Humor

Paixão Nacional: espetinhos

E foi que o Grêmio reencontrou-se na temporada. O início vacilante no Campeonato Gaúcho com o grupo de transição – período em que flertou com o rebaixamento no estadual – é coisa do passado. Campeão gaúcho, o Imortal esmagou o Cerro Porteño pela Libertadores no último dia 1º em Porto Alegre e, pegando gosto pelo número 5, aplicou um sapeca iá-iá em cima do Santos de Jair Ventura pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro (5 a 1).

Renato Gaúcho, técnico do tricolor, também deixou para trás seu lado mais “folclórico” e embora continue sendo um falastrão e mantenha o título de “senhor absoluto da entrevista coletiva”, evoluiu muito no conhecimento tático e na gestão de grupo. Seu Grêmio respeita sua autoridade dentro do vestiário e, disciplinado taticamente, joga o futebol mais “bonito” no Brasil atualmente – mais até do que o de elencos mais estrelados como o Palmeiras, por exemplo.

Pior para Jair Ventura que sofre para encontrar um time no Santos de cofres limpos e poucos reforços e pode pagar o pato pelas más-gestões do Peixe que lhe deixaram sem material humano capaz de lhe colocar em pé de igualdade com outros times. Talvez fosse melhor ter ficado no Botafogo…