 15º por conta dos critérios de desempate. Fechando o bloco, aparece o Vitória, 16º colocado com 33 pontos – 2 acima do Ceará

O lado bom para os três grandes é que há pelo menos mais dois times – além dos que já estão nas últimas posições – “piores” que eles na luta contra o rebaixamento. A má notícia é que todos os times entre a 12ª e a 20ª colocação atual do Brasileirão, já sofreram pelo menos um rebaixamento – exceto a Chapecoense que desde 2009 apenas subiu de divisão sem nunca cair.

Quem diria que o Brasileirão 2018 estaria, a 8 rodadas para o final, com tanta emoção nas duas pontas da tabela – e com tanto clube grande brigando para não cair…